quarta-feira, setembro 16, 2020

Café faz bem ou mal para a saúde?

 


Saborear um bom café é um prazer quase unânime no mundo inteiro. Alguns historiadores afirmam que a bebida caiu no gosto popular durante a Revolução Industrial, devido ao seu poder energético. O café aumenta a concentração e ainda deixa pele e cabelos mais bonitos, além de ajudar a prevenir doenças.

De acordo com dados publicados no site da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), um estudo com 521.330 adultos de 10 países europeus mostrou que a ingestão de, pelo menos, três xícaras de café por dia é associada a um menor risco de mortalidade. Outros estudos no mundo inteiro comprovam seu poder na cosmética.

Conheça 6 benefícios que o consumo de café pode trazer ao corpo

1. Favorece o crescimento dos cabelos

Um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, revela que o café pode aumentar em até 25% o crescimento dos cabelos, quando aplicado diretamente no couro cabeludo. Além de ajudar a crescer, também fortalece os fios. Uma boa desculpa para preparar uma quantidade a mais de café!

2. Protege e hidrata a pele

O café contém uma substância chamada clorogênico, que é antioxidante e anti-inflamatório. Também tem propriedades hidratantes e protege a pele de malefícios, como tumores. Delicioso e bom para a pele.

3. Funciona como diurético

A cafeína possui um efeito levemente diurético. A própria água usada para dissolver o pó de café ameniza esta propriedade, mas a bebida pode ajudar, por exemplo, quem tem histórico de pedras nos rins.

4. Ameniza a dor de cabeça

A cafeína pura ou acrescida a outras substâncias é utilizada em diversos países para tratar a cefaleia. Há quem não abra mão de uma xícara de café para aliviar a enxaqueca, ao primeiro sinal de dor.

5. Reduz os sintomas da asma

O café tem efeito broncodilatador e reduz a fadiga dos músculos respiratórios. Por causa de sua ação, a bebida pode reduzir os sintomas e evitar os riscos de manifestações da doença.

6. Pode evitar o surgimento de células cancerígenas

O café aumenta o número de enzimas que combatem os radicais livres, que podem favorecer o aparecimento de câncer.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário