quarta-feira, janeiro 31, 2018

Valmir reune com mototaxistas amanhã. O que eles querem?

O prefeito Valmir Clímaco deverá reunir amanhã de manhã com mototaxistas de Itaituba. 

 A reunião foi solicitada pelos mototaxistas para tratar com o prefeito de alguns assuntos de interesse da classe. 

Tem havido algumas manifestações da opinião pública através de grupos sociais, chamando atenção para que o prefeito não ceda a pressões, por se tratar de ano eleitoral, prometendo aos mototaxistas coisas que possam ir contra a legalidade. 

No segundo semestre do ano passado houve uma sessão na Câmara Municipal de Itaituba na qual o vereador Peninha se pronunciou a respeito de um problema que é sério, que é a venda de concessões de placas de mototáxi, que é um ato ilegal, segundo ele. 

Naquela ocasião os outros vereadores preferiram jogar para plateia, e com a Câmara completamente lotada pelos mototaxistas, foram feitos discursos de apoio à classe. 

Há detentores de concessão, que vendem a placa como se fosse sua. 

A concessão é do município e não deveria ser vendida; se o detentor da concessão, por algum motivo não quer ou não pode mais continuar com ela, o certo seria essa placa ser revertida em favor do município para depois ser feita nova licitação e alguém tê-la para trabalhar; deveria ser dada para quem precisa, mas, essas concessões viraram um grande negócio, com a conivência, e não é de hoje, de autoridades de trânsito do município através da Comtri. 

Para se ter uma ideia, existe um mototaxista, que segundo o blog foi informado, não trabalha, pois ele, com a ajuda de familiares, tem 83 placas. Vive só de receber aluguéis.

É isso mesmo, 83 placas, mas, não é só isso; tem outros mototaxistas com 10 ou 20 ou mais de 20 concessões. 

Isso, evidentemente, complica o serviço de mototáxi. 

Calcula-se que cerca de 60% das concessões estejam em mãos de poucas pessoas, umas 5, ou no máximo 7 pessoas. 

É necessário que a prefeitura faça alguma coisa para consertar essa discrepância, porque do jeito que está não dá para continuar. 

Nessa reunião de amanhã, o prefeito vai ter a oportunidade de dizer para os mototaxistas, que o que estiver dentro da legalidade ele fará, mas, não atenderá pedidos que estejam em confronto com a lei. Pelo menos é isso que se espera do prefeito Valmir Climaco nessa reunião com esses profissionais. 

O serviço de mototáxi é muito importante para a população, pois o transporte coletivo ainda é muito deficiente, mas, tem que ser prestado rigorosamente dentro da lei. 

Esse assunto voltará a ser tratado na Câmara em breve, garantiu o vereador Peninha, que já pediu providências da Comtri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário