quarta-feira, dezembro 08, 2021

Projeto de Lei do Executivo Pode Estabelecer Taxação Sobre Compras de Ouro

O prefeito Valmir Clímaco enviou para a Câmara Municipal, um Projeto de Lei, que se aprovado, o que deverá acontecer, criará a cobrança de uma taxa de todas as empresas compradoras de ouro no município.

O PL está tramitando pelas comissões da CMI. Ontem, doze vereadores debruçaram-se sobre o mesmo, discutindo todos os pontos.

O advogado Diego Cajado, procurador geral do município, participou da reunião.

De acordo com o Projeto de Lei em discussão, deverá ser instituída uma taxa 0,3% sobre a compra de ouro, a ser paga pelo primeiro compradror, no caso, as compras de ouro estabelecidas no município produtor do que precioso metal, como é o caso de Itaituba.

Já existem alguns municípios que estão cobrando a referida taxa. Terra Santa, no Pará, que fica na região da Calha Norte é um deles.

Grandes empresas de mineração deram entrada em uma Ação de lnconstitucionalidade  (ADIN), no Supremo Tribunal Federal, a respeito do assunto. 

AA ação já está em julgamento há algum tempo, existindo manifestação da maioria dos ministros, que consideram que a matéria não é inconstitucional.

O PL será discutido pelo plenário da Câmara, na sessão ordinária de terça-feira.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário