quarta-feira, julho 24, 2019

"Só morre do coração, quem quer"!


Imagem relacionadaSó Morre do coração, quem quer, foi o que me disse o médico que cuidou de mim, quando estive muito doente em Manaus, no final de 2011 e no primeiro semestre de 2012.

Quando eu recebi a primeira alta do tratamento oncológico que fiz em Manaus, em maio de 2012, o Dr. William Fuzita me disse:

“Seu José, o senhor vai me fazer um favor: não me vá morrer do coração depois de ficar curado de um câncer. Só morre do coração, quem quer”.

Mas, doutor, retruquei eu, como é que só morre do coração quem quer, se uma pessoa que não tinha nada, de repente morre?

“Não tinha nada, não! Ninguém morre do coração sem ter nada. Não procurou saber se tinha” afirmou ele.

Como fiz o acompanhamento durante cinco anos, e todo ano fazia uma bateria enorme de exames, não precisei tomar cuidados específicos, porém, tão logo tive a alta definitiva passei a fazer acompanhamento anual.

Estou escrevendo este depoimento, porque eu li uma notícia na Folha do Progresso, sobre uma menina de 12 anos de idade, que morreu ontem em um hospital local.

Nesse caso, o problema pegou os pais de surpresa, pois, quem pode imaginar que uma criança de 12 anos possa vir a morrer por problemas cardíacos?

Se a população pobre do Brasil já tem grandes dificuldades de conseguir atendimento médico de rotina, imagina com especialistas.

Tomei conhecimento do caso de uma criança de 10 anos, em Itaituba, que a médica detectou alteração nos batimentos cardíacos, para mais. Os pais tomaram providências imediatas para que um especialista fizesse a devida avaliação da situação para as providências necessárias serem tomadas.

Para os adultos, o mínimo que o bom senso manda é verificar a pressão arterial com a maior frequência possível. A partir daí o médico já poderá dar informações importantes que poderão fazer toda a diferença na vida.

Quando se trata de criança, cujos pais não tenham percebido nenhuma alteração que pudesse leva-los a procurar socorro médico no tempo correto, a gente pode ser surpreendido, todavia, em se tratando de adultos, sou obrigado a concordar com o Dr. Fuzita, quando ele afirma:

“Só morre do coração, quem quer”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário