quinta-feira, março 26, 2020

China fechará fronteiras a estrangeiros para evitar nova onda de contaminação em massa do coronavírus


PEQUIM, TÓQUIO (Reuters) - A China decretou nesta quinta-feira que fechará temporariamente suas fronteiras para estrangeiros com vistos ou autorizações de residência válidos, devido à pandemia da Covid-19, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.

A medida, que entrará em vigor às 0h locais de sábado (13h de sexta-feira no horário de Brasília) visa a evitar a reincidência da disseminação em massa do vírus no país.

Em comunicado, Chancelaria afirmou que “é uma medida provisória que a China está sendo forçada a tomar para lidar com a epidemia", citando medidas semelhantes adotadas por outros países.

Mais  cedo, Pequim já havia ordenado que as companhias aéreas reduzissem drasticamente o número de vôos dentro e fora do país, pois Pequim teme que os viajantes do exterior possam reacender o surto de coronavírus que paralisou o país por dois meses.

A Administração da Aviação Civil da China (AACC) ordenou as companhias aéreas chinesas a manter apenas uma rota para qualquer país e limitar o número de voos para um por semana, a partir de 29 de março. Companhias aéreas estrangeiras também serão obrigadas a reduzir a suas rotas internacionais para a China e a operar apenas uma rota para o país.

Em comunicado, o órgão regulador afirmou que, “de acordo com a necessidade de contenção de epidemias, a AACC pode imprimir uma política para reduzir ainda mais o número total de vôos internacionais de passageiros”.

Cerca de 80% dos vôos internacionais já estavam sendo cancelados antes do anúncio, mas as companhias aéreas chinesas foram convidadas a não cortar suas rotas internacionais até o pedido feito nesta quinta-feira pela AACC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário