terça-feira, maio 18, 2021

Mudanças na Rádio Rural de Santarém Estão Dando o Que Falar

A Rádio Rural é de Santarém. Hoje, pouco se fala dela por estas bandas, mas, ela foi sintonia obrigatória durante muitos anos, em toda a região do Baixo Amazonas e do Tapajós.

Na hora do Correspondente Rural, todo o interior e a região de garimpo ficavam ligados esperando notícias da esposa, dos pais, e muitos outros motivos.

A emissora vive um momento complicado, tendo mandado um monte de gente embora, os mais antigos. Ficaram poucos. Foram feitas contratações, mas, parece que algumas não agradaram.

Hoje aconteceu um quprocó por conta de que um sócio evangelizador, que contribui para a manutenção da emissora foi censurado quando pediu para participar de um programa no ar. Por essa razão ele postou o conteúdo de uma carta que mandou para a direção.

Jota Parente

--------------------------------- 

Hoje tentei participar do Programa Sinval Ferreira, na Rádio Rural, mas fui parrado sob a alegação de que há orientação da direção da emissora para não permitir que críticas sejam feitas àquele veículo de comunicação utilizando a própria programação da rádio. Então, fiz uma carta e enviei via whatsApp a gerente da emissora, Sra. Maria Bitar. Aqui apresento o teor da carta, para qual peço a manifestação especialmente dos sócios do Clube da Evangelização.

Santarém, 18 de maio de 2021.

De: Rivelino Lacerda Cardoso – Sócio do Clube da Evangelização

Para: Direção/Gerência da Rádio Rural de Santarém.


Prezada Senhora,

Me chamo Rivelino Lacerda Cardoso, sócio do Clube da Evangelização da Rádio Emissora de Educação Rural de Santarém e, é nesta condição, que venho manifestar a minha opinião e solicitar de Vossa Senhoria esclarecimentos acerca do que segue.

1. Sinceramente não compreendo como é que a direção da Rádio Rural tem a coragem de demitir funcionários daqui da região como o Raik Pereira e o Ivaldo Fonseca, que falam a linguagem do povo, que nos animam e que são tradicionais na comunicação popular para se lançar em uma aventura fora da nossa linguagem. 

2. Quero entender o porquê de a direção da Rádio Rural contratar uma pessoa que foi daqui da nossa região para o sul, passou muitos anos fora daqui e agora volta para cá e assume uma hora e meia da programação da Rádio em horário nobre para ficar dizendo coisas que não nos agradam, falando uma linguagem que não é da Rádio Rural. 

3. A Rádio Rural tem princípios. Eu aprendi isso desde criança com os meus pais. Alguns desses princípios é a ética na comunicação, a evangelização libertadora e o entretenimento sadio, além de estar a serviço do evangelho e da cidadania. 

4. Agora chega esse comunicador prometendo fazer entrevista com o ministro do meio ambiente Ricardo Sales que é inimigo da Amazônia. Há inclusive a possibilidade de a rádio mudar de nome. O que que é isso? Onde querem chegar com essas medidas?

5. Tentei participar do Programa do Sinval Ferreira, mas tive minha solicitação negada, segundo o operador, por orientação da direção da Rádio.

Então, peço a Vossa Senhoria, que me dê explicações acerca do que está acontecendo, afinal eu também ajudo a sustentar esta Rádio.

Aguardo sua manifestação e agradeço sua atenção.

ATT.

Rivelino Lacerda Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário