domingo, abril 28, 2019

Pingos da História: você sabe porque a Rua Hugo de Mendonça tem esse nome?


A Rua Dr. Hugo de Mendonça recebeu esse nome em homenagem ao ilustre primeiro delegado territorial de Itaituba, Hugo Oscar Figueiredo de Mendonça, após a Revolução de 1930.
Ele era filho de Itaituba, irmão de Manoel Lauro Figueira de Mendonça e tio de Francisco Xavier Lages de Mendonça – ex-prefeito municipal de Itaituba no período de 1982 a 1985.
            A Rua Dr. Hugo de Mendonça até metade da década de 50 era chamada Rua Resultado de imagem para fotos antigas da rua hugo de mendonça, em itaitubaViana. Os mais velhos contam que na referida artéria morava uma senhora de nome Maria Viana, avó do promotor público Aldir Viana e do ex-prefeito de Aveiro, Adalberto Viana.
D. Maria era uma próspera criadora de gado na época. Por causa dela a rua começou a ser chamada de Rua Viana. Somente no ano de 1956 mudou-se o nome do logradouro para Rua Dr. Hugo de Mendonça, conforme a Lei Municipal de nº 0205/56. Essa rua fica localizada no centro da cidade de Itaituba, abrangendo os bairros Boa Esperança, São José e Centro.
Denominada Rua do comércio da Cidade Baixa, até 1970, a rua Dr. Hugo de Mendonça era composta de Casarões.
            Doutor Hugo de Mendonça foi um dos proprietários da Comunidade do Paraná-Miri, localizada à margem direita do Rio Tapajós. Foi nessa comunidade que houve um grande acontecimento histórico com a prisão do Brigadeiro Haroldo Veloso no ano de 1956.
Atualmente ocorre na referida comunidade a maior programação do verão itaitubense, o Itaverão, devido às suas praias exuberantes, que acontece no mês de agosto ou setembro.
            Atualmente a Rua Dr. Hugo de Mendonça é composta de diversos tipos de comércio predominando a comunidade cearense.
            Anteriormente, essa rua era residencial, contando apenas com cinco Comércios: o Bar do Senhor Chico Soldado, a casa Miranda, o Bar do Edmilson Calderaro, a Sorveteria Globo no Ar e o Comércio do Senhor Raimundo Bucho. A partir da década de 80 o comércio cresceu tomando conta de toda a rua, incluindo a maioria das casas bancárias da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário