quarta-feira, setembro 16, 2020

Subcomandante do 15º BPM se posiciona sobre o caso do voo de helicóptero que fez pouso de emergência

 Nota do Blog: O subcomandante do 15º BPM, Capitão Éder, posicionou-se na postagem original, com o comentário abaixo, transcrito na íntegra:"


Eder9 de setembro de 2020 23:48

Primeiramente Jacareacanga não é Garimpo, e embora haja garimpos na região, não fomos a nenhum porque nossa missão era em Jacareacanga.
Segundo, o helicóptero não estava sendo usado na missão ou para a missão, e somente foi utilizado para o deslocamento entre Jacareacanga e Itaituba, pois, nesse caso, nossas viaturas estavam empregadas em missões e não poderíamos tira-las da localidade somente para nos levar para Itaituba.

Em terceiro lugar, estávamos juntos porque trabalhamos juntos, como Comandante e Subcomandante do Batalhão, e este último atuando ainda como Comandante do Grupamento Tático Operacional - GTO/CPR-X, que está empregado na missão em Jacareacanga, missão esta que resultou na localização e neutralização de um homicida, apreensão de 3 (três) armas de fogo, prisão de traficantes e apreensão de drogas.

Em quarto lugar, se você não sabe da existência de uma Ordem de Serviço, então procure se informar, ela existe, e minha ida para Jacareacanga com o efetivo de 17 Policiais Militares no dia 01/09/2020, foi por ordem do Cmt do CPRX, com Ordem de Serviço, autorizada pelo DGO e Cmd Geral da PMPA. 

E o Comandante do Batalhão não precisa de uma O.S. para se deslocar para um Pelotão ou Posto Policial Destacado que faça parte da circunscrição do seu próprio Batalhão, e esse deslocamento se deu pela missão que estava em andamento e exigia sim a presença do Comandante, como é de praxe nas unidades operacionais da Corporação em missões e ocorrências de grande relevância.

Quanto aos demais questionamentos, não fazem o menor cabimento. Quanto ao filho do Major, por exemplo, se o transporte era particular, porque ele não poderia ser transportado de uma cidade a outra, na companhia do seu pai, em um transporte particular?

E quanto a estarmos juntos em um transporte particular "sem estar de férias", não faz o menor sentido essa colocação, pois estávamos apenas retornando para a cidade de Itaituba, sede do 15° BPM, devido a necessidade do nosso retorno para cumprir com nossas obrigações e atribuições de Cmt e Subcmt do Batalhão.

Quanto ao proprietário da aeronave e o momento da comunicação do fato, não podemos tecer comentários pois não sabemos o que de fato ocorreu enquanto estávamos incomunicáveis naquele local aguardando o resgate.

Quanto à região de Jacareacanga e Itaituba serem historicamente conhecidas pelas práticas de diversos crimes, era exatamente o cometimento de crimes que estávamos combatendo em Jacareacanga, empregando efetivo especializado, implementando estratégias de combate ao crime, e obtendo resultados como mencionei acima. 

E da mesma forma trabalhamos em Itaituba e em toda a região, fato este que está comprovado com a estatísticas de produtividade do nosso Batalhão.

E se de fato foi requisitada a Instauração de IPM, que é uma peça inquisitiva para apurar se em determinada circunstância há ou não cometimento de crime ou transgressão da disciplina, então estamos certos de que ficará provado tudo o que afirmamos acima, e nenhuma dessas suspeitas prosperará.

Portanto, se a senhora não conhece, se a senhora não sabe, então procure se informar. Se tivesse ligado, buscado a informação, teria recebido todas essas respostas. Mas o que fica evidente é a sua intenção desesperada de levantar dúvidas, suspeitas infundadas, desacreditar profissionais sérios e íntegros, de maneira maldosa e leviana.

Saiba também que estaremos entrando com uma representação contra a senhora por tentar nos desacreditar e sugestionar a nossa associação com atividades ilegais.

P.S.: Se a senhora está tão bem informada, então vá procurar o "quinto ocupante" do helicóptero, pois ele ainda está desaparecido." 

Fonte: blog do Norton Sussuarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário