quinta-feira, outubro 10, 2019

Valmir: "Onde tem pedágio, tem estrada que presta"


A reportagem do blog conversou com o prefeito Valmir Clímaco na audiência pública que discutiu em Itaituba a concessão de trechos da BR 163. Ele tem uma visão positiva dessa iniciativa do governo federal...

“Com certeza. É muito interessante, porque haverá uma estrutura melhor para dar assistência a mais de 2.000 motorista que passam por dia na BR 163. O que a gente queria era que houvesse manutenção dada por empresas, e certamente, nessas contrapartidas vai ter alguma coisa para o município de Itaituba.

Isso é interessante para a população, até porque nós temos medo que essa estrada, se não tiver mais atenção, poderá acontecer um apagão completo como o que aconteceu em 2017. É bom para o município, que está tendo a construção de uma grande estrutura de embarque da produção de Mato Grosso, pois vão construir muito mais. Ainda não construíram nem 30% dos portos. Ainda tem um Santarenzinho. tem o Itapacurá.

Blog do Jota Parente – Prefeito, que tipo de contrapartida a prefeitura espera receber?

Prefeito Valmir Clímaco - Durante esses anos a Prefeitura vai receber parte do ISS do pedágio e do ISS da construção. Isso é muito interessante para os municípios.

Blog do Jota Parente – Novo Progresso está questionando nessa audiência, como é que vai ser feito para dividir esse ISS. Itaituba também está interessado nessa questão. Como será feito?

Prefeito Valmir Clímaco - A gente vai receber, de acordo com a quantidade de quilômetros que a estrada cortar em cada município. A proposta prevê a concessão de 970,20 quilômetros da rodovia. No nosso caso, são mais de 200 km, se não me engano.

Blog do Jota Parente - Isso Vai representar um reforço de caixa interessante para o município...

Prefeito Valmir Clímaco – Sim, é verdade. Por outro lado, também haverá mais despesa, porque o Hospital Municipal vai ter que atender muito mais pessoas, que vão usar a máquina do município. Por isso é tão importante essa compensação, pois com ela o município, com a renda do ISS do pedágio vai ter uma renda fixa todo mês.

Blog do Jota Parente - O pedágio é uma garantia de que a gente vai ter rodovia por muito tempo?

Prefeito Valmir Clímaco – Eu fui de carro, daqui para Gramado, no Rio Grande do Sul. A gente paga um bocado de pedágio na viagem, mas, onde tem pedágio, a gente não vê uma bagana de cigarro no chão, tem helicóptero de apoio, tem serviço para o usuário, tem ambulância, carro pipa para apagar incêndio. Tem muita vantagem. E com certeza, nesse trecho de Mato Grosso e do Pará que está sendo discutido, não vai ser diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário