domingo, fevereiro 06, 2022

Vem aí: A TV 3.0. Prepare-se Para Comprar Um Televisor Novo

Quem assiste TV aberta terá, a partir de 2024, acesso a transmissões com interatividade e conteúdo mais adequado à região em que vive. Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), ressalta, porém, que a implantação da TV 3.0 será gradual, como aconteceu com a migração do sinal analógico para o digital.

O novo padrão para a implantação da TV 3.0 no Brasil, que ainda não foi definido, vai obrigar os telespectadores a trocar de aparelho. “Será uma mudança de geração e terá uma transição lenta. A introdução desse modelo de TV será gradual, como foi o da TV analógica para a digital”, declarou o coordenador do Módulo Técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Luiz Fausto. A primeira transmissão do tipo está marcada para acontecer em 2024.

Cinco meses após o início dos testes da Fase 2, o Fórum divulgou os resultados preliminares no começo deste ano. A maioria das tecnologias já foram definidas. Os testes abrangeram dez aspectos do sistema que deverá substituir o atual, acrescentando inovações como resolução 4K/8K, HDR e áudio imersivo. Também foram realizados experimentos de campo da Camada Física e da Camada de Transporte, que além de transmissão via broadcast, por meio de antenas e receptores de TV, dá suporte a streaming via internet banda larga.

A TV 3.0 trará inúmeras melhorias na experiência, entre elas: mais qualidade de som e imagem do que a TV digital atual, conteúdo mais segmentado geograficamente e de acordo com o perfil do telespectador, e uma integração ainda mais transparente entre TV aberta e Internet.

A “TV do futuro” será gerenciada por aplicativos, que darão ao telespectador a possibilidade de alternar naturalmente entre a TV aberta e os conteúdos de internet oferecidos pelas emissoras. A chegada do áudio imersivo será uma grande novidade.
Fonte: Telesíntese

Nenhum comentário:

Postar um comentário