segunda-feira, junho 28, 2021

Comentário: Apesar dos avanços na saúde, ainda falta muita coisa

Apesar de alguns avanços ocorridos após a inauguração do Hospital Regional, a população da região do Tapajós ainda está muito distante de contar com serviços de saúde que já são básicos em outras regiões do estado. 

Um dos serviços importantíssimos que ainda está em falta aqui em Itaituba é o uma unidade do Hemopa, pois a mais próxima fica em Santarém, e pasmem,  as bolsas de sangue são transportadas de lancha de Santarém para Itaituba.  Agora imagine um paciente precisando de sangue com urgência, depender desse tipo de transporte. Isso chegar a ser uma temeridade, pois essas lanhas de vez em quando apresentam problemas no percurso, e os atrasos são praticamente constantes.  

Essa é a nossa realidade, e diante da situação, uma comitiva de vereadores esteve em Belém com o secretário de saúde do estado para entregar um requerimento  de autoria da vereadora Maria Pretinha, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, solicitando a implantação de uma unidade do Hemopa aqui em Itaituba.

O secretário concordou com a solicitação apresentada pelos vereadores, só que há uma distancia muito grande entre o secretário concordar com a necessidade desse serviço e a liberação dos recursos para a execução da obra. 

Pela importância dessa demanda, ela deveria ser encampada não somente pelos vereadores, mas por todas as autoridades da região, principalmente pelos deputados estaduais que são os legítimos representantes da população junto ao governo do estado.

Como em outras situações, os  nossos dois deputados não demonstram o menor empenho para resolver essa reivindicação da sociedade.  E a  título de informação, a demanda de sangue, após o funcionamento do Hospital Regional do Tapajós, aumentou consideravelmente. Hoje são necessárias em média entre setenta e oitenta bolsas de sangue por mês e, diariamente há paciente necessitando de sangue. 

Nesses casos, só resta aos familiares ficarem orando para a lancha não atrasar a vigem.  

Jornalista Weliton Lima - comentário do Focalizando, 24.06.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário