quinta-feira, abril 25, 2019

Em vez de brigar, os prefeitos de Itaituba e Santarém deveriam dialogar


A mídia de Santarém e a de Itaituba tem dado grande repercussão a essa querela entre os dois municípios por conta dos pacientes daqui que vão para serem atendidos lá.

O problema começou há quase um mês, quando um blog de Santarém atribuiu ao vereador Paulo Gasolina uma fala que não condizia com o que ele havia dito.

Mais recentemente o entrevero evoluiu para o azedamento das relações entre os dois prefeitos, Nélio Aguiar por Santarém e Valmir Clímaco por Itaituba.

O secretário de saúde de Itaituba Iamax Prado fez esclarecimentos ao blog do Nelson Vinencci, de Santarém, mostrando a versão itaitubense do imbróglio. Hoje foi a vez do prefeito Valmir Clímaco falar à imprensa.

Valmir disse que Santarém não faz favor para Itaituba quando atende os pacientes que vão para lá, todos com TFD. Ressaltou que o Hospital Regional do Baixo Amazonas não é para atender somente pacientes santarenos, mas de todos os municípios desta região.

O prefeito de Itaituba deu uma cutucada em Nélio, dizendo que o ele e o vice de Santarém querem desviar o foco, porque o pessoal fala que não há investimentos em asfaltamento de ruas, nem mesmo em tapa-buracos.

Como hoje em dia as notícias circulam com uma rapidez muito grande, pouco depois do vídeo que foi exibido nos telejornais ir ao ar, começou a circular na internet.

Depois de assistir ao vídeo, o prefeito Nélio Aguiar respondeu a Valmir, dizendo que o que é o valor repassado por Itaituba para Santarém, correspondente a esses atendimentos é R$ 83 mil mensal.

O referido montante, disse Nélio, é insuficiente para cobrir as despesas, porque os custos com pacientes de Itaituba encaminhados para Santarém é sempre maior que os recursos repassados.

Nélio também deu sua cutucada, desafiando o prefeito de Itaituba a investir mais em saúde, mais no Hospital Municipal de Itaituba. Citou, inclusive a UPA, que no seu entendimento, não foi inaugurada até agora para evitar mais despesas com a saúde. Também falou sobre a regulação, que desde o ano passado voltou a ser responsabilidade do Estado.

Quem ganha e quem perde com isso?

O mais provável é que com essa disputa travada pela mídia pelos dois gestores, os pacientes que precisem de tratamento fora de domicílio, em Santarém, exatamente o lado mais fraco do cabo de guerra, possam enfrentar dificuldades que não existiram até este momento.

Como será o atendimento no Hospital Municipal de Santarém, para onde são mandados muitos pacientes daqui, depois dessa discussão?

E as pessoas de Santarém, que utilizam seu hospital municipal, também podem se insurgir contra os pacientes itaitubense, que estariam ocupando o espaço deles.

Uma contrarresposta do prefeito de Itaituba não ajudará em nada a melhorar a situação e, certamente, acirrará ainda mais os já alterados ânimos.

Reitero que nessa briga de cachorro grande, só quem tem a perder são os itaitubenses que estão no meio do fogo cruzado.

A sugestão que faço é que os dois prefeitos, em vez se digladiarem pela mídia, que sentem e acertem essas diferenças, cumprindo o papel para o qual foram eleitos, que é trabalhar para resolver os problemas das populações que governam, em vez de aumentar os que já existem.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário