Blog do Jota Parente

segunda-feira, janeiro 21, 2019

Prefeito falou de projetos e outros temas em O Assunto é Este


Sábado, 19, o prefeito Valmir Clímaco participou do programa O Assunto é Este, na Alternativa FM, ocasião em que falou a respeito de diversos assuntos, incluindo a viagem que fez nos primeiros dias do ano, quando visitou alguns municípios do estado do Mato Grosso, e questões da administração municipal. Sua situação jurídica, reajuste salarial, anos difíceis para os municípios, ponte sobre o Rio Jamanxim também foram temas tratados.

Valmir disse que manteve contatos com prefeitos mato-grossenses com os quais trocou ideias com a finalidade de aprimorar as ações.

“Existem diferenças grandes por conta do desenvolvimento acentuado daquela região onde eu estive. Municípios com população parecida com a nossa, em torno de 100 mil habitantes, tem 14.000 alunos, enquanto que nós temos 26.000, porque a taxa de natalidade lá é bem menor. A qualidade de vida é bem superior. Eu acredito que a renda per capta deles é de 10 para 1, se comparada com a nossa. Eu andava com o rádio do carro ligado, e ouvi chamadas com ofertas de emprego direto. 

O modelo de gestão também tem diferenças. Sinop, por exemplo, além de não ter a mesma quantidade de vicinais que nós temos, ainda tem a colaboração de produtores rurais, que recuperam suas estradas por conta própria. A arrecadação própria é muito alta, o que torna os municípios muito mais ricos. De cada saco de milho produzido, a prefeitura fica com R$ 1,50 e o Estado com R$ 1,50. Então, os prefeitos tem muito mais recursos e menos coisas para fazer do que a gente no Pará”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário