sexta-feira, agosto 29, 2008

Tapajoara fará parte de rede regional

A TV Tapajoara, canal 7, retransmissora do sinal do SBT em Itaituba, em breve deverá estar fazendo parte de uma rede regional de televisão, que terá como cabeça de rede o SBT de Belém. Isso está prestes a acontecer, no momento em que a emissora esta comemorando 20 anos de atividades. Ivan Araújo, diretor da TV Tapajoara conversou com a reportagem do Jornal do Comércio sobre o assunto.

JC – Desta vez vai sair a rede regional do SBT?

Ivan - Há mais de vinte anos o SBT de Belém tem este sonho, conforme declarou a jornalista Úrsula Vidal. Por algumas questões técnicas e até mesmo por causa do Sílvio Santos que não se manifestava, e a última palavra é sempre dele, finalmente agora foi concluído todo o projeto pela engenharia da rede visando à transmissão para todo o Estado do Pará e para mais algumas cidades de outros estados da região norte. Com a conclusão desse projeto o SBT reuniu todas as afiliadas que vão compor a rede, tendo distribuído o equipamento que vai ser usado. Nós já estamos recebendo o sinal do SBT de Belém, além de disponibilizar assistência técnica para as emissoras.

JC – Nessa reunião da qual você participou foi discutido o objetivo da formação dessa rede?

Ivan – Sim. O principal objetivo da regionalização da programação do SBT de Belém, como foi dito, é uma maior integração com o Estado, pois essa é a última emissora da capital, das grandes redes, a optar por essa regionalização. A Bandeirantes, via RBA, já tem programação regional, o mesmo acontecendo com Globo, via Liberal e a Record Belém. O diretor de rede, Eduardo Silva, disse que o SB demorou, mas vem com uma estrutura maior, tanto tecnicamente, quanto no número de emissoras. Ficou acertado que em breve nós estaremos exibindo a programação jornalística SBT Pará, que tem como âncora a jornalista Úrsula Vidal e esse processo será ampliado através da integração com as demais emissoras que ficam responsáveis por cobrirem sua área, mandando o material para Belém.

JC – Isso vai dar mais visibilidade para Itaituba...

Ivan – Com certeza. Isso vai ser muito bom porque os problemas, por enquanto, apesar da TV Tapajoara ter um jornalismo dinâmico, abrangente, os fatos ficam muito restritos ao local em que vivemos. Com a rede, as notícias terão uma repercussão muito maior. As autoridades do Estado vão ficar sabendo o que está acontecendo em nossa região. Para nós da TV Tapajoara será um passo grandioso fazer parte dessa regionalização da rede SBT Pará de televisão.

JC – Muda alguma coisa no espaço destinado pela rede para o jornalismo local?

Ivan – Não. Essa era uma preocupação que a gente tinha. Pensávamos que haveria diminuição do tempo local, mas, na verdade isso não vai acontecer. Vamos continuar com o mesmo tempo do Focalizando, primeira e segunda edições. Em seguida ao Focalizando, primeira edição, serão acrescentados de 45 minutos a uma hora de jornalismo gerado pelo SBT Belém para a rede.

JC – A TV Tapajoara vai utilizar a equipe que tem ou vai ter que contratar alguém somente fazer matérias para a rede?

Ivan - A rede vai dar um treinamento para os repórteres que irão comporto seu jornalismo. O colega Weliton Lima, que é nosso diretor de jornalismo vai ser o repórter de rede. Porém, dependendo da matéria, qualquer repórter poderá mandar matéria para Belém.

JC – Com a rede, aumenta muito a possibilidade de Itaituba emplacar notícias em rede nacional...
Ivan – Isso é verdade. A rede regional vai nos aproximar muito mais do restante do País. Todos sabem bem as dimensões gigantescas deste Estado. Com a rede essas distâncias serão encurtadas e isso abre caminho, também, para emplacarmos notícias em rede nacional, dependendo da relevância do fato.

JC – Qual vai ser o sistema utilizado para o envio de matérias para Belém?

Ivan – Esse é um sistema criado pela engenharia do SBT, que utiliza a internet. Há algumas cidades, incluindo Itaituba, cujos provedores não oferecem um serviço na velocidade necessária para que se faça a transmissão das matérias. Se não for resolvido esse problema aqui, provavelmente a TV Tapajoara terá que entrar com provedor próprio para poder atender a essa necessidade. Vai ter que ser mandado via internet. Na reunião ficou totalmente descartada a possibilidade de se mandar matérias por avião. A oura saída seria um up link, mas se cada emissora da rede tiver um equipamento como esse o custo da operação vai onerar demais.

JC – A TV Tapajoara vai pagar alguma coisa por isso?

Ivan – Ao contrário! A emissora vai ter chance e faturar, pois haverá uma integração comercial. Os comerciais que forem fechados para os informativos da rede, as emissoras que fizerem parte da mesma terão sua parte no rateio da verba.

JC – Já há uma data certa para a rede entrar em operação?

Ivan – Ainda não. Neste primeiro momento estão sendo feitos os testes. Como eu disse anteriormente, nós já estamos recebendo o sinal de Belém e repassando as informações a respeito da qualidade. Quando o setor técnico tiver informações positivas de todas as afiliadas, então a direção da rede vai marcar a data para o início das operações em rede regional.

JC – Isso acontece no ano que a emissora completa 20 anos...

Ivan – Exatamente! E um presente para a emissora, que tem aí a possibilidade de aumentar mais ainda sua programação de jornalismo, o que nos motiva muito mais para darmos continuidade no trabalho que vimos realizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário