segunda-feira, novembro 20, 2017

Família brasileira x Rede Globo

Marilene Parente
Todos contra a Rede Globo; todos odeiam a Globo; diga não às novelas da Rede Globo, e assim por diante. São títulos de uma série fictícia, que muita gente no Brasil gostaria de ver exibida em algum canal.
            Não tenho a pretensão de iniciar uma cruzada contra a maior rede de televisão do Brasil, uma das maiores do mundo; apenas peço permissão para leitores e leitoras do meu artigo para manifestar a minha insatisfação pessoal com a maneira como essa emissora, de uns tempos para cá, e não faz tanto     tempo assim, vem invadindo os princípios e os valores familiares.
A Globo está conseguindo quase um milagre, que é encurtar a distância entre católicos e evangélicos, que em defesa da família tem se aproximado, tanto no Congresso Nacional, onde as duas bancadas tem discursos muito próximos, e nos púlpitos, que tem sido frequentemente utilizados pelas mais variadas denominações cristãs para defender os mesmos princípios.
Eu posso não concordar com a linha de algumas igrejas, mas tenho que reconhecer que num ponto, os cristãos falam a mesma linguagem quando tratam da família. Todos os credos cristãos que eu conheço ressaltam os valores familiares, destacando que a família deve continuar sendo a “célula mater” da sociedade.
As igrejas cristãs, essas, sim, estão numa verdadeira cruzada contra a Rede Globo. No dia 12 de outubro, o bispo da cidade de Apucarana, no Paraná, Dom Celso Antônio Marchiori, ganhou projeção nacional porque durante a homilia referiu-se à Rede Globo como uma emissora demoníaca, que os católicos e os demais cristãos não deveriam assistir. Ele disse textualmente: “Nós católicos não deveríamos mais assistir a rede globo, porque a rede globo é um demônio dentro das nossas casas”.
“Todos nós temos em nossas famílias, parentes que não são mais católicos, são evangélicos. Fale com eles, e vamos nos unir contra esse espírito diabólico que a Rede Globo está espalhando contra a família e contra a religião. Cuidado com as novelas! Nós, católicos, não deveríamos mais assistir a nenhuma novela da Globo; nós, católicos, aliás, não deveríamos mais assistir a Rede Globo, porque a Rede Globo é o demônio dentro de nossas casas, com suas novelas, com seus programas, inclusive, com alguns programas, às vezes com aparência religiosa”, disse o bispo.
O deputado federal Marco Feliciano, que é pastor evangélico, usou seu horário na tribuna para devolver um presente que a Rede Globo havia lhe enviado pela passagem de seu aniversário. Ele disse que agradecia, mas, que estava devolvendo, porque o que ele queria da Globo é que ela respeitasse as famílias brasileiras.
Feliciano elogiou as palavras de Dom Celso Antônio Marchiori, a quem chamou de grande pastor católico, homem corajoso, que exortou os católicos e demais cristãos a não mais assistirem a essa emissora, no que ele fez muito bem, disse o deputado. Outros pastores também foram por esse caminho.
A Globo pediu isso, a Globo construiu essa antipatia de uma expressiva massa da população brasileira. Vem perdendo audiência ano após ano, e a maior prova de que a movimentação dos cristãos está incomodando é a iniciativa da emissora de fazer uma campanha na qual diz que tem 100 milhões de brasileiros que gostam e que a assistem. Mas, se os cristãos somam em torno de 180 milhões de pessoas no Brasil, tem alguma coisa errada na conta dela.

Eu faço parte dos milhões que não assistem, ou assistem muito pouco a Rede Globo. Sozinha eu sei que não faço diferença, mas, juntando-me a esses milhões, tenho certeza que ajudo a incomodar. E não assisto, porque sua programação me agride como mãe de família, que cultiva os valores que me foram passados por meus pais; não assisto porque não quero que meu filho, de quem cuido muito bem, fique vendo programas que em nada contribuem para a sua formação como bom filho e bom cidadão. Ao contrário, podem deturpar. Não assisto mais a Globo porque gosto do meu filho. Você gosta do seu?

*Artigo da edição 235 do Jornal do Comércio, circulando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário