quinta-feira, julho 11, 2019

EUA planejam prender milhares de imigrantes sem documentos a partir de domingo, diz jornal

Tendas no abrigo em Clint, Texas, que recebe crianças imigrantes: centenas de menores estavam há semanas em tendas sujas e superlotadas Foto: IVAN PIERRE AGUIRRE / NYT
Tendas no abrigo em Clint, Texas, que recebe crianças imigrantes: centenas
de  menores estavam há semanas em tendas sujas e superlotadas
Foto: IVAN PIERRE AGUIRRE / NYT
Segundo New York Times, serviço de imigração do país vai se concentrar em pelo menos 2 mil estrangeiros com ordem de deportação

NOVA YORK — As incursões do governo americano para prender milhares de imigrantes sem documentos estão programadas para começar no domingo, de acordo com fontes citadas pelo jornal New York Times. 

A operação, que deve acontecer em dez grandes cidades e é apoiada pelo presidente Donald Trump , havia sido adiada na última semana de junho, em parte por causa da resistência de funcionários da própria Agência de Alfândega e Imigração, conhecida pela sigla ICE.

Os alvos serão 2 mil imigrantes com ordem de deportação, cujas famílias atravessaram a fronteira americana recentemente. Mas a operação, que será conduzida pela ICE ao longo de vários dias, incluirá deportações "colaterais", segundo funcionários e ex-funcionários do governo, que falaram sob condição de anonimato ao jornal.

Isso significa que as autoridades poderão deter imigrantes que estejam nos locais das batidas por acaso, mesmo que não sejam, a princípio, alvo delas, o que pode ter impacto direto nos brasileiros que vivem no país. Heloísa Galvão, fundadora do Grupo Mulher Brasileira, organização em Massachusetts que defende os direitos de imigrantes, diz que, mesmo que o governo novamente volte atrás nas deportações, seu objetivo de espalhar o medo já terá sido alcançado.

— O medo é tão grande que os brasileiros nem falam sobre o assunto. Eles ficam em negação. O objetivo é justamente esse, gerar pânico, porque é desse pânico que o governo se retroalimenta — afirma. — Em pânico o imigrante não reage de maneira racional, não reivindica seus direitos, e isso é perigoso.

Depois de Trump acelerar os procedimentos de imigração no final do ano passado, muitas famílias foram notificadas, em fevereiro, para se dirigir a um escritório da ICE e deixar os Estados Unidos , disseram as fontes do jornal. O objetivo é que essas pessoas sejam deportadas o mais rapidamente possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário