terça-feira, outubro 09, 2018

Vereador Diego Mota: "Itaituba perdeu a chance de eleger 3 deputados"


Na Tribuna da Câmara, hoje, naturalmente, não houve outro assunto que não tenha sido a eleição de domingo passado. O vereador Diego Mota fez uma avaliação do pleito, afirmando que houve muita divisão, muitas candidaturas em Itaituba.

Diego - A minha avaliação é que Itaituba ela ficou muito dividida e perdeu com isso. Nós tivemos a chance de fazer três deputados estaduais. Claro, estamos contentes com a vitória do Hilton, embora ele tenha recebido uma votação menor que na eleição passada. É Preciso registrar isso; estou feliz com a vitória do meu candidato a estadual, que é o deputado Eraldo Pimenta, mas, poderíamos ter eleito nosso colega Wescley Tomaz, o que seria muito bom porque Wescley, nascido neste município teria boas propostas para a gente.

A notícia ruim foi perder nossa principal representação federal que é o deputado Chapadinha que colocou mais de R$ 20 milhões aqui para o prefeito Valmir Clímaco trabalhar. Deixa um legado de trabalho. Essa semana mesmo, ontem, chegou um mamógrafo de um milhão de reais; então, a gente perde com a saída do Chapadinha. Fiquei triste com ele e por ele; vamos agora para o segundo turno com o nosso Governador Helder, apoiando para que ele seja eleito, na esperança de que ele seja um interlocutor entre os nossos deputados e o prefeito Valmir.

De maneira geral eu acredito que o povo deu um recado bem-dado para os políticos. A renovação na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional mostra que o eleitor está atento e que ele está dizendo: olha, quem manda sou eu; se você não andar na linha, aguarde. Basta ver que as grandes oligarquias políticas, tradicionais caciques políticos ficaram de fora por conta dessa revolta da população. A gente acredita que será um novo momento na política. Na Câmara Municipal também vai ter uma reviravolta. Tivemos a eleição de uma nova mesa diretora que vem com uma nova proposta de trabalho. Vamos aguardar as movimentações a partir do segundo turno.

Blog do JP - Sempre que alguma coisa errado, tem que se achar um culpado. No caso, pela segunda vez consecutiva, Santarém com mais de 200 mil eleitores não consegue eleger um deputado estadual. Federal, Chapadinha não se reelegeu. Somente o deputado estadual Faleiro, cujo domicílio eleitoral é lá, elegeu-se. Com você viu isso?

Diego – O deputado Airton Faleiro pegou aquele grupo ali que trabalhava com o Zé Geraldo e conseguiu se eleger federal. Santarém tem esse problema tradicional que são muitas candidaturas, que entram uma para atrapalhar a outra. Foi o que aconteceu com o deputado Chapadinha. Teve a candidatura do Henderson Pinto que acabou atrapalhando muito, pois embora ele tenha sido bem votado, nenhum dos dois chegou. Mas, isso é democracia, onde cada um pode votar e ser votado. Também tivemos uma grande
abstenção em todos os lugares; aqui em Itaituba foi de 32%, que é um número. Além
dos votos anulados e os brancos, 7000 votos aqui em Itaituba. Somente só 45 mil votos foram válidos foram registrados aqui. Então, o eleitor perdeu o interesse de voltar em algum candidato.

Blog do JP - Ainda com referências a questão de liderança. Já tivemos aqui na região, nomes como Ronaldo Campos graça, Ubaldo Corrêa, Lira Maia, só para lembrar de algumas. Hoje há um vácuo de lideranças, ausência de figuras que consigam chamar atenção, cativar o eleitor. Não é por aí?

Diego – Sim, é por aí, mesmo. A diferença entre líder e chefe, é que o líder convida e convence as pessoas a segui-lo, enquanto o chefe manda, mas, nem sempre é obedecido. E é isso que está faltando na política, mesmo.

Blog do JP – O Pará perdeu, e nossa região perdeu muito com a não reeleição do senador Flexa Ribeiro, que sempre recebeu seus conterrâneos muito bem, sem perguntar de que partido era. E perdemos a chance de ter um suplente daqui de Itaituba. Vários vereadores de Itaituba são testemunhas a preocupação de Flexa com seu estado...

Diego – Perder o senador Flexa Ribeiro é muito ruim. Digo que é péssimo. Toda vez que nós procuramos, ele nos abriu as portas; quando ameaçaram fechar órgãos federais aqui na região, ele nos ajudou, quando nós buscamos o apoio dele para trazer um curso de aprimoramento do Interlegis, ele viabilizou, e as vezes que eu fui a Brasília, as portas estiveram sempre abertos. Vai fazer muita falta para todos os paraenses, os quais ele tem representado muito bem. Confesso que eu trabalhei para o Flexa, por tudo que disse antes, e para o Jarbas, que foi presidente da OAB Pará, porque eu acreditei muito nas propostas dele seria um candidato de renovação. Mas, enfim, o senador Flexa Ribeiro vai fazer muita falta.

Blog do JP – Agora temos pela frente o segundo turno...

Diego – Segundo turno para governador, vou continuar onde já estive no primeiro turno, trabalhando muito para eleger Helder, por considerar ser o melhor para o nosso estado, e para presidente, entendo que a proposta de Haddad é a melhor para a região Norte do Brasil, e por isso devo pedir votos para ele.

Blog do JP - Comparando com a eleição passada, o deputado Eraldo Pimenta Aumentou a votação dele em Itaituba, talvez não como se esperava, mas, a concorrência foi muito grande. Já o deputado Hilton Aguiar viu sua votação diminuir consideravelmente, cerca de 5000 votos. A que se deve essa queda?

Diego - Eu acredito que essa queda na votação do deputado Hilton se deve muito à conjuntura do momento. O deputado Hilton Aguiar abraçou um candidato a governador que é desconhecido na nossa região, e nós sabemos da grande preferência de Itaituba, que deu 55% de votos para o Helder; além disso, o prefeito Valmir Clímaco, até algumas semanas atrás também era um tanto duvidoso, mas, ele depois abraçou a causa do Helder.

Blog do JP - Voltando ao nosso arraial político, tivemos recentemente a eleição para presidente da Câmara, que apesar de vereadores terem dito alguns dias depois, que não ficaram feridas, sempre fica alguma sequela. Não adianta achar que não. Daqui a pouco nós teremos a virada de ano e um novo legislativo. Vão começar as conversas para o próximo pleito. Quais são as suas expectativas para a virada do ano, quando a câmera iniciar suas atividades em 2019?

Diego - Eu tenho expectativa de que mais uma vez nós teremos uma campanha antecipada em Itaituba. Isso já começou a se desenhar nessa eleição para presidente. Apesar da minha esperança de que haja maturidade dos colegas, eu sei que a partir de agora nós devemos ter uma situação bem diferente, talvez com um time de oposição na Câmara. Nós estamos preparados para isso.

A minha intenção é de continuar acompanhando o prefeito Valmir. Eu acredito que ele precisa de sustentação aqui na Câmara para o seu trabalho, e reconheço o quanto que ele já fez por Itaituba, com os meus requerimentos atendidos, embora a gente já tenha tido algumas pendências pessoais. Mas, eu acredito que a causa maior deve ser a cidade, cujo interesse deve superar tudo isso. As diferenças fazem parte dos debates e da essência do Parlamento, mas, devemos evitar a discórdia, a cisão, que é o caminho para gerar uma instabilidade política na cidade, que não bom para ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário