terça-feira, novembro 30, 2021

Derrama de títulos honoríficos no final do ano. Tem título pra todo mundo

Teve de tudo. Vereador fazendo esforço para apoiar honraria para seu pai, vereador homenageando vereador e vereador que homenageia investigado.

Sabe o ‘Samba do Crioulo Doido’, ou o ‘Festival de Besteiras que Assola o País’, de Stanislau Ponte Preta’? Pois é, foi mais ou menos isso o que aconteceu.

A discussão começou com o vereador Ronny Freitas pedindo para o secretário ler suas ponderações justificando seu pedido de concessão de Título de Cidadão Itaitubense para seu pai.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, que é presidida pelo vereador João de Barros, que é advogado, e tem o vereador Peninha como relator, deu parecer contrário. Peninha, que não é bobo nem nada, e entende que isso é irregular, não apresentou parecer algum.

A assessoria jurídica da Câmara foi consultada, e ratificou a posição contrária da comissão.

João de Barros explicou as razões de ter assinado o parecer contra, afirmando que estava apenas cumprindo o regimento interno da casa, mas, outros já havia manifestado que, se o presidente colocasse em votação, votariam a favor.

O certo, mesmo, seria o presidente Dirceu Biolchi tomar a decisão de não colocar a matéria em votação, mesmo que pedisse que ela fosse novamente analisada, pois tem poder de sobra para isso. Todavia, conforme já ocorreu em situações semelhantes, jogou a decisão para o plenário, que aprovou a concessão do título.

Na hora da votação, o vereador Conrado e a vereadora Antônia Borroló votaram contra.

Como o vereador Wescley Tomaz havia apresentado uma proposição de título de Cidadão Itaitubense para o vereador Felipe Marques, disse que votaria a favor do pedido de Ronny, mas, que ressuscitaria sua proposta de homenagem ao colega. E assim foi feito.

João de Barros havia apresentado, anteriormente, uma proposta de concessão de título idêntico para seu pai, Janjão, tendo retirado a mesma quando entendeu que não poderia fazer a homenagem, mas, na hora da votação não se levantou para se manifestar claramente contra, o que configurou como voto a favor. Talvez, um pequeno descuido, pois sua posição contra ficou mais do que entendida.

Uma proposta de título que passou sem nenhuma discussão foi apresentada pelo vereador Felipe Marques.

Trata-se de um título para o senhor Antônio Araújo, presidente da COOPOURO, cujo nome está incluído entre os investigados na operação ‘Narcos Gold’.

Todo cidadão é inocente perante a lei, até prova em contrário, mas, a Câmara já deveria estar ressabiada por episódios anteriores, como o título concedido a Albenor Moura, falecido, contra o qual havia diversas acusações.

Mais tarde o legislativo municipal se viu na obrigação de cancelar a concessão de referido título, para tentar limpar sua barra. 

Ficou feio.

Wescley assume como novo líder do governo, acena com a bandeira da paz, mas, na sua fala, a recaída de Conrado

O ofício foi lido hoje, confirmando a troca de liderança do governo do município na Câmara Municipal. Saiu Peninha e entrou Wescley Tomaz, que discursou pela primeira vez na nova função.

Em tom apaziguador, Wescley começou pedindo que chamassem o vereador Conrado, pois tinha algumas coisas para falar, mas, gostaria que ele estivesse presente. Assim foi feito.

‘Vereador Conrado, eu quero parabenizar o senhor pela sua fala. Foi o melhor discurso que o senhor proferiu nessa casa, desde que assumiu’, disse ele.

Até aparte ele concedeu ao colega, coisa incomum na atual legislatura, por causa dos problemas criados nas falas de Conrado.

Mas, a paz durou mais do que cinco minutos e a temperatura subiu, porque depois de ter usado o tempo do aparte, Conrado ficou resmungando, o que aborreceu Wescley, que falou que ele nada mais era do que um covardão.

Conrado levantou-se, deixando o recinto.

Rangel fez homenagem póstuma ao Jovem Sonhador

Um momento de serenidade na sessão de hoje, para não dizer que foi só fuzuê.

Por iniciativa do vereador Rangel Moraes, a Câmara aprovou uma Moção de Pesar, que foi entregue na sessão de hoje.

A senhora Zet, viúva de Antônio Ciqueira, seu nome de batismo, foi quem recebeu a moção.

Antes da entrega foi lido um breve histórico sobre a vida de Sonhador, que chegou no começo da década de 1990 a Itaituba.

Boa iniciativa do vereador Rangel.

Nen pediu que assessora de Conrado, que estava perturbando, fosse retirada

O vereador Nen de Miritituba acusou seu colega de parlamento, vereador Conrado, de ter publicado um vídeo fazendo acusações contra ele.

Segundo Nen, Conrado postou uma acusação de que ele teria recebido propina de determinada empresa.

‘O senhor vai ter que provar na justiça, as denúncias que fez pelas redes sociais a respeito da minha pessoa’, disse o representante do distrito.

Disse ele que Conrado é um papagaio que fica repetindo o que ouve.

Enquanto falava, uma assessora de Conrado começou a retrucar da plateia. Em outras ocasiões ela já havia se manifestado, batendo boca com vereadores que estavam usando a tribuna.

Nen pediu ao presidente da mesa, Dirceu Biolchi, que tomasse uma providência.

Dirceu pediu ao vereador Conrado que retirasse sua assessora do recinto, o que foi feito, sob os protestos dela.

Conrado fez seu melhor discurso na Câmara

Parece o mesmo do mesmo, cena repetida de novela, mas, embora o enredo mude, muda muito pouco, os atores são os mesmos e a história começa a ficar enfadonha.

Quando o vereador Delegado Conrado Wolfring fez seu discurso na sessão de hoje da Câmara, até pareceu que ele havia assumido o papel de verdadeiro opositor do governo do prefeito Valmir Clímaco.

Escolhendo bem as palavras, ele fez algumas críticas pontuais ao governo municipal, fazendo cobranças pertinentes, como deveria ser.

Foi o melhor e mais coerente discurso de Conrado, desde que tomou posse.

Mais tarde ele voltaria a ser o Conrado de sempre.

32 anos da TV Eldorado. Parabéns!

Parabéns TV Eldorado pelos 32 anos de bons serviços prestados à comunidade itaitubense .

Graças à visão do empresário Wilmar Freire, que em 1990 quase comprou a TV Tapajoara,  a então TV Itaituba (nada a ver com a atual) foi adquirida junto ao empresário Aldo Inácio, o Seu Mané, no final de 91.

Saímos atrás de um prédio que pudesse abrigar a emissora, sendo escolhido esse onde se encontra até hoje, na 17a. Rua, que agradou muito pela ótima localização. 

O nome foi mudado para TV Eldorado, escolhido por consenso entre todos os que já estavam na nova equipe.

Foi a TV Eldorado a única emissora de Itaituba a fazer tapes de futebol com três câmeras, nos memoráveis jogos do campeonato de 1991. Esse feito ninguém repetiu.

Alguns daquela primeira equipe se foram mais cedo como Leal di Souza, outros foram para outras emissoras ou migraram para outras atividades. 

Daquela turma, restou apenas Wilmar, o dono. E eu, que faço parte da Ita FM, do mesmo grupo, continuo por perto para contar a história.

Obrigado meu amigo, meu irmão Wilmar, por ter confiado em mim para ser o primeiro diretor da TV Eldorado, emissora que desde de sua criação, transmite o sinal da Rede Bandeirantes em Itaituba.

