domingo, junho 12, 2022

Por quê migrantes tentam ir para os EUA? Jovem foi estuprada por duas gangues diferentes

Efeitos da migração

Eileen Sullivan, repórter do Times que cobre a imigração, relatou recentemente de ambos os lados da fronteira EUA-México. O número de pessoas que cruzam a fronteira é o maior em pelo menos duas décadas. Conversamos com ela sobre o que ela viu.

Eileen, obrigado por falar. Por que tantas pessoas estão tentando entrar nos EUA?

Alguns estão tentando escapar da violência e da vida sob governos autoritários, bem como da pobreza. Muitos estão procurando oportunidades econômicas depois que a pandemia apagou empregos. Dois furacões em 2020 também prejudicaram os meios de subsistência de muitas pessoas na Guatemala e em Honduras, além da violência de gangues existente.

Fui para Reynosa, no México, do outro lado da fronteira de McAllen, Texas. Uma mãe e uma filha que conheci em Honduras: A filha tem 15 anos. Ela estava saindo da aula um dia quando foi sequestrada e estuprada por uma gangue local. 

Uma vez que as meninas atingem a adolescência, elas não estão realmente seguras; eles são vistos como um jogo justo para esses ataques. Esta mãe e filha, uma vez que chegaram ao México, foram sequestradas novamente, provavelmente por membros do cartel, e agredidas sexualmente por dias antes de escaparem. É devastador.

Quem está tentando atravessar?

Durante décadas, muitos mexicanos e pessoas do norte da América Central cruzaram. Isso ainda é verdade. Ultimamente, também há pessoas de Cuba, Nicarágua e Venezuela e, mais recentemente, peruanos.

Havia também muitos migrantes haitianos que tentaram entrar nos EUA, mas falharam. As pessoas estão deixando o Haiti porque as gangues dominam as ruas e as pessoas têm medo de deixar suas casas.

Enquanto eu estava em Reynosa, vi haitianos e outros migrantes do lado de fora de um abrigo tentando entrar, tentando falar com um pastor que estava no comando. O pastor mantém uma lista de todos em seu abrigo e acampamentos próximos. Digo tenda, mas era mais como lonas em uma praça em uma praça da cidade. Muitos estão se reagrupando antes de tentar cruzar novamente.

Qual era o humor deles

As pessoas não pareciam miseráveis ​​ou infelizes; eles apenas pareciam resignados. Eles esperavam que o Título 42 fosse suspenso à medida que as restrições da pandemia diminuíssem – é uma regra de saúde de emergência que fechou a fronteira. Mas um juiz impediu o governo Biden de removê-lo. Sua crença de que isso terminaria também é parte do motivo pelo qual mais migrantes viajaram para a fronteira recentemente.

Muitos republicanos também enfatizaram que mais migrantes começaram a chegar à fronteira após a eleição do presidente Biden, esperando que os EUA deixassem mais pessoas entrarem do que sob Donald Trump. Será esse outro motivo para o aumento?

Sim absolutamente. Biden prometeu uma América mais acolhedora, e os requerentes de asilo esperavam que ele cumprisse. Durante o governo Trump, as políticas restringiam o acesso ao asilo, mesmo antes da pandemia.

O que acontece quando as pessoas cruzam a fronteira?

Fui para o Vale do Rio Grande, no lado dos EUA, depois de cobrir uma semana de audiências em Washington, D.C., onde ouvi muito sensacionalismo, como “a fronteira está quebrada” ou “eles estão invadidos”. Mas quando eu fui para as partes do sul do Texas que eles estavam falando, eu não vi isso. Eu não encontrei o caos.

A fronteira está ostensivamente fechada e cerca de metade dos migrantes que entram são expulsos sob o Título 42. Alguns são mandados de volta para casa ou para o México, como os haitianos que vi em Reynosa.

Mas muitos migrantes podem permanecer nos EUA temporariamente por vários motivos. Alguns podem ficar para enfrentar os processos de remoção, mas esperam anos pela data do julgamento porque os tribunais de imigração estão sobrecarregados. Muitos estão tentando pedir asilo. 

Como eles avançam? Eles estão vindo para os EUA com suprimentos ou dinheiro?

Alguns são, outros não. Muitas pessoas têm contatos e planos para onde ir quando chegarem aqui – como ficar com parentes que já estão nos EUA. Alguém que conheci em um abrigo estava no meu voo de volta de Del Rio, Texas, para Houston.

Outros não têm dinheiro, mas quando são detidos, são enviados para centros de descanso bem na fronteira – pense nesses lugares como estações de passagem, onde as pessoas vão para obter suprimentos, um teste de Covid, roupas limpas e outras necessidades.

Há muitas doações para os centros de descanso: roupas íntimas, sutiãs, equipamentos para bebês, meias, sapatos.

Alguns trazem uma muda de roupa, enquanto algumas pessoas perdem suas roupas. Na própria fronteira em Eagle Pass, Texas, vi uma mulher que tinha acabado de atravessar o Rio Grande a nado – ela saiu e não usava calças.

Quase todo mundo tem celular. As pessoas encontram maneiras de protegê-los, inclusive da água, se estiverem atravessando o Rio Grande. Os centros de descanso geralmente têm plugues para carregadores. É a linha de vida deles.

Fonte: The New York Time

Tradução: Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário