quarta-feira, junho 22, 2022

Alepa autoriza plebiscito para criação de município no Pará

Mais dois Projetos Legislativos que trata da realização de plebiscito no município de São Felix do Xingu e Marabá, acerca do desmembramento do Distrito de Gleba Sudoeste e Distrito de Brejo Grande do Meio foram aprovados na manhã desta terça-feira (24), em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). As propostas são de autoria da Mesa Diretora da Casa de Leis e aprovadas por unanimidade pelos parlamentares. 

Recentemente, na Alepa, houve uma Audiência Pública, de autoria da deputada Dra. Heloísa Guimarães, presidente da Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais (CDAEAM), da Alepa, que discutiu a emancipação político-administrativa de 7 distritos, entre eles: Lago Grande do Curuai/Santarém; Paraguatins/Marabá; Vitória da Conquista/Novo Repartimento; Fernandes Belo / Vizeu; Ladeira Vermelha / São Félix; Rio Preto do Carajás / Marabá; e Taboca / São Félix do Xingu.

A Constituição Federal prevê para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de novos municípios, que novas cidades estejam de acordo com o que determina a Lei Complementar Federal e essa criação depende da consulta da população. A Alepa irá deliberar a regularidade do processo e a aprovação de Decreto Legislativo, autorizando a consulta popular junto à população envolvida (plebiscito). 

"Manifesto meu apoio a essa causa. É preciso ter esse reordenamento geopolítico para que tenhamos um maior desenvolvimento para a população daquela região. Solicitarei à Mesa Diretora da Casa um Decreto Legislativo para a realização de plebiscito em Rurópolis, no Distrito de Divinópolis", disse o deputado, Dirceu Tem Caten. 

A deputada Dra. Heloísa Guimarães subiu à tribuna e disse que "Há mais de 20 anos as pessoas desses distritos esperam por esse momento. Esta Casa faz o dever de casa, vamos brindar essa conquista e levar mais desenvolvimento ao nosso Pará. Após aprovado e publicado essa matéria, o próximo estágio é levá-lo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)".

"Essa questão precisa ficar bem clara para a população. A Alepa não tem o poder e, a Constituição Federal, hoje, não permite a emancipação de municípios. O que a Casa tem feito, por meio da Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais (CDAEAM), são os estudos técnicos de haver a viabilidade ou não, de esses distritos se tornarem municípios. Espero que os deputados estejam levando essa mensagem também. 

Tem que ter conhecimento da legislação em vigência no Brasil. Tenho pautado nas sessões, mas quando reúno com as comissões da Casa sobre o tema, digo que iremos fazer nossa parte, mas não depende de nós a emancipação político-administrativa dessas localidades no Pará", falou o presidente da Alepa, deputado Chicão.

Fone: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário