quinta-feira, abril 07, 2022

Igreja gera polêmica ao proibir doação de esmolas em SC: 'Não dá dignidade'

Uma igreja de Florianópolis divulgou uma placa proibindo a doação de dinheiro para pessoas em vulnerabilidade nas dependências da instituição. O aviso diz: "Pedimos por gentileza para não dar esmolas no interior da igreja nem no portão. Isso não dá dignidade". 

Segundo o Padre Júlio Lancellotti, que divulgou a denúncia após receber uma fotografia por intermédio de um fiel, o comunicado foi visto hoje por volta das 12h40 na Igreja de São Francisco de Assis. No fim da tarde, o anúncio já havia sido removido.

A imagem foi publicada nas redes sociais do padre. "Dentro da igreja de São Francisco de Assis em Florianópolis! O próprio São Francisco era mendicante e atendia mendicantes! São Francisco passaria apuros por aí!", escreveu.

Ao UOL, o padre informou que acredita que não tenham sido os freis que colocaram o aviso, mas pessoas que estavam próximas a um bazar organizado pela instituição. "O próprio Francisco vivia de doação e esmola. 

Muitas vezes era chamado de vagabundo. Jogavam fezes e urina nele", lembra. Ainda, segundo o religioso, a proibição de esmolas em igrejas tem sido uma prática crescente pelo Brasil. 

"Acontece porque também é uma prática de pessoas em situação de rua entrarem nas igrejas para pedirem ajuda. Com o aumento do empobrecimento da população, com o aumento de pessoas em situação de rua, com pessoas dormindo em portas de igrejas, isso acaba sendo algo muito recorrente", explica ele.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário