segunda-feira, abril 05, 2021

Lula comete ato falho e é flagrado por âncora de telejornal português

Ao tentar escapar de uma pergunta, o ex-presidente disse exatamente o que o jornalista da RTP queria ouvir

Na sexta-feira (2), Lula foi entrevistado no ‘Telejornal’, principal jornalístico do canal RTP de Portugal. O ex-presidente falou ao longo de 21 minutos com o âncora José Rodrigues dos Santos, conhecido em seu País por declarações polêmicas associadas ao pensamento de extrema-direita.

Assim como tem feito na imprensa brasileira, o petista começou a conversa evitando confirmar sua intenção de se lançar candidato à Presidência em 2022. Mas o apresentador insistiu na questão.

Senhor ex-presidente, não quer falar se vai candidatar-se ou não, mas parece estar a falar um pouco em campanha eleitoral”, analisou Santos. “A minha pergunta não é se vai se candidatar, mas se admite essa possibilidade.”

“Se eu admitir, a manchete do jornal é a seguinte: ‘Lula admite ser candidato a presidente da República’”, respondeu o ex-presidente, rindo. Mas, ao continuar sua argumentação, acabou dizendo o que não queria.

“O (Joe) Biden é mais velho do que eu. Ou seja, quando eu for candidato, vou ter um ano a menos do que ele”, disse. O âncora percebeu o ato falho: “Noto que afirmou ‘quando eu for candidato’”. Lula quase deixou escapar um sorriso.

O ex-presidente recorreu a uma ‘cola’ para se lembrar do nome de alguns políticos de Portugal, como os atuais primeiro-ministro (Antonio Costa) e presidente (Marcelo Rebelo de Sousa). Ele usou uma gravata de tecido listrado nas cores da bandeira do Brasil, parecida com o mesmo acessório visto em Jair Bolsonaro em alguns pronunciamentos em cadeia de rádio e TV.

Frequentemente, o ‘Telejornal’ fica em segundo lugar no ranking de audiência dos informativos noturnos, atrás do ‘Jornal da Noite’, do canal SIC, parceiro da Globo em Portugal. O nome de Lula chegou a liderar os Trending Topics do Twitter português durante a exibição da entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário