sábado, outubro 26, 2019

Brasil não reconhece reeleição de Morales 'neste momento'

Manifestantes protestam em La Paz, alegando fraude eleitoral Foto: KAI PFAFFENBACH / REUTERSO Globo - O governo brasileiro não reconhece, pelo menos no momento, a reeleição do presidente da Bolívia, Evo Morales . Em um tuíte, o Ministério de Relações Exteriores defendeu, nesta sexta-feira, uma auditoria no primeiro turno do pleito. Segundo o resultado final, Morales ficou 10,56 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o ex-presidente Carlos Mesa — 0,56 a mais do necessário para a vitória no primeiro turno. 

Além da margem estreita, a paralisação por algumas horas da chamada contagem rápida, uma espécie de apuração preliminar, gerou desconfiança entre os bolivianos, desencadeando protestos nas ruas. 

"Considerando-se as tratativas em curso entre a @OEA_oficial e o governo da #Bolivia para uma auditoria completa do primeiro turno das eleições naquele país, o Brasil não reconhecerá, neste momento, qualquer anúncio de resultado final." 

Considerando-se as tratativas em curso entre a @OEA_oficial e o governo da #Bolivia para uma auditoria completa do primeiro turno das eleições naquele país, o Brasil não reconhecerá, neste momento, qualquer anúncio de resultado final. 

A Bolívia vive manifestações diárias desde as eleições do último domingo, após uma controvérsia envolvendo o sistema de contagem rápida , um mecanismo que não substitui a contagem oficial e tem caráter informativo. Pouco depois do fechamento das urnas, o sistema apontava 83% das atas conferidas e  sinalizava para um segundo turno  entre Morales e Mesa . As atualizações, porém,  não foram mais feitas até a manhã de segunda-feira , quando os números indicavam vitória de Morales já no primeiro turno. 

No final, a apuração oficial, feita manualmente, apontou a vitória de Morales com 47,07% dos votos contra 36,51% de Mesa — um resultado que o candidato opositor não reconhece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário