segunda-feira, abril 15, 2019

Incêndio da igreja de Notre Dame queima parte da história ocidental


"Nós vamos reconstruir essa catedral, todos juntos. Uma campanha nacional vai ser lançada, e para além das nossas fronteiras. Nós faremos um chamado aos maiores talentos, que serão muitos e virão para reconstruir nossa Notre-Dame.” - Emmanuel Macron

Bombeiros de Paris declararam que a Catedral de Notre Dame foi salva na noite desta segunda-feira, 15, enquanto as chamas continuavam a queimar os destroços do teto do ícone cultural ocidental.
Bombeiros tentam conter incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, na segunda-feira (15) — Foto: AP Photo/François MoriBombeiros tentam conter incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: François Mori/AP
O enorme incêndio, que começou há pouco mais de quatro horas antes, destruiu o telhado de madeira do prédio gótico e cerca de duas horas depois, a parte superior da torre de 93 metros de altura balançou e caiu quando as chamas dispararam.
Cerca de 400 bombeiros lutaram contra o fogo, apontando jatos de água para a catedral de 850 anos, enquanto multidões observavam em silêncio antes dos cordões de isolamento da polícia.

O chefe dos bombeiros Jean-Claude Gallet disse que a estrutura da catedral havia sido "salva e preservada em geral" e que suas torres com sinos, em um dado momento consideradas em risco, estavam seguras.
A mídia francesa informou que o incêndio pode ter sido relacionado ao trabalho de restauração. O escritório da promotoria de Paris disse que, "como as coisas estão", estava investigando tratar-se de "destruição involuntária pelo fogo".

As relíquias mais preciosas da catedral foram salvas, disse o reitor monsenhor Patrick Chauvet.

Pouco depois, o presidente francês Emmanuel Macron disse que "o pior já foi evitado, mesmo que a batalha não tenha sido totalmente vencida". Chamando a catedral "o centro de nossas vidas", ele prometeu que a França "reconstruirá Notre Dame".

"É o que os franceses esperam, porque é o que nossa história merece, porque é nossa História deseja", disse ele a jornalistas no local.

Sua declaração foi feita quando parisienses e visitantes se reuniram para observar, horrorizados e descrentes, às margens do rio Sena, enquanto os bombeiros lutavam contra as enormes chamas que saíam do icônico marco gótico. Os bombeiros foram incapazes de salvar a torre do prédio, que foi derrubada pelo fogo, e grandes partes da estrutura do teto.

Fonte: Al Jazira

Nenhum comentário:

Postar um comentário