segunda-feira, maio 11, 2020

China pressionou OMS a adiar alerta global sobre pandemia; diz revista

O presidente da China, Xi Jinping, teria pressionado a Organização Mundial de Saúde (OMS) a adiar o alerta global sobre a pandemia do Covid-19, pedindo ao seu presidente, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que guardasse as informações sobre uma transmissão do vírus e adiasse um alerta de pandemia. 

A acusação, divulgada pela revista alemã Der Speigel, faz parte de um relatório do Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND) que estima que a China perdeu de quatro a seis semanas de combate a doença ao não divulgar informações sobre a pandemia.

"A 21 de janeiro, o líder da China, Xi Jinping, questionou o presidente da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus sobre um possível encobrimento da transmissão humano-humano do vírus e um adiamento de um aviso de pandemia", indica a revista. 

Em reação, a OMS emitiu um comunicado em que declara que as alegações da publicação são "infundadas e falsas". "O Dr. Tedro e o presidente Xi nunca falaram no dia 21 de janeiro e nunca falaram por telefone. Estes relatos imprecisos distraem e prejudicam os esforços da OMS e do mundo em acabar com esta pandemia da Covid-19", indica o mesmo.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário