Quase na hora
Já é domingo a eleição, quase geral no Brasil. Nesta edição, o Informe JC vai destacar alguns números do eleitorado da 34ª Zona Eleitoral, de Itaituba, que vem se tornando um colégio eleitoral cada vez mais atraente. Está aí essa campanha política, quase terminando, que não nos deixa mentir.
Mais seções na cidade
Itaituba, conforme dados mais recentes do TSE, tem 66.423 eleitores aptos a votar nesta eleição. Esse número representa 1,3% dos eleitores do Estado do Pará. São 287 seções espalhadas por todo o município, sendo que a esmagadora maioria encontra-se na cidade. Na sede do município funcionarão 244 seções, enquanto fora da sede, incluindo as comunidades do interior e os distritos, serão 43 seções. Total de votantes fora da sede: 17.037 = 25,65%. Total de votantes na sede: 49.386 = 74,35%
Com mais eleitores
A Escola Fernando Guilhon, localizada na 4ª Rua, Bela Vista, é o local que concentra o maior número de eleitores inscritos para votar, totalizando 2.667. É também uma escola pública o local com o segundo maior número de votantes. Trata-se da Escola São Francisco das Chagas, do Piracanã, onde constam os nomes de 2.177 eleitores inscritos.
O Gonzaga é o terceiro
O maior barulho da eleição, sobretudo quando se trata de pleito municipal, sempre aconteceu na Escola Antônio Gonzaga Barros, dando a impressão de que lá sempre houve mais eleitores. Mas, o Gonzaga é apenas o terceiro colocado nesse ranking, com 2.174, portanto, com quase 500 eleitores a menos que o Fernando Guilhon, 493, para ser exato, e três a menos que a Escola São Francisco. A Escola Benedito Correa de Sousa tem 2.091eleitores inscritos. Entre as escolas particulares, a que reúne o maior número de eleitores é a Isaac Newton, com 2.023 em condições de votar.
Com menos eleitores
A que reúne o menor número de eleitores na única seção que lá existe, é a Escola da comunidade Santa Luzia, com 28 inscritos, seguida da Escola São Bento, 53 - Escola Sant'Ana, 65 - Escola São Francisco de Assis, 66 - Escola Penedo, 68 - Escola Santo Antônio III / Ipiranga II, 70 e Escola da comunidade São Francisco, Piriquito, 71.
Maiores, fora da sede
O distrito de Miritituba é o maior colégio eleitoral fora da sede do município de Itaituba, contando com 2.379 eleitores, seguido de Moraes Almeida, com 1.657, Campo Verde, 1596, Crepurizão, 907, Barreiras, 866, Pimental, 613 e São Luis do Tapajós, 452 eleitores.
Pimental fora
Por falar na vila de Pimental, cuja área está mesmo dentro do município de Trairão, conforme a coluna confirmou junto ao IBGE, que contabilizará a população de lá para o município vizinho, no atual censo demográfico, com a disposição do prefeito Danilo Vidal de Miranda, de assumir o ônus dos serviços daquela comunidade, é óbvio que ele vai querer, também, reivindicar o bônus, que são os votos. Dessa forma, é certo que ele vai requerer junto à Justiça Eleitoral, a transferência dos títulos eleitorais dos moradores da vila, para o município que ele administra. De posse das informações do IBGE, o mais provável é que o TRE aceite as ponderações.
Censo de Itaituba
Os 60% recenseados até sexta, 17/09, chegaram a um total de 76.862 habitantes contados até então. Até o final da semana passada tinham sido recenseados 65% de toda a população do município, totalizando 82.731 habitantes. Num primeiro momento, bastaria encontrar o número de habitantes relativo aos 35% restantes para se projetar qual seria a população final, aproximada, com pequena diferença, para mais ou para menos. Mas, não é assim que a conta é feita.
A conta do Censo
Quando o IBGE informa na sua página, que já recenseou X por cento da população de um determinado município, estado ou do país, está se referindo ao número estimado de habitantes de um respectivo lugar, relativo a 2009. Assim , tem município no Pará, como São Felix do Xingu, onde já foram recenseados 132% da população, que foi estimada em 67.208 em 2009, mas, que agora já chegou aos 88.769 habitantes e a contagem ainda não terminou. Por outro lado, a contagem já terminou em Pau D’Arco, também no Pará, tendo sido recenseados 91% da população, porque se refere à projeção de 2009, que foi de 6.522, enquanto a contagem final ficou em 5.953 habitantes.
Todos serão recenseados
Nenhum lugar, por mais distante e por mais difícil que seja, deixará de ser visitado pelos recenseadores do IBGE. No caso de Itaituba, no dia 31 de agosto foi protocolado um documento, no qual foi solicitado à Prefeitura, apoio de transporte para a região de garimpos, a mais complicada deste município. Entretanto, como nenhuma resposta foi dada, o próprio IBGE decidiu arcar com esse custo. Dessa forma, está assegurada a visita de recenseadores a todos os garimpos. Ninguém deixará de ser contado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário