segunda-feira, abril 26, 2021

Em meio ao colapso no país, indianos ricos fogem de piora da pandemia em aviões particulares

NOVA DÉLHI — O aumento maciço de casos de Covid-19 na Índia está levando famílias a fugirem do país em aviões particulares. Diante da falta de leitos e da escassez de remédios, magnatas, seus parentes e outras pessoas com condições de desembolsar milhões de rúpias (centenas de milhares de reais) estão escapando para a Europa, o Oriente Médio e nações do Oceano Índico.

Nesta segunda, o país de 1,3 bilhão de habitantes registrou 352,9 mil novos casos, batendo pelo quinto dia consecutivo o recorde mundial, e 2.812 mortes. Apenas no último mês, a média de casos cresceu oito vezes e a de mortes, dez.

— Não são apenas os ultrarricos — disse à Bloomberg Rajan Mehra, diretor-executivo da firma de aviões privados Club One Air, em Nova Délhi. — Quem pode pagar está pegando aviões privados.

Com a infraestrutura sanitária colapsando, estrelas de Bollywood foram vistas fugindo para destinos como as Ilhas Maldivas. Ao menos três jogadores de críquete australianos abandonaram a Premier League indiana, principal competição nacional do esporte no país do Sul Asiático.

Parte do impulso dos mais ricos para deixar a Índia vem de medidas tomadas por outras nações para evitar que o agravamento da crise chegue aos seus territórios. Há preocupações especiais com a variante indiana B.1.617, mais contagiosa que a primeira cepa do vírus.

Canadá, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido estão entre mais de uma dúzia de Estados que impuseram limites — uma lista crescente que, nos últimos dias, viu a adição de Suíça e Holanda.

As Maldivas irão restringir a visita de indianos em quase todas as ilhas, salvo em algumas poucas áreas de resorts. O anúncio causou uma série de viagens de última hora.

— Houve um grande aumento de voos para Londres e Dubai logo antes das restrições serem implementadas. Para as Maldivas também, pouco antes de anunciarem os vetos — disse Mehra, ex-chefe de operações da Qatar Airways na Índia.

Hoje, um voo só de ida entre Nova Délhi e Dubai custa cerca de 1,5 milhões de rúpias (R$ 109 mil), incluindo as taxas do aeroporto e outros custos similares. As operadoras de jatos privados, no entanto, costumam cobrar também o retorno caso o avião volte vazio, disse Mehra.

O êxodo tem ecos do ano passado, quando a Índia baniu até voos médicos de evacuação tremendo que os ultrarricos fingissem precisar de tratamento para escapar do lockdown nacional. À época, todos os serviços comerciais não essenciais foram banidos.

Se os preços de jatos privados já estavam altos e, de modo geral, não sofreram novos aumentos, o custo de bilhetes de companhias aéreas regulares cresceu. Segundo Nishant Piti, cofundador da Easy Trip Planners India, disse que há pouca disponibilidade para destinos como Londres após um aumento das buscas por “viagens imediatas”.

Passagens de classe econômicas para Dubai hoje saem por cerca de US$ 1,3 mil (7,08 mil reais), mais de dez vezes seu preço comum.

— Isso mostra o quão desesperadas as pessoas estão para fugir — disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário