sexta-feira, novembro 19, 2021

Memo contra o Estado do Tapajós, daqui a pouco, quase todos estarão fazendo campanha para Helder

Na campanha eleitoral de 1982, quando se elegeu governador do Pará pela primeira vez, o então deputado federal Jader Barbalho, durante um comício realizado na avenida Tapajós, em Santarém, em frente à catedral de Nossa Senhora da Conceição, afirmou, alto e bom som, que não era preciso dividir o estado do Pará, e sim que o governo do estado desse atenção a todas as regiões, pois algumas eram esquecidas pelos governantes.

Aquele foi um recado direto para os que na ocasião lutavam para tentar criar um novo estado na região oeste do Pará.

Jader foi um governador mediano. Na sua gestão não mudou muita coisa com referência ao esquecimento da região oeste do Estado.

Agora o governador do Estado é Helder Barbalho, filho de Jader, e como seu pai, também é contra a divisão do Estado.

Helder pediu ao senador Jader Barbalho, que solicitasse vistas do projeto que estava indo para votação no senado, para retardar o processo e logicamente, trabalhar para a sua rejeição.

É importante se ter em mente, que nenhum governador, seja ele de que partido for, vai se pronunciar favorável a divisão territorial do seu estado, porque isso seria um tiro no pé, politicamente. Então é pra lá de compreensível a posição do governador, ainda mais a menos de um ano de disputar uma reeleição.

Eu liderei o movimento pela criação do Estado do Tapajós nesta região, partindo de Itaituba, por um tempo considerável até perto de passar por um problema sério de saúde no ano de 2011, ano do plebiscito. Continuo com a mesma certeza de que é importante para esta região do Pará se emancipar para se desenvolver. A luta não pode parar. Um dia a gente vai chegar lá. Essa é a certeza que eu tenho.

Quanto ao governador Helder Barbalho, podem ter certeza de que ele tem todas as chances de se reeleger, e com a maioria dos votos desta região do Pará que pretende se emancipar.

Porque eu afirmo isso com tanta certeza? É porque nenhum político detentor de mandato nesta região, que tenha peso junto ao eleitorado, se manifestou, fazendo algum comentário contra o governador. Nem mesmo alguém que de alguma maneira possa ter uma divergência com ele. 

Logo logo, esses políticos de Santarém, de Itaituba, de Oriximiná e de todos os outros municípios da nossa região, vão estar fazendo campanha para eles e para Helder, afirmando que são a favor da criação do Estado do Tapajós, embora não façam coisa alguma para ajudar nesse sentido, e eles não tocarão no nome do governador que é contra a criação do Estado, no sentido de criticá-lo.

É desse jeito que a banda toca.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário