Blog do Jota Parente

quinta-feira, fevereiro 28, 2019

Moro revoga nomeação de Ilona Szabó para conselho após 'repercussão negativa'

Ilona Szabó, em entrevista à GloboNews — Foto: GloboNews

Ilona é mestre em estudos de conflito e paz e especialista em segurança. Nomeação gerou críticas entre apoiadores de Bolsonaro; ela lamentou 'ação extremada de grupos minoritários'.


G1 - O Ministério da Justiça divulgou uma nota nesta quinta-feira (28) na qualinformou que o ministro Sérgio Morodecidiu revogar a nomeação de IlonaSzabó para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Na nota, o ministério informou que a revogação foi provocada por "repercussão negativa em alguns segmentos" da sociedade

Como noticiou o jornal "O Globo", a nomeação de Ilona para o conselho, como suplente, fez com que Moro fosse criticado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Cientista política, Ilona Szabó tem mestrado em estudos de conflito e paz pela Universidade de Uppsala (Suécia) e é especialista em redução da violência e política de drogas.

Fundadora do Instituto Igarapé, que se dedica a estudar e a elaborar propostas de políticas públicas para a redução da violência, Ilona Szabó atuou na ONG Viva Rio e foi uma das coordenadoras da campanha nacional de desarmamento.

Em nota divulgada após a revogação da nomeação, Ilona Szabó afirmou que "ganha a polarização" e que "a pluralidade é derrotada".

Ela disse lamentar não poder assumir o mandato "devido à ação extremada de grupos minoritários" e afirmou que continuará aberta a contribuir com "interlocutores comprometidos com políticas públicas baseadas em evidências".

Nenhum comentário:

Postar um comentário