Jota Parente

segunda-feira, novembro 29, 2021

Beto Contabilidade foi esfaqueado após tentar defender homem que estava sendo agredido

O (contador) e empresário foi Esfaqueado no último sábado (27), no cruzamento da 3ª rua com a travessa Lauro Sodré, em Itaituba, sudoeste do Pará. A vítima, identificada como Carlos Alberto Flor da Silva, mais conhecido como “Beto Contabilidade”, teria tentado defender um homem que estaria sendo assaltado e agredido por cerca de cinco pessoas, entre elas uma mulher.

Segundo informações, Beto passava de carro no local, parou o veículo e pediu aos agressores que parassem. O grupo teria se irritado e um dos envolvidos reagido com um soco no veículo, o que fez o empresário sair do carro. Foi quando os agressores desferiram golpes de faca na vítima. 

Ainda segundo informações, a vítima estava com a esposa, que também saiu do carro para tentar intervir e acabou sendo empurrada. 

Uma testemunha relatou que a filha do empresário, que estava dentro carro, presenciou toda a ação e ficou desesperada, chegando a pedir aos agressores que não matassem o seu pai. 

O empresário foi encaminhado para o hospital e passa bem. (Foto: Reprodução)

Depois do ocorrido, Beto foi encaminhado para o Hospital Municipal de Itaituba (HMI). Ele recebeu golpes mais graves nas costas e próximo a orelha, que precisaram de pontos, e cortes superficiais no braço e no ombro, mas passa bem e se encontra fora de perigo. 

Após o crime a polícia foi acionada e um dos agressores foi preso. Os outros conseguiram fugir. 

Fonte: Portal Giro

Menino pede socorro em prova: 'meu pai bate na minha mãe'

O caso aconteceu em Vale do Anari, Rondônia

Marcas de batom na mão através de um "X" se tornou recentemente uma campanha contra a violência doméstica e ajudou mulheres a denunciarem agressões sofridas dentro de casa. Essas são formas encontradas para diminuir uma prática que faz vítimas todos os dias, e todos os esforços são válidos. 

Cansada de conviver com as agressões diárias impostas pelo pai contra a mãe, uma criança de oito anos decidiu pedir socorro a professora através da prova da escola.

O menino usou a avaliação para escrever um pedido de socorro no rodapé da prova. “Por favor me ajuda. Meu pai bate na minha mãe. Chama pra mim a polícia”, dizia o recado seguido do endereço. O caso aconteceu em Vale do Anari, Rondônia, a 330 quilômetros de Porto Velho.

O caso, ocorrido na última quinta-feira (25), rapidamente passou a ser compartilhado em redes sociais por todo o país, acendendo um debate sobre a violência contra a mulher que assola o Brasil.

A investigação aponta que a mãe do garoto sofria diversas agressões do marido, além de ameaças e violência psicológica. A Polícia Civil foi notificada pela escola e esteve no endereço da residência indicada pelo menino. A criança e seus três irmãos, um de 16, 14, e 13 anos, foram encaminhados a um abrigo da cidade.

Ainda de acordo com a polícia, as crianças também eram vítimas das violências praticadas pelo homem há mais de dez anos. A família ficará sob proteção enquanto aguarda decisão da Justiça.

domingo, novembro 28, 2021

A semana foi de aumento de casos de covid-19 em Itaituba

A semana que passou foi de preocupação com referência a covid-19, pois houve um aumento no número de casos.

Segundo informou o enfermeiro Fabrício, que é responsável dentre outras coisas, pelas estatísticas diárias do número de casos de internações, a semana passada apresentou um crescimento preocupante número de novos casos.

Conforme ele informou, cerca de 60 pessoas procuraram a unidade de pronto atendimento UPA, e desses, 40% testaram positivo para covid-19.

Esse aumento fez com que o prefeito Valmir Clímaco tomasse a decisão de cancelar todas as apresentações de artistas nacionais, tanto para a festa de aniversário de Itaituba, quanto para a programação de réveillon.

SBT massacra a Globo na final da Libertadores

Não foram só os palmeirenses que comemoraram uma noite histórica nesse sábado (27), com a conquista da Copa Libertadores da América.

No Ibope, o SBT massacrou a TV Globo, liderando durante a transmissão da partida por ampla vantagem na audiência.

Em São Paulo, o SBT obteve 26,3 pontos no Ibope (com picos de 30), contra apenas 9,3 da Globo no horário.

No Rio de Janeiro, a vitória na audiência foi ainda maior: 30 (com picos de 32) a 9.

Os números são preliminares. Os dados consolidados saem na segunda-feira (29).

Foto: Reprodução/Twitter

Cada ponto de audiência no Ibope em São Paulo equivale a 76,5 mil domicílios (cerca de 205,3 mil pessoas).

No Rio, o índice corresponde a 49,8 mil domicílios (125,7 mil indivíduos).

Na região metropolitana de São Paulo, significa que o SBT foi assistido, no pico, por mais de 6,3 milhões de telespectadores.

No Rio de Janeiro, foram mais de 4 milhões.

A decisão também foi muito acompanhada em outras praças do país.

Em Brasília, por exemplo, o SBT conquistou 31,6 pontos de audiência, enquanto a Globo amargou apenas 3,1.

Na TV paga, a Fox Sports, que transmitiu a final da Libertadores, liderou no horário e fechou com média de 11,7 pontos.

O SporTV, canal esportivo do Grupo Globo, ficou com 0,3 e chegou a zerar em alguns momentos, principalmente durante o segundo tempo do jogo e a prorrogação.

Esta foi a primeira vez em que o SBT derrotou a Globo em São Paulo e no Rio, simultaneamente, desde que a emissora de Silvio Santos retomou as transmissões de futebol, em 2020.

No ano passado, o canal já havia superado a concorrente em cada uma dessas praças, mas nunca ao mesmo tempo.


sábado, novembro 27, 2021

Publicado de pedido de renovação de licença ambiental

A empresa KATIANE FRANCIO EIRELI, CNPJ nº 07.106.718/0001-06, Inscrição Estadual nº 15.243.393-7, localizada na Rodovia Transgarimpeira, s/n, setor Industrial, Km 2, Moraes Almeida, Município de Itaituba Pará, solicita à Secretaria de Meio Ambiente e Mineração - SEMA do Município de Itaituba, RENOVAÇÃO da Licença de Operação nº 071/2021 para as atividades de SERRARIA COM DESDOBRAMENTO DE MADEIRA entre outras. 

sexta-feira, novembro 26, 2021

Expedição Alaska: o desafio começou faz dias

Estar na estrada pilotando uma motocilceta é apenas uma das etapas de uma expedição. O desafio começa muito antes.

Primeiro vem o planejamento, que no meu caso presente foi antecedido por uma dúvida que demorou bastante, cerca de seis meses, para ser dirimida. Em parte, por conta dos desdobramentos da pandemia da Covid-19, que virou o mundo de cabeça pra baixo, outra parte, por mim mesmo, que diante das incertezas causadas pelo vírus em tantos lugares por onde passarei, adiaram minha decisão.

Finalmente decidido que eu estava mesmo determinado a executar o sonho de chegar até a última fronteira da América do Norte, entrou a fase do planejamento, ou da concatenação das ideias, pois elas já existiam, mas, precisavam ser organizadas.

Um tanto atrasado, comecei a correr atrás dos parceiros, o que estou fazendo neste momento de corrreria, pois, o tempo urge. O calendário parece correr, uma vez que dias, semanas e meses passam num piscar de olhos.

Roberto Katsuda (BMG Hyundai), Markenedy (Acácia Hotel), Antônio Rodrigues Prado (Polía), Drogaria Nádia), Dejair Machado (Machado Sports), Edson Menezes (Zum Telecom), Ronei Debastiani (Rodovia Auto Peças), Paulo Victor Brandão (LabNortte), advdogado José Antunes, Zadoque Freitas (Zadoque Contabilidade), vereador Ronny Freitas, vereador Nen, vereador Rangel Moraes e vereador Felipe Marques, Marcelo Cajado (Loterias JM), Fabrício Schuber (Cerâmica Tarumã), José Rodrigues Frota (Cabokin Eletro), Dirceu Frederico (D'Gold) e Tapajós Motos Honda são parcerias confirmadas.

A ordem dos parceiros foi colocada de forma aleatória, pois cada um participa conforme as suas possibilidades do momento, e cada um tem sua mídia de acordo com o que foi combinado.

Com tantos nomes, é provável que muitos pensem que a expedição já foi economicamente viabilizada. Longe, bem longe disso. Ainda preciso alcançar a metade do valor, razão pela qual tenho que continuar correndo para conseguir novos patrocinadores.

Precisarei ter o cuidado de deixar toda a logística pronta, ao menos uma semana antes da partida, porque necessitarei de um descanso de no mínimo dois dias.

Quando retornar, espero ter disposição para juntar todo o material que já foi publicado sobre minhas viagens, com o que publicarei na Expedição Alaska, para formatar o livro que contará todas as aventuras de motocicleta.

Ainda tenho muita coisa pra fazer, até estar pronto para subir na moto e dar a largada na maior de todas as viagens.

Jota Parente

PT tenta consertar estrago de Lula

Partido tenta explicar resposta desastrosa

O Partido dos Trabalhadores (PT) veio a público tentar consertar o estrago causado por uma declaração dada pelo ex-presidente Lula em entrevista ao El País.

Como a coluna mostrou, Lula deu uma resposta desastrosa ao comparar o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, com a chanceler alemã Angela Merkel.

Em texto publicado no site oficial da legenda com o título “Nova fake news distorce entrevista de Lula ao El País”, o PT afirma que o ex-presidente defende a alternância de poder.

“É falso e de má-fé afirmar que Lula teria apoiado “ditaduras de esquerda” ou igualado a primeira-ministra Ângela Merkel ao presidente Daniel Ortega”, escreve o PT.

O partido publicou o vídeo – segundo eles, sem edição- com o trecho da entrevista que causou a polêmica. Lula começa defendendo a alternância de poder, mas em seguida compara Ortega e Merkel.

“Todo político que começa a se achar imprescindível ou insubstituível, começa a virar um pequeno ditador. Por isso, eu sou favorável à alternância de poder. Posso ser contra, mas não posso ficar interferindo nas decisões de um povo. 

Nós temos de defender a autodeterminação dos povos. Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder, e o Daniel Ortega não? Por que Felipe González pode ficar 14 anos no poder? Qual a lógica?”.

Fonte: Veja

O Brasil não aguenta mais tantos privilégios. E ainda querem mais!

I N T O L E R Á V E L
I N D E C E N T E
I M O R A
INJUSTIFICÁVEL

         D I V U L G U E M

Veja mais essa aberração do judiciário. Vamos denunciar.

O cúmulo será a aprovação da Nova LEI ORGÂNICA da Magistratura Nacional (LOMAN). 

O projeto cria, por exemplo, auxílio-educação para filhos com até 24 anos de juízes, desembargadores e ministros do Judiciário em escolas e universidades privadas; auxílio-moradia equivalente a 20% do salário; transporte, quando não houver veículo oficial; reembolso por despesas médicas e odontológicas não cobertas por plano de saúde, e licenças para estudar no exterior com remuneração extra.

Se você repassar para somente dois amigos nas primeiras horas , em 28 horas toda população brasileira vai tomar conhecimento desse ABSURDO.

Não deixe de repassar, ao menos a 2 amigos; é o suficiente para gerar esta progressão de números.                        

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/lei-da-magistratura-viabiliza-salto-salarial-e-pacote-de-beneficios/

Professor do Pará à aluna: quando for estuprada, vai usar lubrificante, ou vai no seco?

Durante uma aula sobre intubação, ele pergunta a aluna se quando ela fosse estuprada gostaria de usar lubrificante ou se preferia “no seco”.

Um professor de medicina de uma faculdade em Belém está sendo alvo de denúncias após fazer um comentário durante uma aula.

Durante uma aula para ensinar alunos a intubar um paciente (utilizando bonecos), uma das alunas esquece de fazer o procedimento utilizando o lubrificante. O docente então pergunta se ela havia colocado o produto para intubação. Ao responder negativamente, ele pergunta se quando ela fosse estuprada gostaria de usar lubrificante ou se preferia “no seco”.

Um dos presentes gravou o momento em vídeo e causou revolta na internet na noite desta quinta-feira (25.) As imagens registram a frase e foram compartilhadas por um perfil no Twitter.

Na aula, em vez de imediatamente explicar o que deveria ser feito e prosseguir a explicação, o docente lança: “Quando a senhora for estuprada vai levar KY ou vai preferir no seco mesmo?”, disse.

A denúncia foi feita de forma anônima. No post, o dono do perfil pediu que a Polícia Civil de Belém e o Ministério Público do Pará tomem providências contra o professor.

Já a faculdade disse, em nota, que adotou todas as providências cabíveis e procedimentos administrativos para apurar os fatos, por meio do Comitê de Ética. A instituição ainda repudiou qualquer prática inadequada na relação acadêmica professor-aluno.

Fonte: DOL

Will Smith conta que traficante o salvou de dívida

O ator revelou que não pagou seus impostos e precisou recorrer ao seu último recurso: o traficante de drogas

O ator e produtor americano Will Smith, que é um dos maiores nomes do cinema mundial, surpreendeu os fãs ao revelar parte - não tão gloriosa - do seu passado. O astro de Hollywood contou que nem sempre soube lidar com o dinheiro, o que o levou a algumas situações bem desesperadoras. 

Em uma entrevista em um evento em Londres, o astro revelou que, certa vez, no começo de sua carreira, precisou pedir 10 mil dólares a um traficante de drogas após ter quebrado financeiramente. A falência se deu porque Will não pagou seus impostos e teve grande parte de seus bens confiscados. 

 "Não tenho certeza de como é o governo com os impostos no Reino Unido, mas nos EUA eles levam isso a sério. Então o Tio Sam queria seu dinheiro. Eu não esqueci - eu simplesmente não paguei". Por conta disso, teve que vender uma mansão e carros.

Foi então que Will precisou recorrer a uma opção desesperada: o traficante de drogas que morava perto dele.

"Peguei emprestado US$ 10 mil de um amigo meu que era fornecedor de produtos farmacêuticos para a vizinhança", brincou ele. Foi nessa mesma época que ele decidiu se mudar para Los Angeles, o que, sabe-se, foi uma das suas melhores escolha: foi lá que estreou a série "Um Maluco no Pedaço".

Com inforrmações do SBT

Alenquer: Prefeito Tom Farias ganha de 7x0 no TRE e continua no cargo

O TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará),em julgamento nesta quinta-feira (25) em Belém (PA),rechaçou o recurso pela cassação do prefeito e do vice de Alenquer (PA),eleitos no ano passado, por suposto abuso de poder político. Com a decisão, o ex-prefeito Josino Filho (PP) sofre mais um revés na Justiça Eleitoral.

Em primeira instância, o prefeito Tom Farias (MDB) e o vice Ley Ferreira (MDB) também saíram vitoriosos. A defesa de Josino Filho, derrotado fragorosamente na disputa à reeleição em 2020, pode recorrer da decisão do TRE-PA junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral),em Brasília (DF).

Josino Filho alegou que, durante o período eleitoral, Tom e Ley cometeram abuso de poder político para obter êxito nas eleições municipais. Indicou que a conduta se fez pelo MDB, com apoio do Governo do Pará, que teria se excedido no limite do mero apoio, e passou a fazer promessas de investimentos, obras e empregos no município de Alenquer, em favor das candidaturas dos 2 emedebistas.

Sustentou ainda que algumas personalidades se fizeram presente no município às vésperas do pleito eleitoral, como foi o caso do governador Helder Barbalho (MDB),em ato que teria se tornado um grande comício, e quando ocorreu assinatura de ordem de serviço para asfaltamento de um trecho da PA-427.

A defesa do prefeito e vice eleitos sustentou a decadência, ou seja, a perda do direito de ação de Josino Filho em vista que no momento do ajuizamento da ação os seus advogados cometeram erro ao não realizar o chamamento do governador ao processo, ato indispensável já que imputado a ele a prática do abuso de poder político.

O juiz eleitoral de Alenquer acatou a tese da defesa, e julgou improcedente a acusação de Josino Filho, absolvendo os integrantes da chapa vencedora da eleição.

O ex-prefeito, então, recorreu ao TRE-PA. Hoje, foi realizado o julgamento do recurso. O relator, desembargador Leonan Godim, votou pela pela improcedência da acusação. E foi acompanhado por seus colegas, chegando-se ao placar de 7 votos a zero favoráveis ao reconhecimento da decadência do caso, julgando o processo com resolução do mérito.

Fonte: jesocarneiroo.com.br

quinta-feira, novembro 25, 2021

Italiano cai em golpe de R$ 4,5 milhões e passa 15 anos achando que namorava à distância com Alessandra Ambrósio

O rapaz chegou a enviar 4,3 milhões de reais para a estelionatária, que alegava ter problemas cardíacos

O jogador de vôlei Roberto Cazzaniga passou 15 anos da sua vida achando que namorava a modelo brasileira Alessandra Ambrósio à distância após conhecer uma pessoa que usava suas fotos, mas se identificava como Maya. Durante o ‘relacionamento’, o italiano chegou a enviar 700 mil euros, cerca de 4,3 milhões de reais, para a estelionatária. Ela pedia ajuda para tratar um suposto problema cardíaco. As informações são do O Globo.

A farsa foi revelada no programa 'Mediaset', que foi chamado pela família do atleta para reunir provas, pois já estavam preocupados com a saúde e já desconfiavam da namorada virtual do rapaz. Ele chegou a fazer um empréstimo para conseguir enviar todo o dinheiro para a mulher. "Tenho tantas dívidas, não é fácil 'acordar do coma'", disse ele aos prantos após descobrir a mentira.

Segundo seu irmão, Danilo, a mulher chegou a alegar que faria uma cirurgia. "Um dia ele estava no quarto, no escuro. Eu o vejo chorar, pergunto o que ele tem e ele me diz que se apaixonou, mas essa mulher está na UTI para fazer uma operação cardíaca", lembrou. Procurada pelo Mediaset, Valeria, como foi identificada a estelionatária, negou qualquer envolvimento e disse ser uma amiga de 'Maya'. Uma amiga de Roberto também teria participado do golpe.

Fonte: O Globo

Marabá atinge 100% de ocupação de leitos de UTI

A nova onda de contaminação no município está lotando o Hospital Municipal da cidade

Uma nova onda da Covid-19 assola Marabá, no sudeste do estado. O município está com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com o vírus ocupados.

Os atendimentos na ala Covid no Hospital Municipal da cidade aumentaram de 30 para cerca de 200 diariamente nas últimas duas semanas. A dona de casa Alcione Araújo de Abreu estava nesta quarta-feira (24) acompanhando um familiar no HMM e reclamou da demora. “O atendimento aqui está bem lento, se a pessoa não tiver outro recurso fora, corre risco de morrer. A gente chega à pessoa faz a ficha e demora chamar”, afirma.  

Há 10 meses, a enfermeira Paula Verner trabalha no setor covid do HMM, e tem percebido o aumento da demanda no pronto socorro, desde o início do mês de novembro.

 “O fluxo está bem maior, de 14 testes que nós fazemos, nasal, 10 dão positivo para a covid. Então, o vírus tá aí, não escolhe perfil, temos muitos jovens. Vamos usar a máscara, tomar a vacina”, alerta.

Fonte: DOL

Fraudes podem levar Serabi Mineração a encerrar atividades em Itaituba

Lúcio Flávio Punto - A Serabi Mineração, que produz ouro, cobre e prata em Itaituba, vai ter que decidir se paralisa ou continua as suas atividades. A indefinição se deve à descoberta de fraudes internas praticadas pela direção local anterior da empresa, que pode ter relação com as finanças e algum desvio no pagamento de tributo, por se tratar de questão fiscal. A avaliação da situação ainda não foi concluída.

A companhia, controlada pela Serabi Mining (Gold), a Gold Aura do Brasil Mineração e a Chapleau Exportação Mineral, iniciou suas operações de extração de minérios em 2006, com a mina Palito. Dois anos depois, decidiu suspender a extração “devido ao momento mercadológico”, mas manteve as atividades de pesquisa e desenvolvimento até o exercício de 2011.

 Em 2018, iniciou projeto de sondagem e perfuração de superfície, “com foco na avaliação de novas descobertas de recursos nos limites das minas Palito e São Chico. Em 2019, as operações de mineração e processamento no Complexo Palito “ bom desempenho resultando em uma produção recorde de ouro de 40.101 onças, uma melhoria de 8% em relação a 2018”, como informa em seu balanço de 2020, publicado hoje no Diário Oficial do Estado.

 O minério extraído de Palito e São Chico e o minério processado totalizaram 177.335 toneladas, 4% melhor o teor de minério processado até então.

 Assim, a empresa teve receita de 311 milhões de reais com a produção de concentrado contendo os minérios de ouro (R$ 304 milhões), prata e cobre. O Japão é o destino principal é Japão para o concentrado e a Alemanha para o bullion de ouro. O lucro líquido subiu de R$ 54 milhões em 2019 para quase R$ 100 milhões no ano passado

 A direção da Serabi informa no seu relatório que durante a auditoria referente ao período de 2020, “foram identificados R$ 450 mil em saques realizados sem documentação suporte correspondente. A Companhia acionou seus representantes legais no Brasil para realizar uma investigação compreensiva e, posteriormente, contratou uma investigação forense independente”.

 Foram identificados “valores em operações com suspeita de irregularidade, que envolveram colaboradores específicos da companhia”, que precisou constituir provisão para riscos fiscais no valor de R$ 2 milhões. Já em outubro deste ano a empresa substituiu o diretor presidente.

 
O auditor, independente das demonstrações financeiras observa na investigação interna “foi apurado que os gastos estavam apropriadamente reconhecidos no resultado dos exercícios envolvidos, e não foi identificada evidencia direta de que quaisquer dos montantes foi usado para pagamentos impróprios junto a autoridades públicas quanto ao escopo das licenças ou qualquer tipo de benefício”.

 Acrescenta, porém, que “não foi possível à Administração da Companhia obter evidência sui ciente para concluir sobre a natureza e destinação final dos pagamentos e saques identificados”. Daí a decisão de provisionar os R$ 2 milhões, para responder por eventuais “riscos fiscais”.

 O auditor, a BDO RCS Auditores Independentes, ressalta que a Serabi “tem a intenção de prosseguir com as medidas legais apropriadas quanto a quaisquer valores que venham a ser considerados apropriação indevida”.

 O auditor conclui ser adequado o uso, pela mineradora, “da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da Empresa”.

 Se concluir “que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas”.

 A BDO declara que suas conclusões “estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Empresa a não mais se manter em continuidade operacional”.

Fonte: O Estadonet

Juiz Santareno assume hoje a Vara de Trabalho de Itaituba

A cerimônia de posse do juiz será realizada em Belém, às 10h

Santareno, o juiz Deodoro José de Carvalho Tavares assume nesta quinta-feira (25) o comando da Vara do Trabalho de Itaituba, no oeste do Pará.

A cerimônia de posse será realizada em Belém, às 10h, no auditório Aloysio Chaves, do TRT8 (Tribunal Regional do Trabalho, da 8ª Região – Pará e Amapá).

Também tomarão posse os juízes Vanilson Fernandes (em Xinguara),Albeniz Martins e Silva Segundo (Redenção) e Dirce Cristina Nascimento (Laranjal do Jari-Monte Dourado).

Fonte: blog do Jeso

Nota da editoria do blog do Jota Parente: a Vara do Trabalho em Itaituba encontrava-se sem titular, desde a morte do juiz Dennis Jenings, ocorrida em abril do corrente ano, vítima de Covid-19.

quarta-feira, novembro 24, 2021

Estados e municípios brasileiros reagem a mudanças no Código da Mineração que os prejudicam

Prefeitos de Minas Gerais, Pará, Bahia e Mato Grosso se reuniram com a deputada federal Greyce Elias, relatora do grupo de trabalho (GT) criado na Câmara Federal para rever o Código de Mineração

Representantes dos municípios mineradores brasileiros se posicionam rigorosamente contrários a diversos pontos do texto proposto para o novo Código de Mineração. As propostas geram extrema preocupação e podem ser consideradas um retrocesso em termos de políticas públicas no país. 

Os prefeitos alegam que a proposição de um grupo, formado por 16 deputados federais, fere o pacto federativo ao propor dispensa de anuência de estados e municípios em todos os processos que têm relação com a exploração de recursos minerais no Brasil. A proposta retira a oportunidade de participação e autonomia das cidades e estados, concedidas pela Constituição Federal, nos trâmites ligados aos empreendimentos minerais. 

Os apontamentos foram feitos à deputada federal Greyce Elias (Avante-MG), relatora do Grupo de Trabalho (GT) criado pela Câmara Federal para alterar o Código de Mineração (Decreto-Lei 227/67). Durante uma reunião on-line, realizada na segunda-feira (22), proposta pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), prefeitos de Minas Gerais, Pará, Bahia e Mato Grosso, além dos diretores e consultores da associação, apresentaram as ponderações e sugestões à parlamentar. 

As cidades mineradoras e impactadas pela mineração expuseram suas preocupações e insatisfações frente a algumas mudanças propostas pelo GT, com a alegação de desburocratizar a instalação de mineradoras, mas que representam a derrocada da atuação de estados e municípios no setor mineral. Nesse contexto, a AMIG reforçou o apoio à mineração, mas ressaltou que a atividade e o território formam uma sociedade por lei e precisam caminhar como iguais. "Não somos contra a mineração. Pelo contrário, somos a favor de uma atividade mineradora que respeite municípios, estados, União e, principalmente, a sociedade como um todo”, destacou o presidente da AMIG, José Fernando Aparecido de Oliveira, prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG).

Apesar do pouco tempo para analisar ponto a ponto o documento, que foi encaminhado à associação na quinta-feira (18), a equipe de consultores das áreas jurídica, tributária e ambiental da AMIG conseguiram identificar várias inconsistências e propostas consideradas inconstitucionais na minuta. Logo no parágrafo 1º do Código, os atos de anuência de estados e municípios para a exploração dos recursos minerais são dispensados, o que representa, na visão da AMIG, um desprezo ao próprio princípio federativo do Estado Democrático de Direito, estabelecido no art. 1º da Constituição Federal. 

Além disso, a AMIG entende que, na proposta, há um enfrentamento ao disposto no artigo 23, inciso XI, da Constituição, que concede a União, estados e municípios competência comum para registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios. 

Outra inconstitucionalidade identificada pelo jurídico da AMIG nas proposições do Código foi o veto à criação de unidades de conservação, áreas de proteção ambiental, tombamentos e outras demarcações que restrinjam a atividade minerária. Esse item se choca com o Artigo 30 da Constituição, que prevê, entre outras prerrogativas, como competência dos municípios, legislar sobre assuntos de interesse local e promover adequado ordenamento territorial. 

"Nós já somos, infelizmente, muito impactados pela atividade e pouco temos condição de opinar por ela. A cidade recebe uma transformação enorme quando se inicia a atividade, o que perdura enquanto a atividade existir. A gestão urbana compete aos municípios. A previsão do texto apresentado é de retirar a necessidade de anuência dos estados e dos municípios para a implantação da atividade. É como se estivesse tirando completamente a capacidade do município de gerir o seu próprio território", pontuou Waldir Salvador, consultor de relações institucionais e econômicas da AMIG. 

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, por sua vez, contextualizou sobre os impactos socioambientais e urbanos, provocados pelo setor. "Realmente, o município não pode, de maneira alguma, ser alijado do seu próprio chão, da sua presença”. Atualmente, as cidades podem negociar com as empresas mineradoras, pois, além de pagar a CFEM, elas precisam compensar pela presença invasiva e massacrante da atividade mineradora", argumentou. 

No posicionamento da AMIG, o consultor jurídico da entidade, Rogério Moreira, sugeriu a explicitação de termos que podem causar interpretações dúbias, entre eles os conceitos de beneficiamento e transformação. “Hoje, existe uma tensão que está até colocada no Judiciário, que é como os empreendimentos minerários utilizam o conceito de transformação para não recolher CFEM adequadamente”, informou Moreira. 

O consultor também apontou que o Código deveria prever como condição de caducidade o não pagamento correto da CFEM. Na prática, essa possibilidade harmonizaria o regramento com a própria Constituição, já que os entes federados são uma espécie de sócios dos empreendedores minerários, que utilizam dos recursos minerais da sociedade brasileira como insumo de seu negócio e, por isso, devem pagar CFEM a título de participação nesse negócio. Dessa forma, se um sócio não cumpre suas obrigações, perde o direito de exercer suas atividades normalmente. 

O jurídico da AMIG alertou ainda sobre o risco da proposta do GT quanto a aprovação de concessão de lavra, caso Agência Nacional de Mineração (ANM) não se manifeste sobre o pedido em até 180 dias. Isso porque o órgão está sucateado, não recebe o devido repasse para arcar com seus custos e está com o corpo de funcionários reduzido. 

Greyce Elias se comprometeu a dialogar com os prefeitos das cidades impactadas pela mineração. "A AMIG vai nos apresentar as considerações e, em cima disso, vamos rediscutir para que possamos resolver o problema que os empreendedores nos relataram. Entendemos que é um momento de aperfeiçoamento, em que não podemos retirar a segurança jurídica de forma alguma", avaliou a deputada. 

Assim que tomou conhecimento da instalação do GT, que ocorreu em 16 de junho, a AMIG entrou em contato com a deputada por meio de ofícios, propondo auxiliar no que fosse necessário na revisão do código, já que a entidade possui 32 anos de experiência nas questões do setor mineral. O presidente da Associação, José Fernando, também entrou em contato com a relatora, que acertou uma audiência em Minas Gerais, mas que nunca aconteceu. 

A reunião para discussão e votação do parecer preliminar com a minuta da proposta da deputada Greyce Elias, inicialmente marcada para 24 de novembro, não permitiu o tempo hábil para a ampla discussão do tema e foi remarcada para 1º de dezembro.

Fonte: 

Lorraine Souza lorraine@interfacecomunicacao.com.br

Nova Diretoria da Associação Empresarial Toma Posse

Fabrício Schuber, empresário do ramo da construção civil, tomou posse na tarde de hoje como novo presidente da Associação Empresarial e Industrial de Itaituba, juntamente com os demais membros da nova diretoria.

A posse foi prestigiada pelo prefeito Valmir Clímaco, que desejou êxito a nova administração da entidade de classe empresarial.

Fabrício volta a presidir a ASEII, com a disposição de defender a classe empresarial, mas também com o compromisso de mais uma vez envidar esforços no sentido de motivar aqueles empresários que nunca fizeram parte da entidade a se filiarem, e aos que já foram e se afastaram a voltar, porque somente com a participação expressiva dos comerciantes, a entidade se fortalecerá.

Foram escolhidos novos nomes, com sangue novo na nova diretoria, o que cria uma expectativa de que não aconteça nessa equipe que está assumindo a Associação Empresarial, o mesmo que ocorreu com outras diretorias passadas, nas quais quase sempre o presidente ficou fazendo tudo sozinho.

Fica muito difícil para qualquer presidente fazer muita coisa, se ele não dispuser do apoio daqueles que aceitaram compor a chapa e se elegeram junto com ele.

Sucesso!

Jota Parente

terça-feira, novembro 23, 2021

Estados não podem cobrar alíquota maior de ICMS sobre eletricidade e telecomunicações, decide STF

Maioria dos ministros ponderou que são serviços essenciais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os estados não podem cobrar uma alíquota de ICMS sobre energia elétrica e telecomunicações em percentual acima do praticado em outros produtos. Por outro lado, não deliberou sobre a restituição de valores cobrados indevidamente.

A decisão foi tomada no julgamento de uma lei de Santa Catarina, mas tem repercussão geral, ou seja, deve ser seguida por juízes e tribunais de todo o país em casos semelhantes. O ICMS é a principal fonte de receita dos estados.

A decisão foi tomada no julgamento de uma lei de Santa Catarina, mas tem repercussão geral, ou seja, deve ser seguida por juízes e tribunais de todo o país em casos semelhantes. O ICMS é a principal fonte de receita dos estados.

O relator é o ministro Marco Aurélio Mello, que já se aposentou. Como o julgamento começou antes de ele deixar o STF, seu voto foi computado. Marco Aurélio destacou que, pela Constituição, cabe aos estados instituir impostos sobre a circulação de mercadorias e prestações de serviços, caso do ICMS.

O relator é o ministro Marco Aurélio Mello, que já se aposentou. Como o julgamento começou antes de ele deixar o STF, seu voto foi computado. Marco Aurélio destacou que, pela Constituição, cabe aos estados instituir impostos sobre a circulação de mercadorias e prestações de serviços, caso do ICMS.

Fonte: O Globo

Ronny falou da caminhada do Instituto Rosa Barreto

Sábado, 21 de novembro, foi realizada uma caminhada com o objetivo de chamar atenção para o câncer de mama e de colo uterino, e para o trabalho que é realizado de forma voluntária pelo Instituto Rosa Barreto, que dá apoio às mulheres portadoras da doença.

O vereador Ronny Freitas participou da ação que ele apoia. Foi ele quem apresentou a senhora Rosa Barreto durante uma sessão na Câmara, há duas semanas, quando ela usou a tribuna para falar do trabalho que desenvolve, com apoio de outras mulheres.

Esse trabalho precisa de maior atenção por parte da comunidade itaitubense, especialmente dos empresários, pois se trata de uma dedicação de pessoas de forma voluntária para ajudar a quem precisa de apoio em um momento tão difícil da vida.

Rangel conseguiu emenda com Eraldo para o Terminal Hidroviário

O vereador Rangel Moraes prestou contas de sua viagem a Belém, semana passada. Ele teve reuniões com o deputado estadual Eraldo Pimenta e com o federal José Priante.

Uma das pautas mais importantes foi a solicitação da implantação de um polo de impressão de Carteira Nacional de Habilitação em Itaituba. Atualmente a impressão é feita em Santarém, o que provoca atrasos na remessa para Itaituba, causando transtornos.

Rangel informou que conseguiu uma emenda parlamentar com o deputado Eraldo Pimenta para recuperação do Terminal Hidroviário na ordem de R$ 220.000,00. Outras emendas do mesmo deputado com valores menores foram acertadas.

Maria pede que todos tomem a segunda dose da vacina contra a covid

A Covid-19 não acabou. O vírus continua circulando. Embora o número de mortes tenha caído drasticamente, os óbitos continuam ocorrendo.

Esse assunto foi levantado pela vereadora Maria Pretinha, que ressaltou a necessidade e a importância de quem ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a covid, de procurar os locais de vacinação.

Maria, que da área da saúde, pois é enfermeira, costuma abordar temas relacionados com os cuidados que a população precisa ter, como no caso de se vacinar.

A vacina é a única garantia que se tem para evitar que uma nova grande onda volte a assolar o mundo, embora na Europa, em alguns países como a Holanda, a situação tenha piorado muito.

Nen destaca ação social do deputado Hilton Aguiar

O vereador Nen destacou na sessão de hoje, a ação social liderada pelo deputado Hilton Aguiar, que formou uma grande caravana para fazer atendimentos em diversas áreas no distrito de Miritituba.

O ônibus do deputado, equipado para realizar diversos serviços para a população, foi deslocado para o distrito que se localiza na margem direita do Rio Tapajós.

Nen informou qquen devem chegar amanhã as conexões para a continuação dos trabalhos de implantação da encanação de água no distrito de Miritituba.

Peninha volta a denunciar a construtora que faz a manutenção do trecho Itaituba - Jacareacanga

Na sessão desta terça-feira, dia 23 de novembro, da Câmara Municipal de Itaituba, o vereador Peninha usou a tribuna, quando voltou a denunciar a empresa LCM Construção e Comércio. Mostrando cópia do Relatório Geral do Contrato entre o DNIT e a empresa LCM, o edil disse que somente em três contratos a empresa recebeu mais de 100 milhões de reais, nos últimos anos.  

O parlamentar citou que no Contrato nº 02 00174/2015, a empresa recebeu R$ 49.212.112,21 para fazer a conservação e recuperação de 139,70 Km. No contrato nº 02 00175/2015 a LCM recebeu R$ 30.553.328,20 para fazer a conservação e recuperação de 157,60 Km e no contrato nº 02 00173/2015 recebeu R$ 28.526.679,37 para fazer a conservação e recuperação de 139,90 km. “Na somatória, vamos ver que desde 2015 até o dia 9 de março deste ano, 2021, a LCM recebeu mais de R$ 100 milhões para fazer o serviço na Rodovia Transamazônica – BR 230, trecho Itaituba no Pará até a Divisa do Estado do Amazonas”, afirmou Peninha. 

“Não é possível, que com tanto dinheiro que esta empresa recebeu, o tráfego nesta Rodovia Transamazônica esteja na atual situação que se encontra. É lamentável, que os agentes públicos não tenham acompanhado mais de perto a aplicação correta deste dinheiro. Agora, com a denúncia de favorecimento da LCM no Pregão Eletrônico 196/2021, estamos vendo que esta empresa é prestigiada no DNIT”, destacou Peninha.  

Na sessão desta tarça-feira (23) da Câmara de Itaituba, os vereadores Luiz Sadeck (Peninha), Antônia Pereira Farias (Antônia do Borroló) e Tiago Maciel apresentaram requerimento, pedindo ao Tribunal de Contas da União TCU a suspensão do Pregão Eletrônico n° 196/2021. No documento, os parlamentares alegam que houve direcionamento por parte dos agentes públicos do DNIT o resultado do pregão para beneficiar a empresa LCM, pois a LCM foi a quarta (4ª) empresa classificada, porém, o DNIT desclassificou as três colocadas para dar o contrato à LCM. 

Inclusive, esta denúncia já tramita no TCU, formulada pela empresa 3ª colocada no certame, RODOCON. No mesmo requerimento, o vereadores alegam que mesmo havendo indícios de direcionamento à empresa LCM, o DNIT assinou o contrato nº 607/2021 na data de 3 de novembro deste ano (2021) e já deu ordem de serviço para que a LCM começasse os serviços. O valor deste contrato é de R$ 31.704.984,22 para que seja feita a conservação e recuperação de 139,90 km desta rodovia. 

Fonte: Portal Santarém

Veja as cópias dos contratos

Calado, Lula está errado. Lula e a democracia: “Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Ortega não?”

Lula ficou, exatamente do tamanho do presidente Jair Bolsonaro, quando pronunciou uma das mais infelizes frases que ele já falou em toda sua história política. A idiotice da comparação feita por ele, fica à altura do seu oponente na corrida eleitoral do próximo ano, quando o assunto é democracia.

Comparar a chanceler da Alemanha Ângela Merkel com o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega é uma declaração que só pode sair da boca de quem tem desprezo pela democracia 

Enquanto a governante alemã está concluindo seu quarto mandato consecutivo, eleita em eleições transparentes, e não quis concorrer ao quinto mandato, Daniel Ortega renovou o seu mandato como presidente da Nicarágua numa eleição de faz de contas, na qual mandou prender todos os candidatos de oposição, entre os quais, Violeta Chamorro, que claramente tinha a preferência doa eleitores nicaraguenses e ameaça o seu reinado..

Enquanto Ângela Merkel encerra um ciclo de dezesseis anos no comando da maior economia da Europa, a terceira maior do mundo, tendo levado seu país a ser a locomotiva que puxa a economia européia, sendo ela reconhecida como a maior líder atual do velho continente, Ortega conduz o seu país para o abismo econômico e para o absolutismo.

A comparação de Lula é uma aberração e um atentado verbal contra o estado de direito que todo cidadão que apoia a democracia deve externar e vivenciar. Sua afirmação, que não é apenas infeliz, mas, irresponsável, poderá lhe custar muitos votos perdidos entre os eleitores que, nem rezam na cartilha do atual presidente, nem na dele mesmo. Além de causar preocupação em eleitores que não são lulistas, ou que se desiludiram com Bolsonaro.

É isso que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pensa da democracia? Vale tudo para ganhar o poder é para tentar se perpetuar nele?

Depois dessa, Lula ficou na estatura de Bolsonaro.

Decepcionante, muito decepcionante, seu Lula.

Eis a matéria da veja sobre o assunto.

Jota Parente, Jornalista
--------------------------------
Lula e a democracia: “Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Ortega não?”

"Eu era contra a candidatura de Daniel Ortega mais uma vez [ao quarto mandato na Nicarágua]. A Frente Sandinista tem muita gente para se candidatar. Também fui contra Evo Morales ser candidato [ao quarto mandato na Bolívia]—ele já havia feito dois mandatos extraordinários. E o mesmo com [Hugo] Chávez [ ao terceiro mandato na Venezuela]. Posso ser contra, mas não posso interferir nas decisões de um povo. Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder [na Alemanha], e Daniel Ortega não? Por que Margaret Thatcher pode ficar 12 anos no poder [no Reino Unido], e Chávez não? Por que Felipe González pôde ficar 14 anos no poder [na Espanha]?"

(Lula em entrevista às repórteres Pepa Bueno e Lucía Abellán, do El País. Angela Merkel e Margaret Tatcher, falecida, foram eleitas chefes de governo em regimes reconhecidamente democráticos. Daniel Ortega e Hugo Chávez, falecido, comandaram ditaduras. Ortega assumiu o quarto mandato na Nicarágua numa “eleição” com 80% de abstenção, depois de prender todos candidatos presidenciais adversários e extinguir partidos de oposição.)

Veja

Vereador Wescley Pede Desculpas Para as Mulheres

Num gesto de grandeza que deve nortear a conduta de homens e mulheres públicos, o vereador Wescley Tomaz, que se encontra viajando a trabalho, deixou um vídeo gravado para ser exibido na sessão de hoje.

No vídeo, o vereador, pré-candidato a deputado estadual, iniciou sua fala dizendo que reconhecia que cometeu excessos na sessão passada quando, ao criticar o vereador Delegado Conrado, fez uma alusão ofensiva às mulheres.

O assunto rendeu muito semana passada, tendo grande repercussão nos meios de comunicação e nas mídias sociais.

Wescley pediu desculpas pelo ocorrido, mas, deixou bem claro que não se tratou de um pedido de desculpas ao vereador Conrado.

Com esse gesto de humildade, o vereador redime-se perante a comunidade, que tem visto nele um representante preocupado com a solução dos problemas do município, em vez de ser um edil que sem virtudes de um bom parlamentar.

Jota Parente

segunda-feira, novembro 22, 2021

Senado aprova feriado em homenagem a Santa Dulce

Ela teve dois milagres reconhecidos pelo Vaticano.

A omissão de Educação do Senado aprovou, nesta segunda-feira (22), a criação de um feriado nacional em homenagem à Santa Dulce do Pobres. A previsão é que a celebração seja em 13 de março, dia da morte da religiosa em 1992. Este seria o décimo feriado nacional no país.

"Essa proposição, portanto, objetiva homenagear a vida de uma baiana, de uma brasileira, de uma santa que se dedicou a cuidar dos pobres, acolhendo todo com muito amor e dedicação na esperança de vê-los bem de saúde e vivendo com mais dignidade", justifica o texto.

O projeto de lei 4.028/2019, de autoria do senador Ângelo Coronel (PSD-BA), depende da validação da Câmara dos Deputados e, se aprovado, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Irmã Dulce foi canonizada em outubro de 2019, 27 anos após a sua morte. Ela é a primeira santa nascida no Brasil e é conhecida como 'Anjo bom da Bahia'. Durante toda sua vida, se dedicou a cuidar dos pobres e dos doentes, sendo conhecida por transformar um galinheiro em um hospital.

Ela teve dois milagres reconhecidos pelo Vaticano. O primeiro, em 2021, teria sido no Sergipe, onde as orações em seu nome teriam feito cessar uma hemorragia de uma mulher que padeceu durante 18 horas após dar à luz o seu segundo filho. Já em 2014, um maestro baiano voltou a enxergar após pedir pela intercessão da religiosa.

Fonte: Folhapress

Matéria do Domingo Espetacular da Rede Record Revela Detalhes do "Modus Operandi" da Quadrilha de Traficantes Alvos da Operação "Narcos Gold"

A Rede Record apresentou durante a revista eletrônica semana Domingo Espetacular, uma reportagem muito bem produzida, que destrincha o modo como agia a quadrilha de traficantes que operava em alguns estados brasileiros, tendo seu quartel general em uma propriedade rural nas próximades da cidade de Itaituba.

A riqueza de detalhes da reportagem é impressionante.

Assista clicando no link abaixo.

<iframe src="https://player.r7.com/video/i/619aeb85c012ad0bb0002256" width="640" height="360" frameborder="0" loading="lazy" allowfullscreen></iframe>

Tapajós pode sofrer segundo revés em modelo viciado de plebiscito que volta ao debate no Senado Federal

O jornalista Miguel Oliveira, um santareno, que viveu por alguns anos em Belém, conhece em detalhes a luta pela emancipação política da parte Oeste do Pará. No artigo a seguir, ele faz uma análise correta do estágio atual da campanha por um novo plebiscito. E para quem vive fora de Santarém, onde se concentra a maior força desse movimento, trata-se de uma excelente leitura. Recomendo.

Jota Parente

No dia 11 de dezembro de 2011, a maioria da população paraense foi às urnas dizer 'Não' à divisão do Pará. Naquela ocasião, discutia-se um projeto que dividiria o Estado em três: Pará, Carajás e Tapajós. Por maioria absoluta, a proposta foi rejeitada. O plebiscito no Pará foi considerado o maior plebiscito regional da história do Brasil. 

Mas, o que torna o atual  Projeto de Decreto Legislativo diferente daquele aprovado pelo Congresso para a realização do plebiscito de 2011? Apesar de a proposta apresentada pelo então senador Siqueira Campos (DEM-TO), em 2019, sugerir a consulta da população paraense apenas para a criação do Estado do Tapajós, é pouco provável que o resultado nas urnas, caso seja aprovada a realização do novo plebiscito, seja diferente daquele de 2011. 

 

Há 10 anos, havia maior mobilização da classe política, tanto nos âmbitos municipal e regional, quanto no federal. Em Brasília, o movimento separatista ganhou apoio de deputados e senadores simpatizantes à causa. Empresários e a sociedade civil organizada também tiveram maior envolvimento. A criação do Estado do Tapajós era um desejo comum entre a maioria da população. Mas alguns políticos estaduais, que sempre foram contrários à emancipação, como o ex-vice governador Helenilson Pontes, oportunisticamente, defendem, agora, que a consulta continue a ser realizada em todo o estado do Pará. 

 

O atual governador Helder Barbalho, que recebeu expressiva votação em duas eleições nas regiões do Tapajós e Carajás, tendo como candidato a vice o ex-deputado Lira Maia, um dos maiores incentivadores do plebiscito de 2011, na primeira disputa ao governo em que foi derrotado, recentemente demonstrou que não apoia a realização do plebiscito para a criação do estado do Tapajós.

 

Helder diz que o momento é "inoportuno" e que o sentimento regional já não é o mesmo do período em que o Baixo-Amazonas não era considerado prioridade do governo estadual.  O chefe do executivo estadual tem marcado presença constante na região para demonstrar, segundo ele, que "os tempos são outros". Mesmo assim, por causa desse seu posicionamento, o governador vem sendo criticado com frequência nas redes sociais.

 

Talvez esse raciocínio do governo estadual de se fazer presente com obras e serviços em toda região Oeste pode explicar o porquê, atualmente, as ações para a aprovação do plebiscito ocorrerem de forma isolada, sem envolvimento da maioria da sociedade, apenas de alguns políticos paroquiais, além de líderes de um movimento com clara vinculação ao bolsonarismo, sem força expressiva e nem representatividade, no  município de Santarém ou fora dele. 

 

Novamente, pela proposta em debate no Senado Federal, em caso de um novo plebiscito toda a população paraense terá que participar da consulta e não apenas a região interessada. O que aumenta a desvantagem numérica a favor do ‘Não’. 

 

Em 2011, uma estratégia mal elaborada, a inclusão da criação do Carajás, a falta de articulação e força política, além da inexistência de uma campanha convincente da população paraense sobre a real necessidade da divisão territorial foram alguns dos muitos fatores que levaram à derrota no plebiscito. 

 

Naquela ocasião, os eleitores tinham que responder a duas perguntas: "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do estado do Carajás?" e Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?"

 

Do total de 3.549.107 (98,54%) eleitores que votaram no plebiscito, 2.344.654 (66,08%), e 2.363.561 (66,60%), rejeitaram a criação dos estados do Tapajós e Carajás, respectivamente. Disseram sim 1.185.546 (33,40%) e 1.203.574 (33,92%). 

 

Em 2011, o total de eleitores paraense era de 4.848.495. Desse total, 3.601.849 foram às urnas votar. Foram registrados 1.246.646 (25,71%) abstenções. 

 

Santarém e Marabá, como era esperado, tiveram recorde absolutos de votos a favor da divisão: 98,6% e 93,2%, respectivamente. Mas, a soma dos votos dessas duas regiões não foi suficiente para bater a votação expressiva registrada em Belém e nas regiões Nordeste e Marajó, que possuem, somados, o maior eleitorado paraense: 94,8% eleitores da região que remanesceria do Pará foram contra o Carajás e 93,8% votaram contra o Tapajós. Um detalhe: Altamira, que estava incluída no mapa do pretenso estado do Tapajós votou não pela proposta de redivisão.

 

Hoje, o total de eleitores paraenses aumentou. São 5,5 milhões, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Só Belém tem 1.043.219 eleitores aptos. Em Santarém, são 221.537 eleitores aptos ao voto.

 

Em 2011, a população de Santarém e Marabá, juntas, somavam pouco mais de 300 mil habitantes. O número de paraenses também aumentou, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 8.777.124.

 

A capital segue com seus mais de 1,5 moradores. São exatas 1.506.420 pessoas; enquanto Santarém, também segundo a estimativa do IBGE, possui 308.339 habitantes. 

 

10 anos se passaram desde a derrota do referendo de 2011 que dava ao povo o direito de decidir se era a favor da divisão territorial e da criação dos novos estados federativos.

 
Na última quarta-feira (17), o Senado Federal colocou em votação o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 508/2019, que convoca um novo plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós. Um pedido de vistas do senador Jader Barbalho (MDB), apoiado por vários senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), adiou a votação da matéria, que deve voltar à pauta esta semana. 

 

A verdade é que, salvo apenas para os que estão fazendo do plebiscito uma bandeira meramente eleitoral, não há mais um interesse comum como em 2011. Nem empolgação, nem a vontade de superar o ressentimento pelas décadas de abandono político e falta de investimentos na região. Nem a desigualdade econômica entre as regiões motiva na maioria das pessoas o desejo por um novo plebiscito. Sem esse envolvimento, a chance de o ‘Sim’ pela criação do Tapajós fracassar nas urnas é ainda maior. 


O sonho de criação do Estado do Tapajós, ao contrário do Carajás, é bem mais antigo e muito mais legítimo. 

 

Mas isso depende de uma alteração na Constituição Federal para que apenas a população diretamente interessada venha a se manifestar. Caso contrário, tratar-se-á, mais uma vez, de uma derrota conhecida de véspera.

 

Eu, apesar do encaminhamento equivocado dessa nova proposta de plebiscito, jamais renunciarei à minha já conhecida posição favorável à redivisão do Pará.


Miguel Oliveira - O Estadonet