quarta-feira, maio 19, 2021

Ricardo Salles é alvo de ação da PF

Nesta quarta-feira, 19, uma operação da Polícia Federal referente à exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa, investiga o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim. 

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles, o afastamento preventivo de Bim do comando do Ibama e o de outros nove agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança nos órgãos. 

Confira quem são os servidores afastados do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente: 

Eduardo Bim 

Leopoldo Penteado 

Vagner Tadeu Matiota 

Olimpio Ferreira Magalhães 

João Pessoa Riograndense Moreira jr 

Rafael Freire de Macedo 

Leslie Nelson Jardim Tavares 

Andre Heleno Azevedo Silveira 

Arthur Valinoto Bastos, analista 

Olivaldi Alves Azevedo Borges 

Na operação, Alexandre de Moraes determinou ainda a suspensão imediata da aplicação de um despacho emitido em fevereiro de 2020, que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação. 

"Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020", informou a PF. 

Com informações do G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário