segunda-feira, abril 15, 2019

Historia no blog: Quem Foi Lauro Sodré?

Resultado de imagem para fotos do governador Lauro SodréLauro Sodré foi um respeitado militar e político paraense, homenageado em muitos municípios, em nomes de logradouros públicos. Empresta seu nome, também, ao famoso Palácio do Governo do Pará, o Palácio Lauro Sodré.

 A maioria nem sabe quem foi ele.

O blog inicia a partir de agora uma nova coluna que se intitula: Pingos da História, que faz parte do Jornal do Comércio, destacando vultos históricos de Itaituba, do Pará e do Brasil.
------------------------------

Lauro Nina Sodré e Silva nasceu em Belém do Pará no dia 17 de outubro de 1858. Foi aluno notável da Escola da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, então capital do império por cuja queda lutou.

Nas eleições para o Congresso Nacional Constituinte realizadas em 15 de setembro de 1890 foi eleito deputado pelo estado do Pará, tendo sido, portanto, um dos signatários da Constituição de 24 de fevereiro de 1891.

Iniciada em junho a legislatura ordinária, tomou assento na Câmara dos Deputados, mas não chegou a exercer o mandato, pois em 23 de junho de 1891 foi eleito pelo Congresso Constituinte paraense, por unanimidade, governador do Pará. No dia seguinte, recebeu o governo do antecessor Duarte Guedes.

Resultado de imagem para fotos do palácio Lauro SodréQuando, em 3 de novembro de 1891, o presidente da República marechal Deodoro da Fonseca decretou a dissolução do Congresso Nacional, foi o único governador que se colocou contra o golpe.

Por essa razão, Deodoro enviou o general João Nepumuceno de Medeiros Mallet ao Pará para destituí-lo do governo. Entretanto, diante da reação contrária ao golpe do almirante Custódio de Melo, que ameaçou bombardear o Rio de Janeiro, o marechal Deodoro renunciou à presidência em 23 de novembro de 1891, e todos os governadores que haviam apoiado o golpe foram depostos.

O capitão Lauro Sodré foi mantido no governo do Pará e nele permaneceu até 1º de fevereiro de 1897, quando o transmitiu a José Pais de Carvalho.

Resultado de imagem para fotos do palácio Lauro SodréEleito senador pelo Pará em 1897, ainda nesse ano, após a cisão do Partido Republicano Federal, foi escolhido candidato à presidência da República na sucessão de Prudente de Morais (1894-1898), apoiado sobretudo por republicanos e positivistas. Realizadas as eleições no dia 1º de março de 1898, foi derrotado por Campos Sales, que foi eleito presidente da República (1898-1902) pelo Partido Republicano Paulista. Em 1903, como o governo federal tentasse articular a derrota de sua candidatura ao Senado pelo Pará, conseguiu, em uma campanha relâmpago de sete dias, ser eleito senador pelo Distrito Federal.

Em 1912, foi novamente eleito senador pelo Pará. Em 1913, após 37 anos de serviço no Exército, foi reformado no posto de general.

Faleceu no Rio de Janeiro em 16 de junho de 1944. Além de artigos, discursos e manifestos, publicou A ideia republicana no Pará (1890), Palavras e atos (1896), Crenças e opiniões (1896), A evolução Política do Brasil (1906) e Pelo Porte da República.

Lauro Sodré foi um grande paraense e um grande brasileiro, merecendo ser sempre lembrado pelos serviços de grande relevância que prestou à sua pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário