sábado, outubro 26, 2019

Avião com 57 brasileiros deportados dos EUA pousará em Belo Horizonte neste sábado

Centro de detenção de imigrantes de El Paso, onde o grupo de 57 brasileiros ficou detido por cerca de um mês Foto: JOSE LUIS GONZALEZ / Reuters SÃO PAULO — Um avião fretado com 57 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousará em Belo Horizonte na madrugada deste sábado. Eles estavam na cidade de El Paso e, segundo entidades de apoio a imigrantes, ficaram detidos por cerca de um mês — no grupo está um bebê de 1 ano de idade . Todos estão sendo deportados sumariamente , sem possibilidade de defesa dentro dos EUA. 

Segundo informações apuradas pelo GLOBO , todos estes brasileiros foram deportados de forma célere, dentro das novas regras criadas pelo governo de Donald Trump em julho. Até então, toda a pessoa que adentrasse o território americano passava por um processo migratório. Agora, quando detidos na fronteira, a pessoa pode ser deportada sem nenhum procedimento administrativo sequer, apenas por decisão do controle fronteiriço. Um mês antes, em junho, o governo brasileiro fechou um acordo com Washington para facilitar a deportação de brasileiros sem passaporte ou em situação migratória irregular, emitindo uma autorização especial de viagem que pode ser obtida à revelia da pessoa. 

Segundo a concessionária BH Airport, responsável pelo aeroporto internacional de Confins, o pouso está previsto para 1h da manhã de sábado. O Itamaraty e o governo americano não confirmaram a informação. 

De acordo com uma das famílias dos deportados ouvida pelo GLOBO , os brasileiros tiveram pouco acesso à defesa, além de alegar que as condições humanas eram precárias em El Paso, incluindo restrições a banhos. Familiares que pedem para não ser identificados afirmam que as autoridades americanas não deram informações sobre os detidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário