domingo, julho 07, 2019

*Com Valmir no páreo o jogo muda para 2020


As cartas começam a ser colocadas na mesa e o jogo está aberto para a eleição municipal de 2020 em Itaituba. Mais aberto vai ficar, se o prefeito Valmir Clímaco não conseguir reverter sua situação atual de inelegibilidade que tira o seu sono a acalanto o sonho dos pretensos candidatos. Existem pelo menos três projeções a serem feitas que são: com Valmir no páreo, apenas sem Valmir e sem Valmir com Roselito.
Se o prefeito Valmir Clímaco conseguir reverter sua situação, ganhando no STJ e nesse caso, recuperando seus direitos políticos, ele entrará na corrida eleitoral como Franco favorito. Todo mundo sabe disso. Tanto, que embora pouca gente acredite que ele possa disputar a eleição, se puder, tem pré-candidato que vai tirar seu time de campo, pois não quer correr o rico de gastar seu rico dinheirinho com sério risco de não ganhar.
Um segundo cenário vislumbra a ausência de Valmir no pleito, conforme está posto no momento. Se for desse jeito, a voz corrente é que o empresário Ivan D’Almeida seria o favorito em função da votação que recebeu na eleição de 2016, quando ficou à frente da ex-prefeita Eliene Nunes e atrás do prefeito Valmir Clímaco.
A terceira hipótese contempla a possibilidade de o ex-prefeito Roselito Soares poder disputar a eleição. Isso ainda não está claro. Ainda vai ser preciso esperar, porque existe uma matéria para ser julgada no STF, cujo resultado deve se transformar em Súmula Vinculante que vai servir para todos os políticos que se encontram na situação de Roselito.
O que o STF vai discutir nesse julgamento, será o momento em que passa a contar o tempo de cassação de um político, se é a partir do momento em que ele perde o mandato, ou se é a partir do dia em que o mantado estaria encerrado se não tivesse acontecido a cassação. Isso faz toda a diferença, pois, se for na primeira hipótese, Roselito estará apto a concorrer.
A dupla de empresários, Gilberto Leal e Osmarino Parente de Aguiar também está se movimentando visando ao pleito de 2020. Gilberto sinaliza com a intenção de participar da corrida eleitoral como cabeça de chapa, tendo Osmarino como vice. São dois nomes muito respeitados do mundo empresarial itaitubense, mas, com pouca densidade eleitoral.
Os advogados que defendem o prefeito Valmir Clímaco apostam que ele recuperará seus direitos políticos no STF, não porque pudesse não haver motivos para sua condenação no processo, mas, porque já estaria prescrito. Essa é, também, a opinião de três advogados conhecidos de Itaituba consultados por mim. Para dois outros causídicos ouvidos, é muito pouco provável que o prefeito consiga reverter essa situação.
A eleição para prefeito, ano que vem, passará diretamente por isso. Com Valmir será uma coisa, e sem ele, outra totalmente diferente. Se o prefeito puder ser candidato, entrará como favorito disparado, uma vez que ele conseguiu ampliar muito a sua popularidade após assumir o cargo em 1º de janeiro de 2017. É difícil bater Valmir na urna, hoje.
Além de contar com um inegável favoritismo, caso seja candidato, o prefeito tem tudo para contar um time de candidato a vereador mais forte do que os outros concorrentes. Isso é óbvio, posto que sua popularidade por conta da gestão que agrada grande parte da população, além do cargo de prefeito, atrairá os candidatos a vereador com maior capilaridade eleitoral.
Se não ganhar a causa no STJ, Valmir vai ter que trabalhar um nome, o que não parece ser uma missão fácil, pois, transferir votos não é coisa fácil. O percentual de políticos que consegue eleger quem deseja é pequeno. Por isso, conjecturar é permitido para quem escreve ou conversa sobre política, mas, sem perder de vista que o modo como vai dar-se a disputa pela prefeitura no próximo ano, tanto quanto a Valmir, quanto a Roselito, passa pela Justiça Federal. Um caso no STJ e o outro no STF. Façam suas apostas.

Jota Parente - Editor Responsável

*Artigo publicado na edição 248 do Jornal do Comércio, circulando desde de quinta-feira, 04 de julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário