terça-feira, novembro 23, 2021

Calado, Lula está errado. Lula e a democracia: “Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Ortega não?”

Lula ficou, exatamente do tamanho do presidente Jair Bolsonaro, quando pronunciou uma das mais infelizes frases que ele já falou em toda sua história política. A idiotice da comparação feita por ele, fica à altura do seu oponente na corrida eleitoral do próximo ano, quando o assunto é democracia.

Comparar a chanceler da Alemanha Ângela Merkel com o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega é uma declaração que só pode sair da boca de quem tem desprezo pela democracia 

Enquanto a governante alemã está concluindo seu quarto mandato consecutivo, eleita em eleições transparentes, e não quis concorrer ao quinto mandato, Daniel Ortega renovou o seu mandato como presidente da Nicarágua numa eleição de faz de contas, na qual mandou prender todos os candidatos de oposição, entre os quais, Violeta Chamorro, que claramente tinha a preferência doa eleitores nicaraguenses e ameaça o seu reinado..

Enquanto Ângela Merkel encerra um ciclo de dezesseis anos no comando da maior economia da Europa, a terceira maior do mundo, tendo levado seu país a ser a locomotiva que puxa a economia européia, sendo ela reconhecida como a maior líder atual do velho continente, Ortega conduz o seu país para o abismo econômico e para o absolutismo.

A comparação de Lula é uma aberração e um atentado verbal contra o estado de direito que todo cidadão que apoia a democracia deve externar e vivenciar. Sua afirmação, que não é apenas infeliz, mas, irresponsável, poderá lhe custar muitos votos perdidos entre os eleitores que, nem rezam na cartilha do atual presidente, nem na dele mesmo. Além de causar preocupação em eleitores que não são lulistas, ou que se desiludiram com Bolsonaro.

É isso que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pensa da democracia? Vale tudo para ganhar o poder é para tentar se perpetuar nele?

Depois dessa, Lula ficou na estatura de Bolsonaro.

Decepcionante, muito decepcionante, seu Lula.

Eis a matéria da veja sobre o assunto.

Jota Parente, Jornalista
--------------------------------
Lula e a democracia: “Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Ortega não?”

"Eu era contra a candidatura de Daniel Ortega mais uma vez [ao quarto mandato na Nicarágua]. A Frente Sandinista tem muita gente para se candidatar. Também fui contra Evo Morales ser candidato [ao quarto mandato na Bolívia]—ele já havia feito dois mandatos extraordinários. E o mesmo com [Hugo] Chávez [ ao terceiro mandato na Venezuela]. Posso ser contra, mas não posso interferir nas decisões de um povo. Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder [na Alemanha], e Daniel Ortega não? Por que Margaret Thatcher pode ficar 12 anos no poder [no Reino Unido], e Chávez não? Por que Felipe González pôde ficar 14 anos no poder [na Espanha]?"

(Lula em entrevista às repórteres Pepa Bueno e Lucía Abellán, do El País. Angela Merkel e Margaret Tatcher, falecida, foram eleitas chefes de governo em regimes reconhecidamente democráticos. Daniel Ortega e Hugo Chávez, falecido, comandaram ditaduras. Ortega assumiu o quarto mandato na Nicarágua numa “eleição” com 80% de abstenção, depois de prender todos candidatos presidenciais adversários e extinguir partidos de oposição.)

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário