terça-feira, outubro 15, 2019

Margarete Cordeiro, Uma Vida Dedicada a Educação

Weliton Lima, professora Margarete Cordeiro e Ver. Antônia Borroló

A educadora Margarete Cordeiro foi uma das homenageadas na seção solene desta terça-feira, 15 de outubro, dedicada aos professores, no seu dia.

Professora, dona de um currículo que comprova seu empenho em preparar-se sempre mais para desempenhar o seu trabalho com competência, esposa do jornalista Weliton Lima Cordeiro, Margarete exerce o seu ofício longe dos holofotes.

Ao homenagear a professora Margarete Cordeiro, o blog do Jota Parente estende essa homenagem a todos os professores do município que se dedicam com denodo para levar o conhecer e formar cidadãos capacitados para o futuro.

Conheça a história dessa mulher que tem dedicado sua vida à causa da educação.
--------------------------------------
Meu nome é Ana Margarete da Costa Cordeiro. Sou natural da cidade de Belém, mas, vim para Itaituba ainda era criança, por tanto, vivi quase toda a minha vida nesta cidade.

Sou casada com Weliton de Lima Cordeiro e mãe de três filhos: Weverton Luís da Costa Cordeiro, Werley da Costa Cordeiro e Liz Marina da Costa Cordeiro. 

Iniciei minha carreira no magistério como professora na escola Santa Mônica, uma escola particular que funcionou no ano de 1990; no ano seguinte fui convidada para trabalhar como professora substituta na escola Cinderela. Foi então que senti a necessidade de melhorar a minha qualificação e voltei a estudar e cursei o projeto Gavião II, que era um curso de capacitação para professores leigos realizado numa parceira da Universidade Federal do Pará com o município.

Em 1998 fui aprovada no concurso público do município para professora, e assumi o cargo em 1999. Já como professora concursada, iniciei o curso de graduação em magistério na Universidade do Vale do Acaraú - UVA e me formei em pedagogia em 2005 e tenho pós-graduação em pedagogia escolar.

Desde quando entrei no magistério, tinha vontade de trabalhar com crianças da educação especial. Em 2005, o convênio da APAE com o município deu-me essa possibilidade, e para dar melhor atendimento aos meus alunos, em 2010 conclui mais uma pós-graduação em educação inclusiva.

Em 2012 transferi-me para a escola Antônio Gonzaga Barros, onde trabalho atualmente no Atendimento Educacional Especializado – AEE. Nessa escola desenvolvo, juntamente com os meus alunos, o projeto denominado "RECICLAR É ARTE", que tem como objetivo mostrar a importância da reciclagem para o Meio Ambiente.

Como professora, tenho participado de diversos cursos de formação continuada, a maioria, com foco na educação especial, dentre os quais, destaco o curso de aperfeiçoamento no Atendimento Educacional Especializado, ministrado pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Ainda na área da educação especial, tenho certificação do curso de qualificação em Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD, e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, realizado pela Capacita Cursos e Serviços Educacionais.

Tenho, também, certificação do curso de relações humana, curso médio em Teologia e participação em seminários sobre a educação do município e contribuições voluntarias em projetos da APAE, Justiça Eleitoral e Justiça Comum com atuação no Tribunal do Júri. 

Nessa missão de educadora, sinto-me realizada, pois tenho a possibilidade de colaborar no processo educativo e inclusivo de crianças e adolescentes com necessidades especiais, e desta forma, também contribuo com a educação do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário