segunda-feira, abril 01, 2019

HRBA participou do "Março Lilás" com serviços de prevenção ao câncer do colo do útero

Resultado de imagem para Fotos de prevenção do câncer do colo de úteroO Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, participou da campanha “Março Lilás por todo o Pará – Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero”, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). No Pará, de 2009 a 2016, foram registrados 2.537 casos de câncer do colo do útero, seguido do câncer de mama, com 2.206 casos.

Durante o “Março Lilás”, mulheres, principalmente entre 25 e 64 anos de idade, receberam orientações sobre a importância do exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU) e sobre a vacina contra o HPV.

Em Santarém, o HRBA realizou mais de 600 atendimentos de fisioterapia, nutrição, oftalmologia, urologia e endocrinologia, além de ofertados exames laboratoriais e diagnósticos, como mamografia, radiografia e eletrocardiograma. “Diversos órgãos do Estado foram envolvidos na programação, que teve como objetivo levar qualidade de assistência diretamente à população. Inclusive ofertamos diversos serviços especializados, de alta complexidade”, explica o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Ao longo do mês, foram realizadas várias ações com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. O HRBA realizou uma grande ação, integrando o Programa ParáPaz, no dia 21 de março, na Escola Madre Imaculada.

Mais de 30% dos casos atendidos no Hospital Regional do Baixo Amazonas são de câncer. Em 2018, a Unidade realizou 21.335 consultas oncológicas (quimioterapia e radioterapia), 12.183 sessões de quimioterapia e 28.414 sessões de radioterapia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde gerenciada, desde 2008, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Tem sob sua responsabilidade mais de 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS. Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

A atuação da Pró-Saúde, entidade sem fins lucrativos, se alinha aos esforços da sociedade para o aperfeiçoamento dos serviços públicos de saúde. Como organização alicerçada na ética cristã e na vasta experiência católica de trabalho social, voltada aos mais diversos públicos, nas mais distintas realidades, a Pró-Saúde prima pela valorização da vida e pela defesa das condições essenciais para o desenvolvimento das pessoas.

Joab Ferreira
Analista de Comunicação do HRBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário