sábado, março 31, 2018

Copa Ouro de Futsal Feminino: última rodada, hoje


Alunos oficiais da PM são flagrados dirigindo embriagados e portando armas ilegalmente

Alunos oficiais da PM são flagrados dirigindo embriagados e portando armas ilegalmente (Foto: Reprodução/Whatsapp)Os alunos oficiais João Erlon Asevedo Fonseca Junior e Wanderson Gomes Macedo foram apresentados na madrugada desta sexta (30) sob acusação do crime de porte ilegal de armas de fogo e por dirigirem embriagados.

Inicialmente a dupla foi abordada em Marituba por uma viatura da Polícia Militar, mas posteriormente eles foram conduzidos à Divisão de Crimes Funcionais (DECRIF), em Belém.

Segundo informações, uma ronda da PM de Marituba foi avisada de integrantes em um carro preto suspeitos de cometerem assaltos. Após reunir dados sustentáveis, a viatura chegou ao local determinado e constatou um veículo com as mesmas descrições em uma rua.

Os militares afirmam ainda que deram ordem para que os integrantes do carro parassem e se identificassem, mas que foi rejeitada, dando início a uma breve perseguição por, aproximadamente, dois quilômetros, até que o próprio condutor do carro decidiu parar.

Uma vistoria foi realizada no interior do veículo e os militares de Marituba encontraram uma pistola da marca Taurus PT57, com um carregador e seis munições intactas. Questionados sobre o dono da arma, João Erlon e Wanderson Gomes não se manifestaram. Os alunos da Academia Militar ficaram detidos tempo suficiente para pagarem uma fiança e serem liberados. (DOL)

Esposa de secretário de Parauapebas é morta ao sair da igreja

Esposa de secretário de Parauapebas é morta ao sair da igreja (Foto: Reprodução Facebook)
A empresária Cidicleia Carvalho Vieira França, de 42 anos de idade, esposa de Isaías da Pioneira, secretário de Desenvolvimento de Parauapebas, foi morta a tiros no início da madrugada deste sábado (31) quando saía da Igreja Assembléia de Deus Mãe, localizada na Avenida Amsterdã, bairro Altamira, em Parauapebas, sudeste paraense.

De acordo com informações de testemunhas, Cidicleia exercia o cargo de diaconisa e participava de uma vigília na igreja. Ao deixar o local, por volta das 00h20, atravessou a rua e entrou em seu carro, uma caminhonete Hilux branca.

Antes que Cidicleia saísse com o veículo, o executor abordou a vítima, abriu a porta do carro e atirou na cabeça da mulher.

De acordo com informações iniciais apuradas pela Polícia Civil, o assassino estava sentado em uma motocicleta de cor preta, que estava atrás da Hilux, e aguardava a vítima sair da igreja.

Cidicleia gerenciava uma autoescola na cidade. Ela era natural de Paraíso do Norte (GO) e deixou dois filhos, frutos do casamento com Isaías da Pioneira.

(DOL, Com informações do portal Parauapebas Hoje)

MBL ACUSA ALCKMIN DE TAMBÉM FRAUDAR FACEBOOK

REUTERS/Paulo Whitaker
Pilhado cometendo fraude, o MBL resolveu arrastar para a lama o
governador Geraldo Alckmin, aponta reportagem do DCM
Do DCM – Em seu Facebook, Pablo Ortellado, professor da USP e gerente do Monitor do debate político no meio digital, chamou atenção para uma acusação que o MBL fez a Geraldo Alckmin:

Está todo mundo curtindo o feriado, mas o jogo está sendo jogado a todo vapor. O MBL foi acusado pelo Globo de violar as políticas do Facebook, ao utilizar um aplicativo por meio do qual fazia postagens automáticas nos perfis de usuários.

Agora, com a possibilidade de ver sua página do Facebook derrubada (como já aconteceu com uma página irmã, do Ceticismo Político), o MBL dá um xeque, mostrando que Alckmin também usou do expediente irregular.

O movimento quer evidenciar assim que se quiser ser coerente, o Facebook terá que cancelar não apenas a página do MBL, como também a do Alckmin. Os desdobramentos políticos dessa crise começam a ficar grandes demais.

Facebook retira do ar páginas de apoiadores de Bolsonaro


Pelo menos duas páginas no Facebook de apoiadores do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) saíram do ar esta semana.

Uma delas, a “Jair Bolsonaro presidente 2018”, tinha 845.610 seguidores. A outra, “Jair Bolsonaro presidente 2.0”, contava com 71.445.

A Coluna acessou essas duas páginas na última segunda-feira. Nesta sexta, no entanto, a mensagem que aparece é “Esta Página não está disponível” e que “O link que você seguiu pode estar quebrado ou a página pode ter sido removida”. Segundo o professor Pablo Ortellado, da USP, “as páginas eram usadas para disseminar o ecossistema de sites de notícias ultra-engajadas do Bolsonaro, como AconteceuAi, HojeNoticias e PlantaoNews”.


Procurado, o Facebook não comentou o assunto. A assessoria de Bolsonaro também não se manifestou. (Isadora Peron)

Fonte: Estadão


sexta-feira, março 30, 2018

Última rodada

Neste sábado, 31, acontece a última rodada da fase de classificação, quando serão decididas as duas últimas vagas para a próxima fase, com três equipes disputando essas duas vagas.
A derrotada de ontem fez com que a Climafrio cedesse a vaga que ocupava para a C&C, pois, embora tenha chegado aos mesmos 7 pontos, passou a ter um melhor saldo de gols que lhe garantiu uma das quatro vagas.

A primeira partida é a chamada barbada, na qual a Climafrio não deve alimentar muitas esperanças, porque a Clínica Fisioforma, que já tem seis pontos, vai enfrentar o Atlético Nilton Júnio, que ainda não somou ponto algum.

A Climafrio aposta todas as suas fichas num jogo sem favoritos entre C&C x Madeireira Angelim. Esse último precisa confirmar sua classificação com uma vitória.


Uma rodada diferente na Copa Ouro Feminina, onde predominou o cansaço e Trovão e Climafrio

Duas equipes muito cansadas, uma no primeiro e outra no segundo jogo, foi o que se notou ontem à noite pela Copa Ouro de Futsal Feminino.

No primeiro jogo, o Trovão Azul administrou as ações contra o fraco Atlético Nilton Júnior, vencendo pelo magro placar de 5x2.

O cansaço por conta do jogo de terça-feira passada, na batalha contra a Climafrio fez a diferença. E como fez. Por isso, a equipe azulina jogou apenas o suficiente para vencer e confirmar o primeiro lugar na fase de classificação.

Cansaço foi o que marcou a apresentação da Climafrio contra a C&C.

Descansada, a equipe da C&C começou sufocando o time adversário, abrindo a contagem antes de 30 segundo de jogo, e dando-se ao luxo de perder um gol feito logo em seguida.

Com 2x1 na saída para o intervalo, a C&C deixou a quadra com o saldo de um volume de jogo maior, criando mais oportunidades, embora nos últimos dois minutos tenha levado um sufoco naquele que pareceu o canto do cisme.

Como terminou o primeiro tempo apertando o adversário, esperava-se que a Climafrio voltasse com a mesma disposição. Mas, aquela pressão foi mesmo o canto do cisne.

O segundo tempo, até mais do que o primeiro, foi de intenso domínio da C&C, que marcou mais três e sofreu um, terminando o placar em 5x2.

Assim como o Trovão Azul, o time do Climafrio sentiu o esforço excessivo de terça-feira. Suas jogadoras se esforçaram, mas, em dados momentos, arrastavam-se em quadra, visivelmente cansadas.

Todavia, isso não desmerece em nada a vitória da C&C, que estreou a técnica Karina, que mostrou serviço, colocando em quadra uma equipe muito bem montada, com um padrão de jogo bem definido e que jogou com personalidadee e para ganhar.

E a noite não esteve a favor para uma atleta: Luciana, da Climafrio.

Além de marcar um gol contra, ao tentar tirar uma bola, poucos minutos depois, sozinha, quando tentava pegar uma bola que tinha saído pela linha de fundo, torceu o pé direito, saindo de quadra carregada.

O placar dos dois jogos foi semelhante: 5x2.

Destaque-se a excelente arbitragem de Antônio Filho e Ezequiel Kultz, que tomaram conta do jogo desde os primeiros momentos, impedindo que descambasse para a violência. 

Os problemas do CAPS precisam ser resolvidos

A reportagem exibida pelo jornalismo da TV Tapajoara reacendeu a discussão sobre o atendimento de pacientes mentais pelo município, e vale lembrar à população, que esse serviço foi habilitado junto ao Ministério da Saúde no final da administração anterior, e como todos os programas de saúde pública, faltam recursos e sobram demandas.
Para se ter uma ideia, o município recebe algo em torno de trinta e três mil reais por mês, para atender quase mil e quinhentos pacientes que chegam de todos os municípios da região.
Esse é um fato, mas também é fato que mesmo com todas as dificuldades financeiras, a secretaria de saúde do município, apesar da burocracia, não pode atrasar a compra dos medicamentos.  
A interrupção desse tipo de tratamento significa expor a situações de constrangimentos, os pacientes, seus familiares e a própria sociedade, portanto.
Cuidar bem de pacientes mentais não é somente uma questão de saúde pública é, acima de tudo, uma ação humanitária e, por isso, merece a atenção de todos, principalmente das pessoas que trabalham com esses pacientes.
No CAPS, além da falta de medicamentos e profissionais especializados, há reclamações de maus tratos com os pacientes, o que é ainda mais grave e, mesmo considerando todas as dificuldades, a coordenação do programa tem a obrigação de evitar que isso aconteça.
As famílias dos pacientes também precisam cumprir o seu dever de acompanhar o tratamento de seus familiares, denunciando as possíveis irregulares que atentem contra a dignidade e o direito dessas pessoas que tem de serem reintegradas ao convívio familiar e social.
Jornalista Weliton Lima

Comentário do Focalizando, 29/03/18  

quarta-feira, março 28, 2018

Jogo bom entre Climafrio x Trovão, mas, arbitragem fraca

Juliana, sendo atendida

Climafrio e Trovão Azul não foi um jogo qualquer, nem apenas uma partida válida pela fase de classificação para a próxima fase, para a qual o Trovão já entrou classificado. Foi um jogo de encher os olhos e de prender a respiração.

O time da Climafrio fez sua melhor apresentação, ontem, mas, voltou a pecar, e muito, nas finalizações.

Dominou boa parte do primeiro tempo, marcou bem um time difícil de ser marcado e criou boas oportunidades, que esbarraram na falta de pontaria de suas jogadoras e no paredão chamado Laís.

Como diz a máxima que, quem não faz leva, a Climafrio sofreu dois gols, rapidamente, em dois contra-ataques do Trovão.

E foi a prata da casa que brilhou, pois, Iraiquele, com muito oportunismo, marcou os dois gols de sua equipe, sendo 2x0 o resultado da primeira etapa.

Mas, a Climafrio não desistiu, até que conseguiu seu primeiro gol, com Kitão, e quando o jogo estava prestes a terminar, veio o gol de empate, marcado por Sirley, depois de boa jogada de Kitão, dando um ar de mais justiça no marcador, de acordo com o que fizeram as duas equipes.

Foi um jogo muito pegado, desde que a bola rolou, e de algumas entradas até violentas. Mas, o lance mais grave não foi, sequer falta.

Juliana, do Trovão Azul, disputou uma jogada com a goleira Eliane, da Climafrio, havendo um choque entre as duas.

A atleta do Trovão ficou caída em quadra, sendo carregada para receber os primeiros atendimentos, que não foram suficientes.

O Corpo de Bombeiros foi chamado, e Juliana foi conduzida ao Hospital Municipal onde foi atendida.

Felizmente, nada de grave aconteceu com ela, que machucou o quadril, mas, foi liberada e está tratando o local machucado.

Um caso à parte é a arbitragem em geral nessa Copa Ouro Feminina.

No jogo de ontem os dois árbitros não tiveram pulso firme para discernir quando o jogo deixava de ser duro, na bola, para tornar-se violento.

Houve lances de pura violência, violência essa que prosperou pela omissão dos árbitros.

Já houve outros problemas anteriores, que levaram dirigentes das equipes a reclamar com a coordenação.

Muita gente foi ao ginásio, ontem, e aquele povo poderia ter assistido a um jogo melhor, se a arbitragem se impusesse desde o começo, pois, já nos primeiros lances aconteceram faltas que mereciam mais atenção dos árbitros.

Maria Pretinha assume pré-candidatura a deputada estadual

De um modo geral, os vereadores trataram a vereadora Maria Pretinha, na sessão de hoje, como futura deputada.

A reportagem do blog e do Jornal do Comércio conversou com ela sobre a veracidade de uma possível candidatura, e ela confirmou.

“Dentro do PSDB faltava apenas eu dizer que sim, porque há seis meses eu fui convidada. Eu estava conversando porque eu sou mais de fazer as coisas calada para depois falar, então, nessa vinda do deputado Celso Sabino eu dei a resposta positiva, depois de ouvir diversas pessoas e a família.

Respondi sim, porque vejo a necessidade de Itaituba ter mais de um deputado estadual, e por isso, vou concorrer.

A decisão eu tomei semana passada depois de receber o convite pela terceira eleição seguida.

Sei que, sendo uma eleição estadual, todos os candidatos do Estado poderão vir a Itaituba pedir votos, e eu vou ter que visitar outros municípios para buscar votos, dentro de uma campanha com planejamento”, afirmou a nova pré-candidata.

Problemas do CAPS ecoam na Câmara

Quase todas as falas da sessão da Câmara Municipal, hoje, foram sobre os problemas envolvendo o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, sobretudo no que concerne à falta de um médico psiquiatra, que há dois meses não é disponibilizado para os pacientes que precisam desse tipo de atendimento especializado.

Por 10 minutos, o vice-presidente da Associação dos Pacientes do CAPS, senhor Herlon e a senhora Lucila Gauer usaram a tribuna, quando expuseram a gravidade do problema.

Eles afirmaram que há medicamentos que estão em falta há oito meses e reclamaram da falta de um psiquiatra para atender quem precisa.

 A senhora Lucila disse que gostaria que o secretário de saúde prestasse contas da verba mensal que é recebida para esse fim.

O primeiro vereador a abordar o assunto foi Júnior Pires, do PSC, que disse reconhecer as dificuldades do governo do município, mas, que é preciso encontrar um caminho para resolver e dar uma resposta para as centenas de pessoas que dependem desse tipo de atendimento.

Seguiram pela mesma linha, Diego Mota (Podemos) e Maria Pretinha (PSDB), que concordaram que o governo deve se empenhar para dar uma solução.

A líder do governo, vereadora Antônia (SD), ratificou as falas de seus colegas, mas, informou que mantivera contato com o secretário de Saúde, Iamax Prado, o qual informou que havia chegado um pouco de material para o CAPS, e que a partir de abril já está acertada a vinda do psiquiatra Heitor Caldas.

Secretário de Saúde diz que tem se empenhado para resolver os problemas do CAPS


Resultado de imagem para foto do secretário Iamax PradoA reportagem do blog do Jota Parente entrou em contato com o secretário de Saúde, Iamax Prado, que informou que está fazendo o que pode para que o CAPS possa prestar o melhor serviço possível a quem precisa.

Existem alguns problemas que dificultam as coisas. Um deles é a dificuldade para contratar um psiquiatra, o que, finalmente, está sendo revolvido.

O médico anterior foi motivo de muitas reclamações dos pacientes, que pediram sua substituição por não gostaram do seu modo de atendê-los.

Outra questão grave é o montante de recursos repassados pelo governo federal para a manutenção de todos os serviços, pois são mandados pouco mais de R$ 35 mil.

O CAPS tem uma despesa de pessoal de R$ 18 mil, somente profissionais qualificados, fora o pessoal de apoio. Fora isso, paga R$ 3 mil de aluguel do prédio onde funciona, e ainda tem a medicação que tem que ser comprada, disse o secretário.

Para manter o CAPS funcionando, a contrapartida do município maior do que o que o governo federal repassa para esse fim.

Os vereadores foram até o CAPS depois da sessão, e logo depois se encaminharam para a secretária de Saúde onde reuniram com o secretário.

Trata-se de um problema sério, que a administração municipal precisa encontrar um meio de resolver.

Aprovação de reajuste só para a educação não está fácil

Não está fácil para o Executivo conseguir aprovar o projeto de lei que trata do reajuste salarial somente para a educação. É o motivo não é nenhuma querela dos vereadores com o prefeito, mas, o questionamento sobre a legalidade do projeto.

de lei.

O vereador Davi Salomão, que é advogado, falou ontem na sessão sobre o assunto.

Ele disse que há conflitos no texto, que numa parte fala em reajuste geral e noutra específica que é somente para a educação.

Ele também citou que o PCCR estabelece claramente que o princípio da isonomia entre todos os setores deve ser observado.

Peninha também falou sobre a matéria, ratificando o que disse seu colega Davi Salomão.

A preocupação dos vereadores é não aprovar uma lei que depois tenham que voltar atrás.

Vale ressaltar que essa preocupação é pertinente.

Também foi ressaltado o fato de a filha de pagamento da prefeitura estar em 63,27 por cento, ultrapassando em 9,27 o teto da Lei.de Responsabilidade Fiscal. Qualquer reajuste salarial vai piorar isso é complicará a vida do prefeito Valmir Clímaco.

segunda-feira, março 26, 2018

As desventuras de Jatene, entre a cruz e a espada

Resultado de imagem para fotos de simão jatene+Jatene recebe retaliações de aliados
BACANA NEWS

Na semana que passou Jatene sofreu duas derrotas no campo político.

Primeiro o anúncio de Zequinha Marinho vice governador, que disse não sair do cargo.
Jatene tentou muito mudar isso, vários interlocutores, inclusive a filha Izabela, foram até Marinho tentar convencê-lo para sair do cargo junto com Jatene, para Marcio Miranda assumir o governo.

Ocorre que Jatene passou 3 anos e alguns meses tratando Zequinha como um aliado de segunda ordem, tirou dele cargos no governo, não deu lá muita bola para o homem.

Com o anúncio de Zequinha, ou Jatene fica no governo, e não poderá ser candidato a nada, ou sai e vê o vice assumir o governo e ser candidato a governador.

Já Zequinha tem uma vantagem, como não é titular do cargo, poderá ser candidato ao que quiser, desde que não assuma o governo esse ano.

Zequinha quis a vaga única do grupo de Jatene ao Senado, mas isso lhe foi negado.

O outro problema político foi veio de Pioneiro.

O prefeito de Ananindeua resolveu lançar seu secretário coronel Osmar ao Senado, em uma clara retaliação à Jatene e sua possível candidatura ao Senado.

O que Pioneiro quer é mostrar seu tamanho e avisar a Simão que ali em Ananindeua ele que não conte com sua ajuda para se eleger senador, se assim desejar.

E verdade seja dita, Pioneiro trabalhou muito pela reeleição de Jatene, mas chegou à conclusão que o governador anda pensando muito em si e pouco nos aliados.

Jatene pode ficar no governo, com isso fica sem foro privilegiado e entra no ostracismo político pelos próximos anos.

As únicas vantagens seriam poder ajudar Marcio na eleição – mas a fama de Jatene não é muito essa de olhar mais para os aliados do que para seus próprios interesses, lembremos da candidatura derrotada de Almir.

A segunda vantagem seria os processos dele que estão na agulha para serem analisados em Brasília voltarem para a primeira instância, onde teoricamente ele teria vantagens.

O que fará Jatene? Todos os movimentos políticos dependem disso, do anúncio que pode ser feito até meia noite do próximo dia seis.

Enquanto isso, assessores garantem, o careca como é chamado em particular e ocultamente pelos aliados, anda em um mal humor daqueles.

Publicação de Edital


PRF do Pará apreende drogas, carvão ilegal e recupera carro

 Durante fiscalização no KM 19 da BR 010, município de Dom Eliseu, noite de domingo (25), a Policia Rodoviária Federal no Pará prendeu em flagrante, um caminhoneiro que transportava drogas e apreendeu um caminhão repleto de carvão ilegal. Já em trabalho no km 630, da BR-230, no município de Altamira, outra equipe recuperou um carro roubado, com placa fria e documentos falsos.

Os flagrantes de Dom Eliseu foram ambos por volta das 21h, quando policiais faziam a fiscalização na via. Um caminhão vermelho foi abordado e na revista da cabine, foram encontrados 15 comprimidos de tipo Nobésio Extra forte, uma droga popularmente conhecida como "rebite", uma anfetamina estimulante que funciona como inibidor de sono e fome.  As drogas, segundo o motorista, teria sido adquirida de uma pessoa desconhecida na cidade de Filadélfia, na Bahia. Nas verificações o motorista afirmou que não havia feito consumo da droga nas últimas horas. O condutor foi enquadrado na Lei de Drogas, consumo e porte.

Já o segundo caso no mesmo posto de fiscalização, foi a localização de carga ilegal de carvão.  Embaixo de uma lona, distribuída ao longo do piso do semi-reboque, impossível de ser percebido apenas por visualização externa, os policiais localizaram 42 sacas do produto. o motorista explicou que o carvão seria uma encomenda de um vizinho no município de Imperatriz, no Maranhão, que teria uma pizzaria. O transporte de Carvão vegetal sem qualquer documentação  incorre no crime ambiental. O veículo e carga estão retidos no posto de Dom Eliseu, à disposição da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do município.

No município de Altamira, por volta das 23h, região da transamazônica, a PRF localizou uma caminhonete, marca  Mitsubishi L200. Ao desconfiar da velocidade em que o carro trafegava na via, policiais abordaram o veículo. Durante a fiscalização o condutor apresentou um documento (CRV) falso, cuja placa, NNW-7514, não possuía registro nos sistemas, se tratando de placa fria. Após verificação foi confirmado que o carro era roubado e que na verdade tem placa OJV-1956 de Mossoró-RN. O condutor e sua esposa informaram que adquiriram o veículo em janeiro de 2018, pelo valor de 72 mil reais e não desconfiaram da origem ilícita do veículo. Eles foram enquadrados em uso de documento falso, receptação. Veículo e autor foram apresentado à Polícia Federal.

Fonte: Portal ORM

Coordenadoria de Tributos: comunicado


Publicação de Edital


Classificação da Copa Ouro Feminina de Futsal


Trovão x Climafrio, amanhã



Folha de pagamento do município está em 62%, 8% acima do teto da LRF


Resultado de imagem para Fotos em vetor da lei de responsabilidade fiscal            Dentre os problemas urgentes que o prefeito Valmir Clímaco tem para enfrentar neste começo de ano, está o montante da folha de pagamentos da prefeitura de Itaituba.
            No momento a folha está acima do teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal ou Lei Complementar nº 101, foi criada no início dos anos 2000.
            O teto é 54%, mas, atualmente a folha de pagamento chega aos 62%.
            Semana passada, em uma das sessões da Câmara, o vereador Davi Salomão, usando a tribuna, chamou atenção para o problema.
            Em conversa com o prefeito Valmir Clímaco, o vereador Peninha, do PMDB, mesmo partido do gesto municipal, disse a ele que é importante que veja essa situação, que tende a piorar, aumentando o percentual, com reajustes que estão sendo negociados com os sindicatos, por enquanto só concedida para o setor da educação.
            Valmir precisa se preocupar com isso, porque as punições são severas.
            Ultrapassar o limite de Despesa Total com Pessoal em cada período de apuração (LRF, art 19 e 20).
Cassação do mandato (Decreto-Lei nº 201, art. 4º, inciso VII).

Fisioforma vence Climafrio e entra na briga por uma vaga

O público regular que foi ao ginásio na noite de sábado, teve oportunidade de presenciar uma rodada movimentada pela Copa Ouro de Feminina Futsal.

No primeiro jogo registrou-se a maior goleada da atual competição, quando a Madeireira Angelim venceu o Atlético Nilton Júnior por 9x0, saindo de um saldo de gols negativo, para positivo, além de encaminhar sua classificação para a próxima fase, dependendo apenas de si.

Já no jogo de fundo, o clássico entre Clínica Fisioforma e Climafrio/Sport Life, deu Fisioforma que venceu pelo placar de 3x1.

No primeiro tempo a Fisioforma dominou amplamente o jogo, fazendo 3x0 com facilidade, podendo até ser até por mais. Porém, o segundo tempo foi da Climafrio, que jogou o tempo quase todo na quadra da equipe adversária, mas, a bola não queria entrar.

Foram três bolas na trave, fora as boas defesas da excelente goleira Polly, da Fisioforma.

No final, vitória da Fisioforma por 3x1, ficando as duas equipes empatadas com seis pontos ganhos.

Amanhã acontecerá o grande clássico entre Trovão Azul, já classificado, contra a Climafrio, que precisa vencer para não precisar ficar fazendo contas, pois está empatada com seis pontos, com Madeireira Angelim e Clínica Fisioforma, sendo essas três equipes ameaçadas pela C&C, que tem quatro pontos ganhos, e se vencer seu último jogo contra a Madeireira Angelim, chegará a sete pontos.

Se isso acontecer, um dos três ficará de folga do próximo jogo.

Publique o seu edital aqui


sábado, março 24, 2018

Telespectadores querem a volta da TV Cultura

Resultado de imagem para logo do tv cultura, do ParáPrincipalmente os amantes do futebol que acompanham o campeonato paraense reclamam porque a TV Cultura está fora do ar.

É que a emissora estatal transmite os jogos, incluindo os do São Raimundo, que tem muitos torcedores em Itaituba.

Fora do ar há alguns dias, a TV Cultura só tem o transmissor as antenas, sediados nas dependências do quartel da Polícia militar. Não nenhum representante aqui.

Alguns torcedores ligaram para o blog pedindo que fosse repassada essa informação, para ver se alguém com trânsito no governo do estado aciona a direção da emissora, na capital.

Com a palavra, o deputado estadual Hilton Aguiar, da base do governador Simão Jatene, que pode acionar seus contatos em Belém.

sexta-feira, março 23, 2018

Tony Fábio, ex-prefeito de Novo Progresso foi prese em Moraes Almeida

tonyApós mais de três anos foragido, foi preso pela Polícia Militar de Moraes Almeida , o ex-prefeito de Novo Progresso “Tony Fabio Gonçalves Rodrigues”, que é acusado de ter atentado contra Juiz e Promotor  e atear fogo no prédio do forún. após perder eleição em 2008 , ele foi encaminhado nesta sexta-feira (14) à Penitenciária Regional de Itaituba.
Tony foi prefeito de Novo Progresso em 2005/2008.
Ainda conforme a policia, houve uma denuncia anônima do paradeiro do ex-prefeito, ele foi condenado em ultima instância, em regime semi aberto com pena de 5 anos, o político foi encontrado sozinho em uma casa simples, praticamente sem móveis. “Ele não deu motivo algum para estar lá”, não resistiu.
Fonte; Folha do Progresso

DNIT garante ao vereador Peninha, que pontos de concreto vão ser construídas

Peninha, Flexa Ribeiro e Walter Casimiro
Cansado de esperar a construção das pontes em concreto do Km 17 e Km 25, da rodovia Transamazônica, entre Miritituba e Campo Verde, o vereador Peninha esteve no DNIT em Brasília, acompanhado do Senador do Pará, Flexa Ribeiro.

Flexa Ribeiro e Peninha foram recebidos pelo Diretor Geral do DNIT, Dr. Valter Casemiro.

O Senador, de posse de fotografias das pontes, levadas pelo vereador, mostrou ao diretor do DNIT a situação das mesmas e o perigo para quem passa sobre elas.

Lembrou o vereador Peninha, que muitos acidentes já ocorreram nessas pontes, inclusive com vítimas fatais. Ele perguntou ao diretor do DNIT, até quando vai ter que morrer gente para que sejam construídas pontes de concretos.

Após a cobrança feita pelo Senador Flexa Ribeiro e pelo Vereador Peninha, o diretor do DNIT, Walter Casemiro, anunciou o início da construção das pontes.

O chefe do DNIT no Brasil disse que as obras estão atrasadas por causa da disputa entre empresas que participaram da licitação, mas que, agora já está contratada e dada a ordem de serviço para que a empresa VEREDA  ENGENHARIA LTDA começasse as obras.
 
Walter afirmou que os recursos na ordem de R$ 12.625.997,68 já estão alocados. Serão construídas as pontes em concreto sobre os igarapés Preto, Bueiro, Itapacurazinho, Samurai, Açuí e Araguari. Todas estas pontes ficam localizadas na BR-163, Cuiabá-Santarém.

Por outro lado, no sábado, após a audiência em Brasília, o vereador Peninha retornou a Itaituba, via Santarém. De Santarém, o edil veio de carro para Itaituba e ao passar sobre a ponte do km 17, encontrou uma equipe da empresa VEREDA começando os trabalhos de construção da mesma.

“Espero, que a obra seja concluída rapidamente e que seja de boa qualidade. Vou fiscalizar. Qualquer irregularidade, vou denunciar ao Tribunal de Contas da União”, disse Peninha.

Valmir teve Céu de brigadeiro em 2017, mas, 2018 começou com tempo ruim


A tranquilidade que o prefeito Valmir Climaco teve ano passado, embalada por uma ampla aprovação popular da sua administração, parecia que iria se repetir em 2018, mas, algumas decisões intempestivas adotadas pelo gestor municipal começaram a criar dificuldades administrativas para o seu governo. Uma dessas decisões é o reajuste salarial concedido somente aos professores.

Por conta dessa decisão, os trabalhadores da saúde e da administração direta cobram o princípio da isonomia salarial e ameaçam ir à justiça para garantir o mesmo percentual de reajuste. Só que o prefeito já afirmou algumas que não há margem no orçamento para um reajuste linear, e o caso deve caminhar para uma judicialização.

Caso isso aconteça, o prefeito vai ter que encontrar uma saída para essa sinuca de bico que ele mesmo criou.

Outra notícia ruim para o gestor municipal veio do Tribunal Regional Federal de Brasília, pelo qual Valmir foi condenado a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto.

Essa condenação veio em decorrência das atividades privadas, mas, causará implicações diretas na sua vida pública.

As consequências da decisão do Tribunal Regional Federal de Brasília só serão conhecidas com a publicação do acórdão, e a defesa do prefeito certamente irá usar todos os recursos disponíveis para evitar que a decisão seja cumprida.

Uma coisa é certa, essa condenação, somado ao imbróglio do reajuste salarial do funcionalismo municipal gera um enorme o desgaste político para o prefeito, e 2018 é um ano eleitoral.

Jornalista Weliton Lima
Comentário do Focalizando, 22.03.2018

Justiça aceita denúncia do MPF contra ex-diretores de mineradora no Pará

A Justiça Federal aceitou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e abriu processo penal contra dois ex-diretores da empresa Mineração Rio do Norte (MRN), a maior produtora brasileira de bauxita, matéria-prima do alumínio.

A mineradora, o ex-diretor presidente Júlio César Ribeiro Sanna e o ex-diretor de administração e finanças José Adécio Marinho são acusados de não tomarem providências para evitar contaminação provocada por postos de combustíveis da empresa no Pará. O crime pode acarretar até cinco anos de prisão.

A denúncia foi recebida após o MPF ter entrado com recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília (DF), contra decisão da Justiça Federal em Santarém (PA). O MPF foi comunicado sobre a decisão do TRF-1 no último dia 15.

Os postos de abastecimento citados na denúncia estão instalados em áreas de exploração da empresa no interior da floresta nacional Saracá-Taquera, no noroeste paraense.

Ilegalidades – Segundo fiscalizações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) realizadas em 2006 nos postos das minas denominadas Saracá, Almeidas e Aviso, a MRN não atendeu uma série de medidas de precaução exigidas pelo órgão ambiental.

No posto da mina Saracá, por exemplo, foi identificado que o subsolo e a água subterrânea estavam permanentemente expostos ao risco de contaminação, e a presença de produtos impregnados no solo foi considerada forte indício de vazamentos anteriores e em curso.

O posto não tinha pavimentação, o piso da área de transferência de combustível estava danificado, não havia pista de abastecimento ou canaleta de direcionamento de resíduos à caixa separadora de água e óleo.

A cobertura da pista de abastecimento fora dos padrões normativos e a drenagem proveniente da pista de abastecimento estava disposta de forma incorreta, além da existência de indícios de vazamento na válvula dos tanques de armazenamento de combustível.

Recurso – Após o término das investigações, em 2013, o MPF ajuizou denúncia contra a empresa e os ex-diretores. A Justiça Federal em Santarém abriu processo apenas contra a empresa, o que levou o MPF a recorrer ao TRF-1 em 2016.

“Indaga-se: quem, no caso concreto, tinha a obrigação jurídica pertinente a medidas de precaução, prevenção, de dano potencialmente lesivo ao meio ambiente? A pessoa jurídica, que não se movimenta por si, ou quem detém o poder sobre a mesma e, dentro desse contexto, a responsabilidade pelas obrigações legais?”, questionou a procuradora da República Fabiana Schneider.

“Nessa linha de raciocínio, não se pode afirmar que, no caso concreto, não há nexo de causalidade avistado da negligência com o trato do meio ambiente, sendo suficiente, para tanto, os elementos até então levantados na apuração para a persecução penal. Detalhamentos, pormenores, em casos de crimes societários, não podem conduzir à inépcia da denúncia, sobretudo quando o Estatuto prevê administradores, sobre quem, logicamente, recai a responsabilidade tanto civil e penal em caso de atividade sobre controle dos mesmos, notadamente quando emerge de obrigação decorrente de lei”, complementou a representante do MPF.

A desembargadora federal Mônica Sifuentes, relatora do processo no TRF-1, registrou em seu voto que “a jurisprudência dos nossos tribunais têm se posicionado no sentido de que nos crimes societários não há necessidade de se descrever, de forma pormenorizada, as condutas que são imputados aos sócios ou administradores da pessoa jurídica envolvida nos fatos delituosos, sendo suficiente a presença de indícios da materialidade e a demonstração do vínculo dos denunciados com a administração da empresa.”
Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação

Publicação de Edital


Pantera Negra: O herói de Santarém

Pantera Negra: O herói de Santarém (Foto: Raphael Graim/Remo) A sina negativa do Clube do Remo, em Santarém, ganhou novo capítulo. Em noite apática, o São Raimundo, com um jogador a menos durante mais de um tempo, acabou com a invencibilidade azulina de quatro jogos ao triunfar, por 1 a 0, o primeiro jogo entre as agremiações pela semifinal do Campeonato Paraense, no estádio Barbalhão. 

O time chegou a marca de 11 jogos sem triunfar no local, em oito anos. O Pantera, além de ter encerrado o jejum de vitórias contra os azulinos, que perdurava desde 2011, garantiu a vantagem do empate para o jogo da volta, no domingo (25), para se classificar às finais do certame. Já o Remo precisa vencer por dois gols de diferença. Vitória azulina por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

O jogo truncado imperou no gramado. Somente aos 12 minutos ocorreu a primeira jogada de perigo. Após toque em profundidade de Elielton, Felipe Marques cara a cara com Jader errou o pé, desperdiçando chance para o Leão. Em cruzamento de Esquerdinha, depois de boa escorada de Isac, Felipe Marques, novamente perdeu oportunidade de abrir o placar, isolando a bola.
Embora em seus domínios, o Pantera se mantinha acuado, e explorava o erro azulino para partir para cima. E, depois de bola alçada, em rebote de Chocolate defendido por Vinícius, Jeferson Monte Alegre foi derrubado por Levy na pequena área, sofrendo pênalti. O próprio centroavante foi para a cobrança e, mesmo acertando o canto, o arqueiro azulino não conseguiu evitar o gol dos donos da casa, aos 23 minutos. A partir daí, o São Raimundo controlou o jogo. O domínio do time santareno, contudo, não durou muito. 
EXPULSÃO
O meio-campista Kleyton, em trombada com Esquerdinha, foi infantil após chutar bola no adversário, tomando cartão vermelho direto, aos 42. Com um a mais em campo, o Remo correu atrás do prejuízo.
Todavia, os azulinos não exibiram tranquilidade e organização dos jogos passados, para contornar a situação. 
Givanildo Oliveira ainda mudou o esquema tático de três atacantes, para o 4-4-2, na tentativa de buscar ao menos o empate, porém, sem proveito. Administrando o resultado, o são Raimundo apenas gastou o tempo para sair vitorioso nos 90 minutos iniciais do duelo
(Matheus Miranda/Diário do Pará)

Publicação de Edital


quinta-feira, março 22, 2018

Irmã de Jair Pontes morre poucas horas depois do enterro do irmão

Concy Pontes, irmã de empresário Jair Pontes, que morreu na noite da última terça-feira (20), foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (22) em sua residência localizada no bairro Perpétuo Socorro, suspeita inicial de que a causa também seja infarto.

A informação foi confirmada ao Giro por pessoas próximas a família neste exato momento. Concy estava muito abalada devido a morte do irmão.

quarta-feira, março 21, 2018

Material que teria sido furtado da UPA foi encontrado no banheiro da unidade

Sobre a informação de furto na UPA, de onde teriam sido levados 16 extintores, 3 mangueiras de incêndio,
11 torneiras, 3 fechaduras e 80 metros de mangueira de jardim, fomos informados, agora há pouco, pelo secretário de saúde Iamax Prado, que todo o material foi encontrado no Interior de um dos banheiros da unidade. Segundo Iamax, não houve furto.

Ele acredita que o vigilante da unidade tenha guardado esses equipamentos, exatamente para evitar uma eventual ação de bandidos.

Mauro Torres

Prefeito define 3 por cento de reajuste para a educação, mesmo sem votação na Câmara

Ana Maria dos Santos Pedroso, do Sinsaúde, esteve no setor de recursos humanos da prefeitura para ter informações sobre a folha de pagamento.

Foi informada que a folha está sendo fechada já com 3 por cento de aumento para a educação e nenhum centavo para as demais secretarias.

Ela disse que o prefeito foi informado que isso está errado, mas, mandou fazer assim mesmo.

Agora há pouco alguns vereadores falaram que tem algo muito errado, pois essa matéria não passou pela Câmara. Ou seja, o carro na frente dos bois.

Sem coração pela Câmara, não existe senti legal.

Antônia diz, que até hoje a empresa não entregou a obra do posto

Vereadora líder do governo Antônia Borroló fala para as pessoas do bairro da Paz, que até hoje a empresa responsável pela obra do posto de saúde do bairro não entregou a obra.

Pediu que apelem ao Ministério Público, pois já foram feitas três convocações pelo Conselho Municipal de Saúde para dar explicações, as quais não atendeu.

Trata-se de uma empresa de Itaituba.

Vereador Nem reclama da falta de emendas parlamentares para Miritituba

Vereador Nem, de Miritituba reclama do esquecimento de sei distrito por deputados federais.

Diz ele que sai emenda para Itaituba alocada por deputados que tiveram voto lá, como Chapadinha e José Priante, que não lembram de Miritituba.

O vereador Nem afirma que na eleição deste ano só vai levar o nome de quem não esqueceu desse distrito, que tem muito voto.

Materiais roubados da UPA

Esse foi o material levado por ladrões na madrugada de hoje.

Furto na UPA
16 extintores = 8 mil
3 mangueiras de incêndio
11 torneiras = 880 reais
3 fechaduras = 150 reais
80 metros de mangueira de jardim = 320 reais

Reajuste terá que ser votado na Câmara

Depois da fala da representante do Sinsaúde, o vereador Peninha usa a tribuna.

Ele disse que o prefeito deve estar equivocado, pois se der aumento a uma secretaria, terá que dar para todas, obedecendo ao princípio da isonomia.

Qualquer que seja a decisão de reajuste, terá que passará pela Câmara, que terá que votar, disse Peninha.

Wesley Tomaz, da Comissão de Finanças, disse que o que chegar à Casa de Leis será analisado é que a lei será respeitada.

UPA é vítima de ladrões

Informações chegadas à nossa reportagem dão conta de que ladrões entraram na UPA.

Os bandidos levaram os extintores de incêndio.

Recentemente tentaram levar uma central de ar, que só não foi levada por ser pesada, o que impediu de embarcar.

Mortes sucessivas por infarto

De ontem à noite até a manhã de hoje, duas mortes de pessoas muito conhecidas por infarto. Jair Pontes e Chico Bandeira.

É o terceiro caso em nove dias, incluindo Cláudio Moura.

Trovão Azul venceu fácil

O Trovão Azul não encontrou muita resistência dificuldades para derrotar o time da Madeireira Angelim e conseguiu sua segunda vitória em dois jogos, na noite de ontem, quando aconteceu a quarta rodada da Copa Ouro de Futsal Feminino.

5x0 foi o placar do jogo, que foi muito bom no primeiro tempo, mas, que caiu muito na etapa final.

Apesar de o Trovão Azul ter feito 3x0 na primeira fase, o time da Madeireira teve bons momentos, criando boas oportunidades para marcar, que não foram aproveitadas.

Na fase final, a equipe azulina administrou o placar, enquanto a Madeireira Angelim não se encontrou em quadra em momento algum.

O placar poderia ter sido até mais elástico, se o Trovão pressionasse mais.

Agora, a Madeireira Angelim

Sanches Tripoloni é a única responsável pelas péssimas condições do trecho da estrada entre Campo Verde e Rurópolis


 O vereador Peninha usou a Tribuna da Câmara na sessão de ontem, terça-feira, para acusar a empresa SANCHES TRIPOLONI de ser a responsável pelas precárias condições de alguns trechos da Rodovia 163 (Cuiabá-Santarém), no trecho Campo Verde- Rurópolis.
O edil, que teve a oportunidade de percorrer esse trecho, semana passada, disse que a empresa, com o objetivo de receber pagamento do serviço prestado ao DNIT, resolveu mexer em toda a extensão desse trecho, que tem uma extensão de 112 quilômetros, sem ter equipamentos suficiente para fazer o trabalho.
Com a chegada do inverno, como a empresa não teve condições de efetuar o serviço, sendo obrigada a fazer vários desvios, desvios esses, que quando chove ficam um verdadeiro sabão, pois nenhum carro sobe e nem desce, a não ser com a ajuda de maquinas pesadas, como pôde ver in loco.
Dezenas de carretas precisaram ser puxadas pelas máquinas da empresa Sanches Tripoloni. Com isso, formam-se enormes filas, principalmente de carretas, que são as mais prejudicadas, e quando elas não passam, atravessam as carretas para que ninguém passe, destacou Peninha.
O vereador não poupou críticas ao DNIT, órgão que fiscaliza o serviço, pois deveria ter advertido a empresa, para que não mexesse em todo este trecho.
Lembrou Peninha que o contrato da empresa nº 00035/2013 é  no valor de R$ 229.388.427,00, já tendo aditivo, porém, se passaram 5 anos e a empresa ainda não concluiu o serviço. O pior, afirmou o parlamentar, mexeu tanto neste trecho, que fica intrafegável quando chove.
O vereador itaitubense também criticou o 8º BEC. Disse que é uma vergonha o governo ainda contratar o BEC para fazer asfaltamento dessa estrada. Lembrou Peninha que há quase 40 anos o 8º BEC está asfaltando a Santarém-Cuiabá, trecho Santarém-Rurópolis, com uma extensão e cerca de 223 Km e até hoje não concluiu. E olha, que já foram gastos milhões e milhões de reais
Peninha lembrou que esta semana quando viajava por esta estrada também enfrentou os problemas desta rodovia por causa dos serviços “porco”, como classificou. Disse que 20 quilômetros chegando a Rurópolis, sentido Santarém-Rurópolis, tem em torno de 200 metros, isto mesmo, 200 metros que até hoje não foram asfaltados e o BEC não faz nada.
“Ali passamos mais de 2 horas para puxar uma carreta que não subia por causa do trecho liso. Bastava que fosse feito terraplenagem. O pior é que este problema já vem ocorrendo há meses e parece que o BEC não vê, apesar dos seus veículos passarem ali”, acrescentou.
O vereador também criticou o 9º BEC, pelo péssimo asfalto que fez na Rodovia Cuiabá-Santarém BR 163 ou BR 230-Transamazonica, trecho Campo Verde Miritituba.
“O 9º BEC recebeu mais de R$ 41.000.000,00 para asfaltar este trecho e será que é preciso dizer como está? Crateras, buracos, desvios. É uma vergonha e fica por isso mesmo. Ate quando vamos aceitar isto”, questionou o vereador.
“Estou fazendo um documentário para enviar ao DNIT pedindo providencias e ao TCU-Tribunal de Contas da União para fiscalizar com mais rigor esses contratos e exigir que as empresas e o próprio Exército faça um serviço de qualidade, pois estão sendo pagos, e bem pagos pelo Governo e temos que fiscalizar porque é nosso dinheiro, somos nós que pagamos e ainda temos que ser humilhados nesta estrada”, concluiu.