quarta-feira, março 24, 2021

Situação ‘muito grave’ leva Alemanha a suspender o relaxamento de restrições e anunciar rígido confinamento na Páscoa

A situação que a Alemanha atravessa é “muito grave”, disse a chanceler (primeira-ministra), Angela Merkel, na madrugada desta terça-feira, após uma reunião de quase 12 horas com os dirigentes regionais do país para decidir quais medidas tomar em face do avanço da coronavírus

O Governo federal e os Estados concordaram em interromper a tímida desaceleração que começara havia duas semanas porque “o número de casos está aumentando exponencialmente e os leitos de terapia intensiva estão ficando cheios novamente”, disse Merkel. 

O país ficará quase totalmente paralisado na Semana Santa: entre os dias 1 e 5 de abril, todas as lojas estarão fechadas, com exceção das de alimentos, que só poderão abrir no dia 3, e serão proibidas as reuniões ao ar livre.

A chanceler falou à imprensa quando já passavam três horas da manhã para anunciar que o confinamento que está em vigor na Alemanha desde novembro terá que ser prorrogado até 18 de abril.

 Bares, restaurantes, academias e museus permanecerão fechados até essa data. Duas semanas atrás, Merkel e os governadores dos 16 Estados federados concordaram em começar a abrir pouco a pouco a vida pública.

Permitiram, por exemplo, que o comércio não essencial pudesse abrir com hora marcada e estava prevista a abertura das áreas externas de bares e restaurantes. 

O aumento da incidência de casos tornou isso impossível, segundo a chanceler. As reuniões privadas, que tinham sido relaxadas para permitir o encontro de mais pessoas, ficam novamente restritas a uma única unidade de convivência, além da casa da própria pessoa, e a um máximo de cinco pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário