quarta-feira, novembro 13, 2019

Anúncio de emprego gera indignação ao vetar “negras e gordas”

Uma cuidadora de idosos, de 41 anos, denunciou à Polícia Militar um anúncio de vaga de emprego que não aceitava candidatura de pessoas “negras e gordas”. O caso ocorreu na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e repercutiu nacionalmente. 

A situação foi denunciada pela cuidadora Elisângela Carlos Lopes, que recebeu a oferta por meio de um serviço de transmissão de mensagens via WhatsApp. A mensagem informava que eram procuradas 10 cuidadoras para trabalharem como plantonistas, recebendo R$ 100 por dia, incluindo o vale-transporte.

"Únicas exigências: não podem ser negras, gordas e precisam de pelo menos 3 meses de experiência", disse a mensagem.

Elisângela, que mora em Ribeirão das Neves, uma das cidades com maior índice de pobreza da região metropolitana de Belo Horizonte, afirmou que mesmo não precisando da vaga, sentiu-se ofendida com os critérios da seleção. 

“Eu li mais uma vez para ver se não era fake news, mas não era”, disse Elisângela. 

O texto foi enviado por uma treinadora de cuidadores que costuma compartilhar dicas de vagas de emprego para pessoas que trabalham na área. Entrevistada por uma equipe da Record, a mulher afirmou que apenas transmitiu a mensagem enviada pela franquia da empresa Home Angels, em Belo Horizonte.

Elisângela relatou ainda que a treinadora que compartilhou a mensagem se desculpou por e esclareceu que estava apenas repassando um pedido de terceiros. A cuidadora diz ainda que foi ofertada a ela uma consulta com psicóloga após a confusão, mas ela recusou.

“Ao ler este anúncio, eu deduzi que eu, que sou negra, semianalfabeta, moradora de Ribeirão das Neves e com 41 anos, vou ficar fora do mercado de trabalho se precisasse da vaga”, declarou Elisângela. 

Já a agência Home Angels disse que tomou conhecimento do caso e que repudia o ocorrido. Segundo a empresa, o recrutamento teria sido feito por uma franquia da marca, que tem administração independente. 

Em nota, a companhia informou, ainda, que está realizando ações para que sejam aplicadas as medidas cabíveis ao funcionário responsável pela publicação.

Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário