segunda-feira, abril 15, 2019

"Nossos Pensamentos Estão com os Nossos Amigos Franceses" diz Angela Merkel

As condolências de todo o mundo para o povo francês chegaram rapidamente, à medida que o incêndio violento consumia o histórico patrimônio religioso e cultural parisiense.

A reação de todo o mundo foi rápida.

A Igreja Católica na Terra Santa disse que está rezando para que o fogo não seja "intencional" enquanto expressa solidariedade à Igreja na França.

"Oramos para que não haja feridos, que o incêndio não seja intencional e pelo menos possível dano à igreja", disse um comunicado divulgado em Jerusalém.

'Símbolo da cultura européia'
A chanceler alemã, Angela Merkel, foi uma das primeiras líderes mundiais a demonstrar sua tristeza pelo incêndio que dominou o ícone do século 12, dizendo que "nossos pensamentos estão com nossos amigos franceses".

O escritório de Merkel chamou o edifício de "símbolo da França e da nossa cultura européia".

"Essas imagens horríveis de Notre-Dame pegando fogo são dolorosas", disse Steffen Seibert, porta-voz de Merkel, no Twitter.

O vice-chanceler Olaf Scholz disse esperar que o serviço de bombeiros consiga rapidamente controlar o incêndio e salvar o monumento.

O Presidente Donald Trump expressou sua tristeza logo após o incêndio e até fez sugestões sobre como os socorristas deveriam enfrentá-lo.

"Tão horrível ver o enorme incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris ... 

O Vaticano "recebeu com choque e tristeza a notícia do terrível incêndio que devastou a catedral de Notre Dame em Paris, um símbolo do cristianismo na França e no mundo", afirmou Alessandro Gisotti, porta-voz do Vaticano.


"Expressamos nossa solidariedade aos católicos franceses e ao povo de Paris e oferecemos nossas orações pelos bombeiros e aqueles que estão fazendo o possível para enfrentar esta situação dramática", disse Gisotti.

A agência cultural das Nações Unidas disse que "ficará ao lado da França para salvar e restaurar" a catedral de Notre Dame ", uma herança inestimável".

Notre Dame foi adicionada à lista do patrimônio mundial da UNESCO em 1991.

Audrey Azoulay, secretária-geral da Unesco, disse que a agência está monitorando o esforço para apagar o incêndio.

A polícia de Paris disse que a causa do incêndio envolvendo a catedral ainda não é conhecida, acrescentando que não houve mortes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário