segunda-feira, fevereiro 24, 2020

‘Um índio pode morrer em 24 horas após contrair uma gripe’, diz ex-presidente da Funai

Resultado de imagem para fotos de índios RIO — Presidente da Funai entre 1991 e 1993, o indigenista Sydney Possuelo é considerado uma das maiores autoridades em povos indígenas isolados. Ele foi responsável por suspender as autorizações para que missões religiosas entrassem em terras indígenas. A decisão se deu após o escândalo da morte de indígenas da etnia Zoé, no Pará, quando missionários norte-americanos desrespeitaram as leis brasileiras e contataram os nativos isolados.

Como foi a expulsão da Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB) após a morte dos zoés?

Eles tinham um acordo com a Funai, antes de eu entrar na presidência. Eu os recebi com toda a atenção e tentamos fazer um acordo. Eu falei: “vocês podem auxiliar na questão da saúde, na demarcação, na educação, não tem problema. Vocês só não podem é fazer proselitismo religioso lá dentro”. Daí eles não assinaram e o acordo não foi renovado.

Como o senhor vê a tentativa de missões religiosas de catequizar indígenas?

É um desrespeito, porque eles (indígenas) têm a sua forma de estar unidos, de agradecer, de fazer as suas rezas e cânticos.

Existe uma política de aproximação com esses povos?

Você pode ter o melhor sentimento para se aproximar deles, mas vai cometer quase que um genocídio , porque leva bactérias e infecta muita gente. É, portanto, desaconselhável fazer esse tipo de movimento, como aconteceu com os zoés, que matou dezenas, centenas, não se sabe direito, provavelmente por gripe. Um índio pode morrer de pneumonia em 24 horas após contrair uma gripe.

Como o senhor vê hoje a atuação da Funai?

A Funai, que é feita para defender o índio, hoje é braço executivo dessa política canalha que está aí. Eles representam a ação do governo e são o exemplo da política nefasta sobre os povos indígenas. As palavras que o Bolsonaro tem proferido de que não vai fazer um centímetro de demarcação de terra é um total desrespeito e uma afronta à Constituição.

O senhor acredita em avanços na política indigenista como idealiza o governo?

O governo ameaça acabar com a Funasa, que trata da saúde do índio. Em vez de extinguir, porque seria um alvoroço muito grande , faz pior. Ele está transformando a Fundação Nacional do Índio em um órgão favorável à não demarcação, à introdução de madeireiros e do agronegócio. Essa com certeza é a mais nefasta política contra os povos indígenas.

E como vê a indicação de um ex-missionário para coordenar a área de índios isolados?

Eu não me lembro dele. Só sei que ele foi ligado a Novas Tribos (Missão Novas Tribos do Brasil). Mas basta ver que o presidente da Funai (Marcelo Xavier) já está com essa missão de destruir a Funai e, agora, o fantasma das missões novas tribos à espreita..., eles não vão perder tempo.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário