sexta-feira, setembro 27, 2019

Deputado Eraldo Pimenta: "O Garimpeiro é Tratado Pior que Bandido"


    O deputado estadual Eraldo Pimenta foi um dos oradores que se pronunciaram falando sobre a necessidade de fazer dessa matriz econômica tão fundamental para a sobrevivência de alguns municípios da região e da potencialidade do Pará na área da mineração em geral.
          “O Pará já é o mais importante estado na produção mineral no Brasil. Não é possível a gente ter um estado com tantas riquezas e tanta gente querendo trabalhar, sendo tolhida porque não consegue se regularizar, como é o caso da garimpagem que está sendo tratada hoje, aqui. Nós queremos solução e não, somente repressão.
          Agora dia 2 de outubro nós estaremos indo a Brasília para ter respostas das nossas demandas apresentadas na reunião passada na qual eu estive presente. Eu estou otimista. Espero que as autoridades da capital federal nos deem boas notícias, pois, o que o nosso povo quer é paz para poder trabalhar.
          Nós defendemos a legalidade. Para você ter uma ideia, um parecer da AGU, que não é nem uma portaria, nem um decreto, diz que é ilegal a garimpagem em flonas, quando não é. A lei é clara, e nós queremos que seja retirado esse absurdo. Os garimpeiros, os empresários da área de garimpo querem se legalizar. O problema é que da parte do governo durante todos esses anos não tem havido soluções, só problemas.
          Esperamos que se encontre uma solução para a queima de equipamentos, que é uma das reivindicações de quem trabalha com máquinas pesadas no garimpo. Eu pergunto: quando a Polícia Federal prende um avião lotado de maconha ou de cocaína, ela toca fogo? Não, não toca. Há um rito processual que nesse caso das máquinas não está sendo observado. Na realidade, o garimpeiro está sendo tratado pior do que bandido! Quem é que causa mais problemas para a sociedade, o tráfico, ou a produção mineral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário