quinta-feira, junho 03, 2021

Acabou o reinado de Curió em S. Luiz do Tapajós

Antes mesmo da Justiça tornar inelegível e anular a eleição para presidente da Comunidade de São Luiz do Tapajós, a população foi às urnas no último final de semana e derrotou o presidente e candidato à reeleição Adelmo Costa Silva, o Curió, que tentava seu quarto mandato, desafiando tudo e todos, dizendo que nem a Justiça impedia sua candidatura. 

Curió foi candidato em 2015, 2017 e 2019 e tentava a reeleição agora em 2021. A população de São Luiz do Tapajós se uniu e entrou na Justiça contra sua candidatura, por ferir o Estatuto da Associação, que só permite um mandato e mais um, todavia, Curió batia no peito e nos quatro cantos das comunidades dizia que ninguém lhe impedia de ser candidato e quem quiser que disputasse com ele. 

Os moradores se reuniram com Curió e seus aliados por diversas vezes, mostrando que ele não podia ser candidato, por estar afrontando o Estatuto da Entidade. E que fosse indicado outro nome para encabeçar a chapa I. Mas, Curió não aceitava, inclusive levou o presidente da CCMI, Alcides Silva da Cruz, que juntos tentaram uma manobra, alterando o Estatuto, para permitir mais uma reeleição de Curió. O tiro saiu pela culatra, pois a comunidade reagiu, se uniu e bateu o martelo dizendo NÃO. 

Foi quando os membros da Chapa 2 entraram na Justiça com uma ação anulatória da eleição marcada para o dia 30 de maio, através de um edital cheio de ofícios, que também não tinha validade nenhuma, já que quem convocou  foi a CCMI e não a Associação da comunidade, que é quem tem que marcar, com 30 dias de antecedência.  

Nem por isso, os moradores desistiram. Os comunitários arregaçaram as mangas e foram pra cima e começaram a campanha. Primeiramente visitaram casa por casa dos moradores e no sábado, dia 29, um dia antes das eleições, fizeram uma carreata na Vila. 

No domingo, colheram os frutos. Derrotaram nas urnas a chapa encabeçada por Adelmo Costa Silva, o Curió. O resultado das eleições foi de 182 votos para a Chapa 2 e 151 votos para a Chapa 1. 

A chapa vencedora tem como Presidente Rievan Evangelista Campos Aragão; Vice-presidente: Giancarlos  Soare; 1ª Secretária: Francinilda Maranhão Feitosa; 2ª Secretária: Karina S. Magalhaes; 1ª Tesoureira: Flávia de Almeida de Souza e 2º Tesoureiro: Fábio Costa da Silva. Esta diretoria terá o mandato de dois, com direito a mais um mandato pelo mesmo período (02 anos)  

Fonte: Portal Santarém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário