quinta-feira, dezembro 12, 2019

Hora de avaliar a escola


          Marilene Parente - Eu gosto de falar sobre educação, pois, somente por meio dela é possível transformar o mundo. A educação abre as portas da mente e conduz as pessoas a patamares mais elevados na vida. É a educação, e apenas a educação, a porta de entrada que pode fazer um país adentrar ao seleto clube do primeiro mundo, conquista da qual a gente já esteve mais perto.
          Por falar em educação, terminou mais um ano letivo, e a garotada que foi aprovada direto foi aquela que estudou para aprender, não somente para tirar nota suficiente para alcançar a nota mínima. Muitos tiveram o dissabor de ver os colegas de férias, enquanto eles continuam indo à escola porque ficaram para recuperar.
          Na correria do cotidiano, não é fácil para a maioria dos pais acompanharem a vida escolar dos filhos. Não é fácil, mas, é essencial. No meu caso, eu e o Parente estudamos junto com o Parentinho. Tem muita coisa que a gente não lembra mais. Então, salve a bem-dita Internet que nos socorre nos momentos mais complicados. Mas, ela sozinha não resolve. É preciso que haja o acompanhamento dos pais.
          O Parentinho começou a sua vida escolar na Escola Aquarela, no bairro da Floresta. Quando concluiu o Jardim II foi para o Centro Educacional Polegar, onde já está há seis anos, e de lá só sairá quando terminar o nono ano. Isso, se a escola ainda não tiver implantado o Ensino Médio, uma possibilidade pela qual a gente torce que aconteça.
          Temos uma boa relação com a direção e com os professores do Polegar. Boa relação não quer dizer que nunca tivemos problemas, uma vez que já nos indispusemos algumas vezes por discordâncias mútuas sobre certos assuntos. Nada que uma boa conversa não tenha resolvido, superando possíveis ressentimentos.
          O aprendizado do meu filho tem sido bom; o seu desenvolvimento é motivo de elogios por parte dos professores, o que nos enche de orgulho, mas, assim como acontece com outros coleguinhas dele que também vão bem, isso é fruto da parceria da escola com a família. Não existe milagre nisso. O aluno sente-se muito mais seguro quando os pais dão atenção.
          Infelizmente, é grande, e parece ser cada vez maior, o percentual de famílias que joga toda a responsabilidade da educação dos filhos nas costas dos professores, abdicando de forma irresponsável de uma das coisas mais importantes da vida, que é a primeira parte da educação de uma criança. Os valores morais e os limites são obrigação dos pais. À escola compete transmitir conhecimento e complementar a educação do cidadão em formação.
          Isso serve para todos. Tanto para escolas públicas quanto para escolas particulares, que devem ter os mesmos princípios e objetivos; tanto, pais de alunos da rede pública de educação, quanto para os que frequentam escolas pagas, que tem os mesmos deveres de compartilhar as responsabilidades inerentes à educação de crianças, adolescentes e jovens.
          Nesse aspecto, o Centro Educacional Polegar está de parabéns, conquanto a boa convivência entre a escola e os pais dos alunos é estimulada, e a escola está sempre aberta ao diálogo. E além da boa qualidade do ensino que esse educandário oferece, a segurança que cerca as crianças faz com que a gente, ao deixar os nossos filhos lá, volte para casa ou para o trabalho sem nenhuma preocupação com esse item, que é um dos maios sérios e mais preocupantes nos dias de hoje.
          A qualidade da educação no Brasil não é das melhores. Vimos patinando há alguns anos, sem conseguir avançar. As avaliações de organismos internacionais não tem sido boas. E esse não é um problema de governo, nem desse, nem de outros, senão, um problema de Estado, que há décadas não consegue implementar um bom projeto de educação.
          Não me apraz apenas me regozijar com o sucesso particular do meu filho, porque, quanto melhor for o país, quanto mais desenvolvido for o nosso povo, melhor será a qualidade de vida para todos. Contudo, essa realidade só será palpável através do comprometimento de todos os partícipes do tripé da educação: governo, escola e pais.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos os leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário