domingo, julho 07, 2019

Fome, medo e doença, dentro do campo de detenção de migrantes, no Texas


Campo de Detenção de Clint, onde crianças se amontoam
Fonte: The New York Times
Tradução: Jota Parente

Desde que a Patrulha da Fronteira (Estados Unidos/México) chegou à cidade de Clinton, no Texas, em 2013, ela fixou-se pra valer no local, em uma fazenda no oeste daquele estado americano.

Separado por campos de plantação de algodão que cercam o lugar e por campos de pastagens de gado protegidos por cercas de arame farpado, o campo de detenção situa-se na principal rodovia que passa na região e fica perto da Igreja Apostólica Boas Novas.

A maioria das pessoas ao redor de Clinton sabe pouca coisa do que acontece dentro do campo. Agentes entram e saem; ônibus lotados com crianças apreendidas na fronteira a 4 km entram, de vez em quando no campo.

Dentro do campo secreto que está agora nas linhas de frente da crise da fronteira sudoeste, homens e mulheres que trabalham lá, lutam contra a situação de pesadelo em que vivem.

Surtos de sarna, herpes e varicela estavam se espalhando entre as centenas de crianças que estavam sendo mantidas em celas apertadas, disseram os agentes.

O fedor da roupa suja das crianças era tão forte que se espalhou para as roupas dos agentes - as pessoas da cidade colocam os dedos no nariz quando saíam do trabalho.

As crianças choram constantemente. Uma garota que parecia querer cometer suicídio, só não o fez porque os agentes a fizeram dormir em um local na frente deles, para que pudessem observá-la enquanto estavam registrando os recém-chegados.

"Chega a um ponto em que você começa a se tornar um robô", disse um veterano agente da Patrulha da Fronteira que trabalha na estação de Clint desde que foi construída. Ele disse que recebeu ordens de tirar camas de crianças para ganhar mais espaço em celas, parte de uma rotina diária que ele disse ter se tornado “devastadora”.

A pouco conhecida instalação de Patrulha de Fronteira em Clint tornou-se repentinamente a face pública do caos na fronteira sul dos Estados Unidos, depois que advogados de imigração começaram a relatar os casos das crianças que viram - algumas com 5 meses de idade - e as condições imundas e superlotadas em que eles estavam sendo mantidos.

Os líderes da Patrulha de Fronteira, incluindo Aaron Hull, o principal agente de patrulha do setor de El Paso, contestaram descrições de condições degradantes dentro de Clint e outros locais de detenção de imigrantes em El Paso, alegando que suas instalações foram rigorosa e humanamente administradas mesmo depois de um surto de mortes de crianças migrantes sob custódia federal.

Mas uma análise das operações da estação de Clint, perto da borda leste de El Paso, mostra que a liderança da agência sabia há meses que algumas crianças não tinham camas para dormir, não tinham como se limpar e às vezes ficavam com fome. Seus próprios agentes haviam acionado o alarme e se viram obrigados a acomodar ainda mais recém-chegados.

Os relatos do que aconteceu no Clint e nas instalações da fronteira nas proximidades são baseados em dezenas de entrevistas feitas pelo The New York Times e The El Paso Times, de agentes e supervisores atuais e antigos da Patrulha de Fronteira; advogados, legisladores e assessores que visitaram a instalação; e um pai imigrante cujos filhos foram mantidos lá. A análise também incluiu declarações juramentadas de pessoas que passaram tempo nas instalações da fronteira em El Paso, relatórios de inspeção e relatos de vizinhos em Clint.

As condições em Clint representam um enigma não apenas para as autoridades locais, mas para o Congresso, onde os legisladores passaram semanas lutando contra os termos de um pacote de ajuda humanitária de US $ 4,6 bilhões para instalações na fronteira. A falta de investimento federal, argumentam alguns, é o motivo de os locais terem sido tão tensos. Mas os relatos de miséria levaram vários legisladores democratas a votarem contra o projeto de lei final, que não tinha disposições de supervisão e execução.

Segundo todos os relatos, a tentativa da Patrulha da Fronteira de continuar abrindo espaço para novas crianças em Clint, mesmo quando não conseguiu encontrar espaço para enviá-las para instalações mais bem equipadas, foi motivo de preocupação para muitas pessoas que trabalhavam lá.

"Eu não posso te dizer o número de vezes que eu conversaria com os agentes e eles ficariam com os olhos marejados", disse um agente, um veterano de 13 anos com a Patrulha de Fronteira que trabalhou na Clint.

Mary E. González, parlamentar democrata que visitou a estação de Clint na semana passada, disse que os agentes da Patrulha da Fronteira disseram a ela que repetidamente alertaram seus superiores sobre as instalações superlotadas, mas que as autoridades federais não agiram.

"Eles disseram: 'Nós temos acionado os alarmes, temos acionado os alarmes e ninguém nos ouve' - agentes me disseram", disse González. "Eu realmente acredito que os altos escalões fizeram a situação do Clint acontecer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário