quinta-feira, dezembro 12, 2019

Informe JC (edição do Jornal do Comércio)


31% a mais
O número de diabéticos no Brasil cresceu 31% nos últimos dois anos. Trata-se de um crescimento assustador, que agrava ainda mais o quadro desse problema de saúde pública no país. Já são em torno de 12,5 milhões os portadores da doença, sendo que cerca de cinquenta por cento deles não sabem disso.

Ainda não vingou
O Uber ainda não vingou em Santarém, cidade onde o aplicativo não tem muito tempo de inaugurado. O número de credenciados ainda é pequeno, o que faz com que a pessoa tenha que esperar um longo tempo depois que pede um veículo. Por enquanto, não está valendo a pena, e isso só vai melhorar quando o número de credenciados crescer muito. Enquanto isso, a concorrência torce contra, e vibra.

Belém mal cuidada
Zenaldo Coutinho é um prefeito, que quando encerrar seu mandato, o segundo, não vai deixar saudades para a população de Belém. É fácil perceber que a cidade está mal cuidada. O BRT, que foi esperado como um desafogo para o complicado trânsito da capital, não apenas não foi concluído, como até agora não desafogou nada.

Mucura 1
Fim triste teve o ex-atacante Mucura, que jogou por algumas das principais equipes de Itaituba. Ele foi vítima de um assassinato com requintes de crueldade, tendo seu pescoço praticamente decepado. O crime aconteceu no bairro Jardim Aeroporto e os motivos não foram desvendados pela polícia até o fechamento desta edição.

Mucura 2
Mucura veio de Aveiro, onde jogava pelo Rodoviário, seu clube de coração. Aqui em Itaituba ele atuou por equipes como 13 de Maio, Auto Esporte e Casaca de Couro, time com o qual teve forte relação. Mas, foi na Associação Atlético Itaituba que ele mais brilhou, sendo campeão e artilheiros algumas vezes. Ele ganhou diversos títulos no futebol itaitubense, tendo sido um atleta vencedor.

Serabi 1
Há pelo menos dois anos, a empresa de mineração Serabi está trabalhando com licenças ambientais provisórias, o que causa muitos problemas, sobretudo porque isso gera desconfiança nos investidores externos, dificultando o aporte de recursos nessa mineradora. Mais de duzentos empregos diretos estão ameaçados por conta disso.

Serabi 2
O prefeito Valmir Clímaco escalou o secretário de meio ambiente, engenheiro
Bruno Rolim, e convidou o vereador Wescley Tomaz, da base do governo, para que os dois o representassem em uma audiência que ele havia agendado com o governador Helder Barbalho. De posse das informações e da urgência que o caso requer, Helder nomeou uma força tarefa para tratar desse assunto, estabelecendo o prazo máximo de sessenta dias para tomar uma decisão.

Ferro x ouro 1
De volta da capital, o vereador Wescley Tomaz falou na tribuna da Câmara, terça (10/12), que o minério que mais chama atenção do governo do Estado não é o ouro, mas, o ferro, que recolhe muitos milhões de reais todos os meses ao erário estadual, por conta da exploração e exportação do minério das minas de Carajás.

Ferro x ouro 2
Não tem como fazer uma comparação entre o recolhimento dos tributos desses dois minerais, sem que a balança despenque em favor do ferro. O ouro é muito importante para os municípios que o produzem, como é o caso de Itaituba.

A farinha nossa 1
Um bom requerimento de iniciativa do vereador Diego Mota foi aprovado terça-feira passada na Câmara. Pede a retomada do apoio da prefeitura para a produção de farinha na região da comunidade de Ipiranga. Diego lembrou que essa iniciativa aconteceu no segundo mandato inconcluso do ex-prefeito Roselito Soares.

A farinha nossa 2
Quando assumiu no lugar de Roselito, Valmir não deu prosseguimento, e Eliene Nunes, nos seus quatro anos de mandato nem tocou no assunto. O vereador ressaltou que a experiência foi exitosa, e por isso espera que o prefeito Valmir Clímaco apoie o seu pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário