Menos gente I
Se a queda no número de habitantes de Itaituba, de 127 mil projetados pelo IBGE em 2009, para 95 mil em 2010, deixou o prefeito Valmir Climaco preocupado, imaginem-se os problemas que o prefeito Raulien Queiroz, de Jacareacanga poderá enfrentar, uma vez que os números do Censo 2010 reduziram em dois terços a população daquele município.
Menos gente II
Para se ter uma idéia da gravidade da situação e da dificuldade para que se possa explicar o que aconteceu, no censo de 2000 Jacareacanga tinha 24.024 mil habitantes. Terminada a contagem do censo 2010 o município ficou com apenas 13.597 habitantes. A previsão de 2009 dava ao município uma população de mais de 41 mil habitantes. Se houver queda de repasses constitucionais na mesma proporção, num primeiro momento a administração do município ficará invibializada.
Estrada do BIS pede socorro
Em alguns trechos não existe mais asfalto. Em outros, há buracos de todos os tamanhos. No governo passado aquela via foi motivo de protestos. Deram uma guaribada e nada mais que isso. No atual governo ela só tem feito piorar. Passou da hora do pessoal da SEMINFRA dar uma passada para ver como está e cuidar de recuperar.
PRF muda
Rondineli Alves Queiroz é quem está no comando da equipe de policiais rodoviários federais, em Itaituba. Ele chegou há poucos dias, mas, já deu para sentir uma forte mudança na maneira da PRF se relacionar com a comunidade. Ao Jornal do Comércio ele disse que de acordo com a orientação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a PRF também deve ser uma polícia cidadã. Ele tem procurado manter uma relação de proximidade com a imprensa, facilitando o acesso a informações relativas ao trabalho que a PRF realiza em Itaituba.
Moto roubada
Raondineli mostrou para a imprensa, uma moto que foi apreendida na estrada do aeroporto, há poucos dias. Essa moto foi roubada em Santana, no estado do Amapá, encontrando-se à disposição do dono, o qual, se tiver oportunidade de ver uma fotografia do estado em que ela se encontra, dificilmente vai se deslocar do vizinho estado, pois vai gastar mais do que a moto vale.
Não se fala nisso
Até parece, em público, que a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Itaituba vai acontecer daqui a um ano. Ninguém fala publicamente no assunto. Mas, a disputa nos bastidores é feroz. Cebola articula sua volta à cadeira de presidente, 24 horas por dia. Peninha também quer o lugar e não descansa buscando os votos necessários. Enquanto isso, Dico apresenta-se como a terceira via. Só esperando.
Não veio
O inverno já mandou notícias, e a Regional da Defesa Civil, de Santarém, não enviou a equipe que prometeu para avaliar os efeitos da pesada estiagem que castigou esta região do Tapajós, sobretudo, Aveiro e Itaituba. A Prefeitura enviou ofício no dia 18 de outubro. Vai completar dois meses sem que a REDEC mandasse notícias. Agora, que o rio está enchendo, não adianta!
Próximo prefeito de Aveiro
A briga política do momento, na região sudoeste é pela presidência da Câmara Municipal de Aveiro, em meados de dezembro. A coluna ficou sabendo que a disputa por cada voto anda muito acirrada. Tudo porque imagina-se que o próximo presidente da casa de leis aveirense poderá herdar dois anos do mandato de prefeito. Tem vereador que trocou de lado mais de uma vez, indo de um para outro grupo. São dois os grupos que disputam o cargo. Até agora o TRE não tomou qualquer decisão a respeito de uma nova eleição no município.
É pra valer
Apesar do pedido do prefeito Valmir Climado e do vice-presidente, Ivo Lubrinna, o empresário Wilmar Freire está mesmoa com os dois pés fora da presidência do PMDB. Neste edição do JC está comunica publicamente, de forma oficial, sua saída da presidência do partido. Wilmar também vai formalizar a sua desfiliação do partido de Jader.
Visita
O comandante Leo Resende esteve visitando Itaituba no final da semana que passou, acompanhado de sua esposa Lia, tendo visitado muitos amigos.
Diniz na tribuna
A pedido do líder do governo, vereador Peninha (PMDB), líder do governo, a Câmara Municipal aprovou o uso da tribuna pelo secretário de saúde, Dr. Manuel Diniz. O secretário terá 60 minutos para falar a respeito da implantação da plena da saúde. Parece que as relações de Peninha e Diniz melhoram. Ao menos, um pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário