segunda-feira, julho 29, 2019

Governo do Estado determina a transferência de 46 presos em Altamira

O Gabinete de Gestão da Segurança Pública determinou a transferência imediata de 46 custodiados da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) envolvidos no confronto ocorrido na manhã desta segunda (29), no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA). Foram confirmados 57 detentos mortos, sendo que 16 foram decapitados. Dez dos 16 identificados como líderes das facções criminosas que comandaram o ato irão para o regime federal, conforme tratativas realizadas entre o governador Helder Barbalho e o ministro da Justiça, Sergio Moro. O restante será redistribuído pelos presídios do Estado.

Foi montada uma unidade de atendimento médico e psicológico às famílias dos presos na entrada do presídio para o momento de confirmação dos nomes. Por ordem do Gabinete de Gestão, os familiares foram os primeiros a ter acesso à listagem. A Polícia Militar permanece com efetivo do Grupo Tático Operacional (GTO) dentro da unidade prisional desde às 10h, momento em que o incidente foi controlado.

O grupo, formado pelo titular da Susipe, Jarbas Vasconcelos; secretário de Estado de Segurança Pública (Segup), Uálame Machado; pelo comandante geral da Polícia Militar, Cel. Dilson Jr.; e pela diretora do CRTA, Patrícia Abucater, passou a tarde em Altamira, definindo as ações posteriores ao ocorrido, no sentido de evitar possíveis retaliações em outros ambientes prisionais. Duas guarnições da PM de Santarém foram enviadas ao município para garantir o reforço na segurança pelas próximas semanas.

Técnicos e peritos do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves também foram enviados de Belém ao presídio, na tarde desta segunda, para iniciar os trabalhos de identificação. A remoção foi iniciada e os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Altamira.

Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário