segunda-feira, abril 01, 2019

Serabi reúne com Fiepa para discutir criação de cursos técnicos em Itaituba

José Maria Mendonça(Fiepa) e Artur Alves (Serabi Gold)
 A Serabi Gold quer ampliar a participação de cidadãos do município de Itaituba no quadro de empregados da empresa através da implantação de um polo de educação técnica profissionalizante no município. Esse foi o assunto da reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (29), em Belém, na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).

Raphael Barbosa (Dir. Operações do Sesi/Senai), Agostinho
Martins  (Dir. Administrativo do Senai), Artur Alves
 (Gerente de Meio Ambiente da Serabi) e Dário Lemos
(Superintendente Regional do Sesi e
Diretor Regional do Senai).
O encontro teve a participação do vice-presidente da Fiepa, José Maria Mendonça, do diretor regional do Senai e Superintendente Regional do Sesi, Dário Lemos, do diretor de Operações do Sesi e Senai, Raphael Barbosa, do diretor Administrativo do Senai, Agostinho Martins, e do gerente de Meio Ambiente da Serabi Gold, Artur Alves.

               Durante a reunião, a mineradora apresentou as necessidades de mão de obra atualmente localizada em áreas como nutrição, informática, eletrônica, mecânica, metalurgia, química e mineração. 

“A participação de munícipes de Itaituba no quadro de empregados da Serabi já é significativa. Cerca de 78% são do município de Itaituba, mas a Serabi entende essa iniciativa como uma oportunidade de desenvolvimento regional com a qual a empresa pode contribuir, principalmente para atender a futuras demandas do projeto Coringa, que ainda está em fase de licenciamento. Estimamos a abertura de 400 vagas para o projeto”, explicou Artur Alves.

              O diretor regional do Senai, Dario Lemos, avaliou o pedido como positivo e sugeriu uma visita ao município para avaliar a melhor forma de atuação para a região. “O Senai trabalha com cinco modalidades de ensino. Temos que promover um novo encontro para traçar o plano de ação, avaliando a necessidade de cursos de qualificação profissional, que são mais curtos, ou de cursos técnicos, com duração de um ano e meio a dois anos”, ressaltou.
Raphael Barbosa, diretor de Operações do Sesi e Senai, recomendou também a participação de outras empresas da região na apresentação de necessidades de mão de obra como uma forma de expandir o nível de profissionalização dos cidadãos no município, estimulando a economia local.
               A parceria da Serabi com o sistema Sesi e Senai deverá envolver o pólo do Senai Santarém, que deverá conduzir a realização dos cursos. O grupo de trabalho se reunirá novamente no dia 17 de abril, no escritório da Serabi Gold, em Belém, para definição dos próximos passos.

Fonte: Érica Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário