domingo, julho 07, 2019

*Informe JC


R$ 4,6 MI 1
Essa grana preta estava vindo para Itaituba para ser torrada na compra de quase 30 kg de ouro no mercado negro. Tem gente que achou ruim, dizendo que, mesmo não se sabendo de sua origem, foi um dinheiro que deixou de circular no comércio de Itaituba. Será? Duvido!

R$ 4,6 MI 2
Quando alguém manda tanto dinheiro assim para comprar ouro, normalmente já tem o vendedor, ou vendedores, muito bem definidos. Compra a grosso. Não vai ficar comprando em pequenas quantidades, que é o que impulsiona o comércio local. Então, esse tipo de negócio é muito bom para quem compra, provavelmente, para lavagem de dinheiro, e para quem vende. As duas partes não declaram um só grama, não recolhem um centavo de tributo.

Quem escapará? 1
Uma guerra surda está sendo travada nos bastidores pelos grupos políticos e, em alguns casos, apenas por partidos cujos possíveis candidatos ao cargo de vereador fazem contas e mais contas para ver se conseguem nomes com boa densidade eleitoral para alcançar o quociente eleitoral. Os grupos políticos (Valmir e Ivan) engalfinham-se na disputa de siglas e de lideranças.

Quem escapará? 2
Sem coligação nas eleições proporcionais do ano que vem, o que foi determinado na última reforma eleitoral, a sopa de letrinhas (partidos) deve diminuir em incontáveis municípios. Itaituba deverá ser um deles. Aqui, tem vereador que é líder dele mesmo. Os que em tese, tem mais votos, receberão ajuda dos caciques para comporem suas chapas. Os outros, os que não ficarem debaixo das asas enfrentarão muita turbulência. Vai ser uma eleição diferente a de 2020.

Na contramão 1
A possibilidade da saída da Justiça Federal, vara de Itaituba, que pode ir para Castanhal, foi motivo de manifestação do vereador Davi Salomão, que pediu ao presidente da Câmara, vereador Manoel Rodrigues, que fosse redigido um documento pelo setor jurídico da Casa de Leis para ser enviado a todos os representantes da bancada parlamentar federa do Estado do Pará para evitar que isso aconteça.

Na contramão 2
Como disse o vereador, isso anda na contramão dos acontecimentos. A região vive um processo de desenvolvimento, com a instalação de empreendimentos econômicos. E quando vem esse processo de crescimento, vem, também, os conflitos. É fundamental garantir a permanência da Justiça Federal em Itaituba. Essa desculpa de que é por economia, não cola.

Andou 1
Lembram daquela audiência pública realizada em Itaituba a cerca de três anos, sobre a concessão da BR 163, trecho Sinop-Miritituba, que a gente achou que iria dar em nada, porque o governo só enrola? Pois é, ela está avançando. O estudo sobre o projeto foi aprovado pelo Ministério de Infraestrutura e publicado mês passado no Diário Oficial da União.

Andou 2
A decisão publicada dia 31 de maio aponta que as pesquisas já realizadas por uma empresa privada serão encaminhadas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que deve, então, fazer uma audiência pública e, depois, coordenar a futura concessão da rodovia para a iniciativa privada.3

Andou 3
O trecho que deve ser “desestatizado” compreende uma extensão de 970 km entre a rodovia MT-220 e a BR 203 e ainda outro trecho próximo ao porto de Miritituba, distrito de Itaituba, no sudoeste do Pará. O projeto aprovado pelo Ministério faz referência a investimentos para que seja escoada a produção agrícola e pecuária entre as regiões Norte e Centro-Oeste do país e também à integração do Porto de Miritituba, no Pará; ao terminal ferroviário de Rondonópolis, no Mato Grosso.

Pesquisa
Uma equipe de pesquisadores do Jornal do Comércio e do blog do Jota Parente está nas ruas desde o dia 1º de julho coletando dados para uma pesquisa sobre o poder aquisitivo da população de Itaituba. Serão entrevistadas mais de 500 pessoas nos diversos bairros. Esse trabalho só está sendo possível porque diversos lojistas se dispuseram a apoiar, assim como o prefeito Valmir Clímaco. Na próxima edição será publicado o resultado.


*Na edição 248 do Jornal do Comércio, que circulou na quinta, 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário